Gestão de processos: como o ERP auxilia sua loja de material de construção?
Menu do Site
Copyright MicroUniverso 2017
Gestão de processos: como o ERP auxilia sua loja de material de construção?
1662
post-template-default,single,single-post,postid-1662,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,side_menu_slide_from_right,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive
 

Gestão de processos: como o ERP auxilia sua loja de material de construção?

Gestão de processos: como o ERP auxilia sua loja de material de construção?

Utilizar um ERP pode ser uma opção interessante se você quer melhorar a gestão de processos do seu negócio e garantir um posicionamento competitivo. Gerenciar a logística de compra, venda e distribuição de materiais de construção é uma demanda complexa e cheia de detalhes que podem gerar um impacto considerável na rentabilidade da sua empresa. Contar com o apoio das ferramentas de tecnologia é uma decisão sensata.

Melhorar a agilidade nos processos burocráticos das lojas de materiais de construção é um verdadeiro desafio. Isso reforça a importância dos sistemas informatizados na organização, mapeamento, redesenho e automatização das rotinas do seu negócio. Conceitos como produtividade, benchmarking e eficiência operacional devem fazer parte da cultura da sua empresa se você quer se diferenciar no mercado. Continue a leitura do artigo para ver como a gestão de processos com ERP pode te ajudar!

O que é gestão de processos?

Trata-se de um conjunto de atividades para aperfeiçoar continuamente a performance e os resultados de uma empresa por meio da identificação, registro, execução, medição, acompanhamento, controle e melhoria dos processos de negócio. Essa dinâmica viabiliza o alinhamento das metas operacionais com as estratégias da organização. O intuito é utilizar seus recursos humanos, técnicos e administrativos de forma coordenada para evitar esforços desnecessários e comunicações com ruídos.

O ERP é um facilitador de todas essas tarefas, porque consegue transformar inputs em informações de apoio à tomada de decisão.  Recebimento de produtos, armazenamento, separação, carregamento, entrega e atendimento aos clientes são alguns exemplos de tarefas automatizadas pelo sistema. Ficou interessado no assunto? Então veja, a seguir, como a gestão de processos com ERP pode auxiliar a sua loja de materiais de construção.

Integração das informações entre os setores

Sabemos que o controle de estoque é uma tarefa bem crítica da gestão no varejo de materiais de construção. É preciso manter uma comunicação transparente e fluida entre as partes interessadas para que não haja perda de informação. Um material distribuído incorretamente pode gerar muitas dores de cabeça e desgastes com os seus clientes. Um ERP pode te ajudar nesse caso, visto que conta com tecnologias de rede para a troca de informações rápida e fácil entre os setores da sua empresa. Isto é, utilizar a inteligência de negócios de forma estratégica.

A integração de setores é muito relevante no varejo, porque esse modelo de negócios envolves várias partes interessadas, clientes segmentados, profissionais com diferentes níveis de experiência e tarefas com alta interdependência. Adotar um sistema pode ser interessante para tornar as informações da sua logística mais claras, organizadas e padronizadas conforme as rotinas da sua empresa.

Gerenciamento da entrega dos fornecedores

O mundo da construção civil é bem amplo e envolve uma quantidade considerável de tipos de materiais. Gerenciar as entregas dos seus fornecedores exige cautela e muita organização, pois muitas compras impactam bastante o orçamento da sua empresa. Contar com um sistema de gestão empresarial é uma opção interessante que pode facilitar muito o trabalho dos seus colaboradores e a visualização dos itens com maior peso financeiro. Cabe ressaltar, também, a importância do relacionamento com o fornecedor e do custo como fatores críticos para a boa operacionalidade do seu negócio.

Emissão de relatórios de separação de mercadorias

Relatórios são documentos de grande valia para os tomadores de decisões. Por meio do ERP, consegue-se gerar arquivos que consolidam as informações mais relevantes das suas mercadorias pedidas, em estoque e entregues aos seus clientes. Esse controle evita a perda de materiais e retrabalhos, que prejudicam a inteligência operacional nas rotinas internas. Toda essa dinamização é um resultado direto das boas práticas de gestão da informação.

O surgimento de novas tecnologias para geração de relatórios é uma consequência direta das inovações digitais. Os modelos de negócio estão cada vez mais dinâmicos e consomem volumes grandes de informações. Esses conhecimentos melhoram a sua inteligência comercial como um todo e são uma alternativa interessante para você turbinar seu negócio no varejo de materiais de construção.

Controle do faturamento

Controlar adequadamente as variáveis do seu faturamento é uma demanda contínua e com efeitos diretos na lucratividade. Os sistemas integrados fornecem aos gestores informações cruzadas sobre a saúde financeira das operações do seu negócio. Em muitos casos, é interessante procurar alternativas sobre como reduzir custos sem prejudicar os clientes do seu varejo. É válido, também, investir cada vez mais na integração de processos.

Acompanhamento das entregas

Um ERP é uma arquitetura de aplicações robusta capaz de armazenar informações sobre materiais de construção de forma bastante detalhada e padronizada. Esse mapeamento dos itens de varejo e das ordens de compra permite acompanhar de perto as entregas dos produtos aos seus clientes. É importante lembrar que o relacionamento com os consumidores é uma tarefa crítica para a reputação do seu negócio no mercado. O acompanhamento da entrega é um dentre vários aspectos considerados relevantes no mercado varejista brasileiro.

Controle de entradas e saídas do estoque

Saber como melhorar a gestão de estoque em lojas de materiais de construção é um diferencial competitivo. O controle dos itens de entrada e das saídas é uma tarefa essencial para que os gestores consigam visualizar demandas problemáticas e se antever às mudanças inesperadas. Por exemplo, em determinadas épocas do ano a compra de materiais como piso e argamassa pode aumentar muito. Com um ERP, é possível analisar os históricos de movimentação das entradas e saídas e se preparar de antemão para não ser pego de surpresa.

Enfim, as Transformações Digitais provocaram mudanças consideráveis nos modelos de negócios e nas rotinas produtivas. Resultados positivos no passado não garantem mais uma boa lucratividade no futuro. É preciso sempre se manter atualizado com as inovações da tecnologia e tendências do mercado. Isso reforça a importância de contar com uma solução de ERP personalizada de acordo com a realidade específica da sua empresa.

Muito bem, agora você já sabe como a gestão de processos com ERP pode auxiliar a sua loja de materiais de construção. Gostou do artigo? Então entre em contato com a MicroUniverso e veja como podemos te ajudar. O seu contato é muito importante para nós!

mobilidade gerencial para lojas de material de construção