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Gestão da informação — um diferencial estratégico para a sua empresa
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Gestão da informação — um diferencial estratégico para a sua empresa

Gestão da informação — um diferencial estratégico para a sua empresa

A falta de um sistema de gestão abrangente, com informações úteis e decisivas, pode impactar fortemente os negócios do varejo e atacado. As consequências envolvem problemas operacionais como estoque, produtividade, faturamento, vendas, entre outros. Dessa forma, é importante considerar investir na gestão da informação como um diferencial estratégico para a sua empresa.

Para melhorar a estratégia da sua empresa como um todo, pautando sua gestão em um sistema confiável e eficaz, continue a leitura do nosso conteúdo. Aqui, você encontrará o conceito e as aplicações práticas no varejo e atacado, além da sua importância como diferencial. Confira!

O que é gestão da informação?

Atualmente, a maior parte das pessoas tem acesso a qualquer tipo de conhecimento por meio de seu Smartphone. E foi essa realidade que impulsionou a preocupação das empresas em se apropriarem desse recurso tão valioso que é a gestão da informação.

Porém, para que fossem gerados resultados a partir de seu uso, foi necessário realizar a gestão da informação disponível, transformando-a em conhecimento. Nesse sentido, o seu conceito pode ser definido como um processo composto pela:

  • busca de fontes de informações confiáveis;
  • identificação das informações que atendam às necessidades do cliente;
  • classificação dos grupos de informações de acordo com as suas características;
  • processamento do conjunto informacional a fim de facilitar o seu uso;
  • armazenamento dos resultados para utilização posterior;
  • disseminação de informações para quem, de fato, as utilizará.

Todas essas etapas têm como objetivo levar dados importantes para pessoas que necessitam tomar decisões. O uso adequado desse acervo de informações, que deve ser apropriado em forma de conhecimento, é o que determinará o diferencial competitivo de uma empresa detentora dos recursos necessários para gerar vantagens em termos de inovação, por exemplo.

Porém, essa transformação só ocorre quando as informações são aplicadas na prática, promovendo mudanças e experiências positivas, tanto de forma interna quanto externa à empresa. Nesse ponto, a informação é transformada em conhecimento que, quando aplicado, pode se tornar uma nova estratégia e, consequentemente, poder de mercado.

Quais são as suas aplicações?

A gestão da informação, quando aliada a um sistema gerencial eficiente, pode se tornar útil em diversos aspectos, provocando diferenças significativas nos resultados do negócio. Adotar um sistema ERPEnterprise Resource Planning, ferramenta de integração de dados, recursos e processos gerenciais —, por exemplo, pode beneficiar diversos processos internos. Veja abaixo quais são eles:

Otimização da gestão de compras

Os sistemas integrados de informação podem sugerir o momento ideal de efetuar as compras para a sua unidade com base nas entradas e saídas de mercadoria. Com isso, sua empresa:

  • evita a falta de produtos nas prateleiras;
  • comprar certo pode aumentar o giro de estoque;
  • diminui o volume e aumenta a frequência de compras;
  • minimiza a perda de estoque por mercadoria obsoleta;
  • melhora o fluxo financeiro pela redução de tempo entre compra e venda de produtos.

Ou seja, dessa forma fica muito mais fácil realizar as suas compras, não é mesmo?

Adequação às regras fiscais e tributárias

Uma gestão da informação pautada em sistemas como os ERPs, que integram todos os dados relevantes para a tomada de decisão, auxilia a empresa no momento de se adequar a algumas exigências fiscais e tributárias do dia a dia do varejo e atacado.

Dessa forma, se torna mais fácil realizar os planejamentos, cumprir as exigências obrigatórias fiscais e as operações cotidianas de acordo com o exigido por lei, tudo isso de forma rápida e consistente.

Melhor uso da tecnologia

A tecnologia e a informação são amigas íntimas e, juntas, ajudam a sua empresa a prosperar. Aliando essas duas ferramentas, é possível antecipar algumas atividades que precisam ser tomadas pelos gestores, antes mesmo que o prazo se esgote. Afinal, não podemos resolver apenas os problemas que já aconteceram, não é mesmo?

Por isso é preciso estar atento e se antecipar aos acontecimentos, evitando ser pego de surpresa e agindo rapidamente sempre que algo saia do que foi planejamento. Muitas vezes, suas tarefas mais importantes podem ser apresentadas de forma simples, em dispositivos móveis, por meio de notificações.

Redução de falhas

Boa parte da responsabilidade daqueles que trabalham com varejo é armazenar produtos por um determinado período de tempo até que eles possam ser comercializados com os clientes.

Nesse sentido, o ideal é que não haja nenhum tipo de perda de produtos, seja em função de erros de registro, roubos, extravios ou outros motivos. Por isso, a melhor solução é contar com o auxílio da tecnologia, utilizando um sistema integrado que forneça as informações certas no momento ideal para a tomada de decisão.

Qual a sua importância enquanto estratégia?

Uma boa gestão da informação pode impactar a estratégia da sua empresa de diversas maneiras. A principal diferença a ser percebida é o ganho de mercado decorrente da seriedade e precisão com que a ela passa a tratar todos os dados disponíveis no mercado, a fim de tornar suas atividades mais eficazes.

Além disso, há um avanço significativo em termos de maturidade de negócio, afinal, com uma gestão da informação eficiente, as ações e decisões tomadas passam a ser pautadas na análise de mercado e no conhecimento sobre os seus concorrentes.

A consequência é uma decisão mais acertada, com clareza sobre o que está sendo feito. Dessa forma, é possível medir e melhorar os resultados adequando a realidade da empresa às necessidades e possibilidades que o mercado oferece.

Confira algumas outras vantagens competitivas desenvolvidas a partir de uma mudança na estratégia da empresa, com base na apropriação de uma gestão da informação adequada:

  • utilização otimizada dos fatores produtivos;
  • conhecimento acerca dos concorrentes tradicionais e novos entrantes;
  • diferenciação do produto;
  • atuação com foco em nichos;
  • diagnóstico claro de pontos de melhoria;
  • possibilidade de alinhamento e engenharia dos fluxos de trabalho;
  • reconhecimento da marca;
  • rapidez e precisão nas entregas.

Agora que você já sabe como tornar a gestão da informação um diferencial estratégico para a sua empresa, confira nosso perfil no Facebook, LinkedIn e canal no YouTube para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos relacionados à inovação? Temos certeza que será muito útil para você. Estamos te esperando!