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Como ter uma loja organizada impacta positivamente nas vendas?
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Como ter uma loja organizada impacta positivamente nas vendas?

Como ter uma loja organizada impacta positivamente nas vendas?

Quem tem um comércio varejista de materiais de construção nem sempre consegue manter sua loja organizada como se deve. Além disso, muitos lojistas acabam não levando a sério o aspecto da organização, e esse é um dos maiores equívocos que um empreendedor do ramo pode cometer.

Isso porque uma loja de materiais de construção bem-arrumada e estruturada é capaz de vender mais assim como de fechar essas vendas com mais agilidade. Pode até parecer besteira, entretanto, o sucesso mora nos detalhes e é por isso que a organização é um ponto tão importante para esse tipo de negócio.

Neste post, apresentaremos os principais motivos pelos quais uma loja organizada impacta nas vendas de materiais de construção. Daremos também algumas dicas de como isso pode ser feito da melhor forma possível. Continue a leitura e confira!

Vantagens de ter uma loja organizada

A organização de um estabelecimento do varejo de materiais de construção pode ser um grande diferencial competitivo para a empresa. Por isso, mostraremos abaixo algumas vantagens que esse cuidado pode render.

Maior interesse por parte do consumidor

Uma loja de material de construção devidamente organizada com os produtos separados por categoria permite que os clientes visualizem-nos com mais facilidade. Além disso, quando os itens de maior fluxo de vendas ficam posicionados em pontos estratégicos, esses itens chamam mais a atenção e a empresa consegue despertar maior interesse por parte dos compradores.

Prevenção de perdas e danos mais efetiva

As perdas e danos geralmente são provocados pela falta de um programa de prevenção e, na maioria das vezes, esses contratempos e prejuízos podem ser evitados. Entre outras ações, a base desse tipo de programa é manter a loja organizada.

Quanto menos perdas e danos o seu estabelecimento sofrer, melhores serão os seus resultados e maior será a sua lucratividade, uma vez que muitos desses infortúnios são irreversíveis, ou seja, se um produto quebrar, por exemplo, não tem como colar e voltar com ele para a prateleira.

Satisfação do cliente

Sabe quando dá até gosto de entrar em uma loja de materiais de construção superlimpa e organizada? É essa a sensação que deve ser desperta nas pessoas ao entrar em seu estabelecimento. Muitas vezes, esses simples cuidados trazem até mais satisfação do que preços mais baixos, por exemplo.

Cliente satisfeito significa aumento das vendas, mas, sobretudo aquele famoso marketing positivo gratuito que todo empreendedor sonha: a propaganda boca a boca. Mantenha a sua loja organizada sempre e colha os frutos de atrair cada vez mais clientes.

Fortalecimento da imagem da empresa

Como uma loja que não cuida de deixar tudo em ordem e nem se preocupa sobre como seus produtos estão dispostos passará confiança e credibilidade às pessoas? Estamos falando de fatores indispensáveis para que o cliente se fidelize à marca.

Por outro lado, se o ambiente é bem organizado, também será mais receptivo para os consumidores. Trabalhar a otimização das operações internamente, ao mesmo tempo em que todos se preocupam em deixar a loja organizada é algo que fortalece a imagem de um empreendimento de materiais de construção perante os consumidores e ao mercado.

Mais facilidade para encontrar os produtos

Se todos os colaboradores se empenham para manter a loja organizada, o atendimento fica mais otimizado justamente em função da maior facilidade para encontrar os produtos. Afinal, nenhum cliente gosta de esperar o vendedor procurando pela mercadoria de seu interesse por muito tempo, e falhas como essa podem comprometer toda a dinâmica do negócio.

Desde o despacho dos pedidos, uma vez que o responsável pelo estoque terá mais dificuldade para encontrar os itens da encomenda, podendo causar rupturas, até a manutenção da clientela, visto que consumidores insatisfeitos não hesitam na hora de procurar a concorrência.

Otimização do dia a dia da loja

Normalmente, a rotina de uma loja de materiais de construção é marcada por muito movimento e correria. Assim sendo, se os produtos estiverem separados por setores (tintas, ferramentas, material elétrico etc.), facilita o dia a dia dos funcionários.

É preciso ter em mente que quanto mais bem-arrumadas forem as prateleiras e os espaços, mais comodidade e simplicidade terão os clientes e colaboradores. Isso traz mais fluidez na circulação das pessoas e mais praticidade durante o processo de vendas, aumentando o faturamento e melhorando os resultados.

Fidelização de clientes

Atualmente, conquistar novos consumidores em meio a tanta concorrência não é tarefa fácil. Para tanto, é fundamental adotar estratégias que proporcionem uma ótima experiência de compra ao consumidor e, dessa forma, as possibilidades de fidelização aumentam.

Priorizar a loja bem organizada e com um visual que dialogue adequadamente com os produtos oferecidos pode ser um fator decisivo na hora da compra. Tudo isso conta tanto para conquistar quanto para reter os clientes.

Nesse sentido, vigiar e agir para manter um ambiente esteticamente agradável, limpo, moderno, climatizado e organizado é fundamental para atender melhor às expectativas dos compradores, tal como encontrar rapidamente a mercadoria solicitada.

Dicas de como organizar uma loja de materiais de construção

Já demos algumas breves dicas por aqui, mas é sempre bom reforçar as informações quando o assunto é organização de uma loja.

  • utilize etiquetas para facilitar a identificação dos produtos;
  • cuide da quantidade ideal para expor os materiais de maneira que eles fiquem bem acomodados no estabelecimento;
  • divida a loja em locais estratégicos;
  • mantenha uma limpeza sempre impecável;
  • sinalize o fluxo e os espaços;
  • mantenha o estoque sempre em ordem.

Por fim, deixar e conservar a loja organizada é mais simples do que parece, desde que isso seja uma prioridade de todos — colaboradores e gestores. Quando os resultados diferenciados provocados por uma boa organização da loja começam a aparecer, manter tudo em ordem já nem é mais uma exceção, mas sim, uma regra!

Gostou de ampliar seus conhecimentos sobre o assunto? Então, veja também, agora mesmo, como organizar e automatizar o departamento de expedição de sua loja de varejo de material de construção!

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