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Quem tem um comércio varejista de materiais de construção nem sempre consegue manter sua loja organizada como se deve. Além disso, muitos lojistas acabam não levando a sério o aspecto da organização, e esse é um dos maiores equívocos que um empreendedor do ramo pode cometer.

Isso porque uma loja de materiais de construção bem-arrumada e estruturada é capaz de vender mais assim como de fechar essas vendas com mais agilidade. Pode até parecer besteira, entretanto, o sucesso mora nos detalhes e é por isso que a organização é um ponto tão importante para esse tipo de negócio.

Neste post, apresentaremos os principais motivos pelos quais uma loja organizada impacta nas vendas de materiais de construção. Daremos também algumas dicas de como isso pode ser feito da melhor forma possível. Continue a leitura e confira!

Vantagens de ter uma loja organizada

A organização de um estabelecimento do varejo de materiais de construção pode ser um grande diferencial competitivo para a empresa. Por isso, mostraremos abaixo algumas vantagens que esse cuidado pode render.

Maior interesse por parte do consumidor

Uma loja de material de construção devidamente organizada com os produtos separados por categoria permite que os clientes visualizem-nos com mais facilidade. Além disso, quando os itens de maior fluxo de vendas ficam posicionados em pontos estratégicos, esses itens chamam mais a atenção e a empresa consegue despertar maior interesse por parte dos compradores.

Prevenção de perdas e danos mais efetiva

As perdas e danos geralmente são provocados pela falta de um programa de prevenção e, na maioria das vezes, esses contratempos e prejuízos podem ser evitados. Entre outras ações, a base desse tipo de programa é manter a loja organizada.

Quanto menos perdas e danos o seu estabelecimento sofrer, melhores serão os seus resultados e maior será a sua lucratividade, uma vez que muitos desses infortúnios são irreversíveis, ou seja, se um produto quebrar, por exemplo, não tem como colar e voltar com ele para a prateleira.

Satisfação do cliente

Sabe quando dá até gosto de entrar em uma loja de materiais de construção super limpa e organizada? É essa a sensação que deve ser despertada nas pessoas ao entrar em seu estabelecimento. Muitas vezes, esses simples cuidados trazem até mais satisfação do que preços mais baixos, por exemplo.

Cliente satisfeito significa aumento das vendas, mas, sobretudo aquele famoso marketing positivo gratuito que todo empreendedor sonha: a propaganda boca a boca. Mantenha a sua loja organizada sempre e colha os frutos de atrair cada vez mais clientes.

Fortalecimento da imagem da empresa

Como uma loja que não cuida de deixar tudo em ordem e nem se preocupa sobre como seus produtos estão dispostos passará confiança e credibilidade às pessoas? Estamos falando de fatores indispensáveis para que o cliente se fidelize à marca.

Por outro lado, se o ambiente é bem organizado, também será mais receptivo para os consumidores. Trabalhar a otimização das operações internamente, ao mesmo tempo em que todos se preocupam em deixar a loja organizada é algo que fortalece a imagem de um empreendimento de materiais de construção perante os consumidores e ao mercado.

Mais facilidade para encontrar os produtos

Se todos os colaboradores se empenham para manter a loja organizada, o atendimento fica mais otimizado justamente em função da maior facilidade para encontrar os produtos. Afinal, nenhum cliente gosta de esperar o vendedor procurando pela mercadoria de seu interesse por muito tempo, e falhas como essa podem comprometer toda a dinâmica do negócio.

Desde o despacho dos pedidos, uma vez que o responsável pelo estoque terá mais dificuldade para encontrar os itens da encomenda, podendo causar rupturas, até a manutenção da clientela, visto que consumidores insatisfeitos não hesitam na hora de procurar a concorrência.

Otimização do dia a dia da loja

Normalmente, a rotina de uma loja de materiais de construção é marcada por muito movimento e correria. Assim sendo, se os produtos estiverem separados por setores (tintas, ferramentas, material elétrico etc.), facilita o dia a dia dos funcionários.

É preciso ter em mente que quanto mais bem-arrumadas forem as prateleiras e os espaços, mais comodidade e simplicidade terão os clientes e colaboradores. Isso traz mais fluidez na circulação das pessoas e mais praticidade durante o processo de vendas, aumentando o faturamento e melhorando os resultados.

Fidelização de clientes

Atualmente, conquistar novos consumidores em meio a tanta concorrência não é tarefa fácil. Para tanto, é fundamental adotar estratégias que proporcionem uma ótima experiência de compra ao consumidor e, dessa forma, as possibilidades de fidelização aumentam.

Priorizar a loja bem organizada e com um visual que dialogue adequadamente com os produtos oferecidos pode ser um fator decisivo na hora da compra. Tudo isso conta tanto para conquistar quanto para reter os clientes.

Nesse sentido, vigiar e agir para manter um ambiente esteticamente agradável, limpo, moderno, climatizado e organizado é fundamental para atender melhor às expectativas dos compradores, tal como encontrar rapidamente a mercadoria solicitada.

Dicas de como organizar uma loja de materiais de construção

Já demos algumas breves dicas por aqui, mas é sempre bom reforçar as informações quando o assunto é organização de uma loja.

Layout da loja

O layout da loja é responsável por organizar seus clientes na experiência em sua loja. Pense como se você conduzisse uma pessoa em um labirinto e você quer que ela chegue a um ponto final (realizar a compra). O layout da sua loja é o responsável por isso.

Por exemplo, separar o layout de forma a colocar os itens que estão mais correlacionados próximos é fundamental (por exemplo, pisos e revestimentos, ou tintas e objetos coloridos). Assim, o cliente não se sentirá perdido e conseguirá se orientar de forma a encontrar os itens que busca mais facilmente.

Assim, separe o layout por temas:

  • ferramentas;
  • pisos e revestimentos;
  • tintas;
  • argamassa, cimento, entre outros.

Lembre-se, também, que o layout precisa garantir uma circulação fluida. Afinal, os seus clientes vão circular para visualizar os materiais e não vão querer fazer isso em espaços apertados ou se sentirem sufocados.

Iluminação da loja

Os itens costumam ser, pela sua própria natureza, muito escuros. Ao mesmo tempo, outros itens necessitam de uma boa iluminação para se destacarem (por exemplo, detalhes, ladrilhos, tintas, entre outros itens que sejam escolhidos por cores).

Assim, é fundamental você saber como trabalhar a iluminação nesses ambientes, para que possa ter melhores resultados e tornar não só o ambiente mais confortável, mas valorizar os itens da sua loja, potencializando as chances de compra.

Uso de cores ao distribuir os produtos

Como estamos falando ao longo deste artigo, as cores têm um papel importante para a organização da sua loja. Por meio disso, é possível trazer maior destaque para itens e utilizando esse ponto, até mesmo, para melhorar o giro de estoque.

Uma forma de trabalhar isso é, também, criar espaços temáticos. Por exemplo, que tal montar para uma determinada semana, o uso da cor verde no ambiente do banheiro, criando um ambiente para que seus clientes visualizem como é possível explorar essa cor no local? Pode ser bem interessante e potencializar as vendas de alguns itens que estão encalhados no momento, porque o seu público não visualizava como inclui-los em sua obra.

Apostar em gôndolas

As gôndolas são uma forma bastante interessante para organizar a loja de material de construção por temas, facilitando que seus clientes encontrem alguns itens. Isso garante maior praticidade para seus colaboradores no processo de organização, quanto para o cliente. Contudo, lembre-se de mantê-las sempre abastecidas e setorizar os itens.

Cuide da entrada da loja

O ditado “a primeira impressão é a que fica” não existe à toa. Fato é: uma frente de loja desorganizada pode prejudicar completamente a experiência do cliente com o local, fazendo com que a pessoa sequer entre na loja. Assim, alguns pontos importantes para priorizar na sua entrada são:

  • tenha atenção com placas e letreiros;
  • a entrada da loja precisa ser limpa e permitir a movimentação dos clientes;
  • componha uma vitrine atrativa, utilizando as cores a seu favor nesse processo;
  • destaque promoções que possam trazer a pessoa para a loja;
  • lembre-se de quem é seu público-alvo e crie formas de estimular a visita deles para seu negócio.

Além de tudo que falamos, ainda podemos acrescentar outras dicas

  • utilize etiquetas para facilitar a identificação dos produtos;
  • cuide da quantidade ideal para expor os materiais de maneira que eles fiquem bem acomodados no estabelecimento;
  • divida a loja em locais estratégicos;
  • mantenha uma limpeza sempre impecável;
  • utilize o tabloide de ofertas para atrair o cliente;
  • sinalize o fluxo e os espaços;
  • mantenha o estoque sempre em ordem.

Por fim, deixar e conservar a loja organizada é mais simples do que parece, desde que isso seja uma prioridade de todos — colaboradores e gestores. Quando os resultados diferenciados provocados por uma boa organização da loja começam a aparecer, manter tudo em ordem já nem é mais uma exceção, mas sim, uma regra!

Gostou de ampliar seus conhecimentos sobre o assunto? Então, veja também, agora mesmo, como organizar e automatizar o departamento de expedição de sua loja de varejo de material de construção!