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Inovação no varejo: confira as principais apostas para 2021
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Inovação no varejo: confira as principais apostas para 2021

Inovação no varejo: confira as principais apostas para 2021

O ano de 2020 vai ficar marcado na história como um período no qual os cenários desafiadores promoveram incertezas e transformações. Assim, a inovação no varejo trouxe soluções para que as empresas mantivessem a interação com seus clientes e, com isso, atenuar os impactos que a pandemia da COVID-19 causou nos negócios.

O fato é que a forma como o consumidor se relaciona com as lojas e marcas passa por mudanças consideráveis. Com isso, para que um empreendimento mantenha sua competitividade no mercado, é fundamental que os empresários estejam conectados com essas inovações.

Nesse sentido, para que você saia na frente de seus concorrentes, separamos algumas fortes tendências para 2021 que você precisa conhecer. Confira!

Inteligência artificial vem com toda força

Podemos esperar para 2021 o crescimento de empresas que vão apostar na inteligência artificial (IA) e em seu poder transformador na forma de fazer negócios. Por meio dela, os estabelecimentos vão oferecer suporte ao cliente e soluções adequadas ao novo cenário de maneira mais rápida e eficaz. Além disso, devem fortalecer o relacionamento e a experiência do consumidor.

Contudo, a grande vantagem fica por conta da automação de processos, que permite o desenvolvimento de atividades que antes, por serem manuais, exigiam muito tempo dos funcionários e estavam sujeitas a erro humano. Sendo assim, a IA permite a personalização do atendimento, oferecendo informações ricas sobre o comportamento do consumidor, que é uma métrica essencial para criar ou melhorar a abordagem no momento de oferecer um produto ou solução ao cliente.

Computação na nuvem como grande aposta de inovação no varejo

Uma das grandes inovações do varejo está conectada com a maneira como armazenamos as informações pertinentes aos cliente e aos negócios. O objetivo é facilitar a rotina dos profissionais no acesso aos softwares com ajuda da internet. Sendo assim, a instalação de sistemas pesados e restritos aos computadores da empresa ficaram cada vez mais no passado.

Além disso, por serem compatíveis com todos os formatos e tamanhos de negócios, promovem maior segurança, preservação de dados e reduzem gastos. Ainda, permitem o acesso e o compartilhamento de informações de forma prática, rápida e em tempo real a todos os envolvidos na cadeia de atendimento, suporte, vendas e gestão.

Portanto, suas vantagens para o varejo são inúmeras. Já que o consumidor, cada vez mais, migra para as compras online e espera eficiência na interatividade com as plataformas e agilidade no processo logístico de entrega. Já do ponto de vista do comércio, a computação na nuvem permite um controle mais amplo da gestão financeira e de estoque, e colabora para que o inventário esteja sempre em ordem.

Não podemos deixar de citar a estratégia omnichannel

Outra inovação que merece destaque no setor varejista é a experiência omnichannel. Basicamente, ela consiste em proporcionar ao consumidor diferentes canais de interação com a loja, que funcionem de maneira integrada.

Ou seja, o cliente pode iniciar a jornada de compra no site do estabelecimento e retirar na loja física. Seguindo essa forte tendência de inovação no varejo, gigantes do comércio eletrônico aderiram a essa estratégia no início da pandemia e se tornaram cases de sucesso, aumentando até mesmo o seu valor de mercado.

Com isso, invista em canais de atendimento online eficientes como chatbots, por exemplo. Lembramos de que o sucesso da experiência omnichannel está na integração entre os diferentes canais de atendimento e na forma como as informações circulam entre eles.

Blockchain e sua relação com a confiabilidade e segurança

Essa tecnologia consiste nos protocolos de segurança e confiança nas trocas digitais, o que, além da inovação no varejo, traz uma grande revolução ao setor. Nesse sentido, as empresas vão ter que investir mais na segurança da informação ao armazenar os dados dos clientes em seus softwares, preservar o sigilo das negociações com o consumidor e fornecedores, entre outras. 

Sendo assim, investir em blockchain garante maior dificuldade em tentativas de falsificação de produtos e segurança nas transações. Afinal, a maior preocupação das pessoas é se o ambiente de compra virtual é seguro o suficiente e não está sujeito a invasões. Contar com o apoio do blockchain garante maior confiabilidade do cliente em sua loja, além de deixar o processo mais transparente e trazer um controle mais amplo de todas as ações de sua loja.

Experiência do consumidor como foco de inovação no varejo

O consumidor sempre teve um papel fundamental para o sucesso de todas as categorias de comércio no varejo. Com isso, nos próximos anos, os esforços de todo o setor estarão mais focados no estreitamento de laços entre o cliente e o estabelecimento. Ou seja, as pessoas não buscam mais apenas um produto, mas toda uma experiência que vem agregada à jornada de compra.

Tenha certeza, o cliente deseja passar por um processo que seja agradável, intuitivo e que gere uma identificação de seus valores com os da empresa. Para isso, a criação de ações direcionadas de merchandising, design UX e marketing sensorial são excelentes práticas que você pode desenvolver em sua loja para ampliar a experiência do usuário.

Inovação no varejo e sustentabilidade

Em um momento no qual o mundo concentra suas atenções para as questões ambientais, as pessoas, cada vez mais, cobram um posicionamento das marcas referente à sustentabilidade e sua relação com as causas ambientais. 

Portanto, para que uma empresa agregue ainda mais valor para sua identidade, fortalecendo a maneira como ela é vista no mercado, é fundamental investir em tecnologias como um ERP, que ajuda a evitar o desperdício de produtos no estoque. Da mesma forma, dar preferência para materiais que sejam biodegradáveis e apoiar empresas que fazem reciclagem. 

O fato é que podemos esperar muitas inovações no varejo para 2021. Elas vão desde o relacionamento e a experiência do cliente no que diz respeito aos ambientes amistosos de compra, aos profissionais com tecnologias que contribuem para processos mais inteligentes, da mesma forma para as empresas que podem aprimorar suas tomadas de decisão com a análise de dados e logística, com o investimento em drones para entrega, por exemplo.

Por fim, ressaltamos que 2021 promete ser um ano promissor para a inovação no varejo. Sendo assim, não deixe de ficar conectado a todas as tendências que vão surgir, para que sua empresa esteja sempre na vanguarda da tecnologia.

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