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O ano de 2022 terminou e seguimos acompanhando muitas mudanças que ocorreram no Brasil e no mundo nos últimos 2 anos. A aceleração da transformação digital, a partir da necessidade imposta pela pandemia, se consolidou e vemos muitos dos benefícios trazidos ganhando mais força no mercado e as inovações ganham, também, mais espaço para atuarem.

O fato é que a forma como o consumidor se relaciona com as lojas e marcas passa por mudanças consideráveis. Com isso, para que um empreendimento mantenha sua competitividade no mercado, é fundamental que os empresários estejam conectados com essas inovações.

Nesse sentido, para que você saia na frente de seus concorrentes, separamos algumas fortes tendências para 2023 que você precisa conhecer. Confira!

Inteligência artificial continua com toda força

A Inteligência Artificial tem ganhado cada vez mais importância e podemos esperar que ela continue contribuindo para o crescimento e transformação das empresas que contam com ela. Por meio dela, os estabelecimentos oferecem suporte ao cliente e soluções adequadas ao novo cenário de maneira mais rápida e eficaz. Além disso, devem fortalecer o relacionamento e a experiência do consumidor.

Contudo, a grande vantagem fica por conta da automação de processos, que permite o desenvolvimento de atividades que antes, por serem manuais, exigiam muito tempo dos funcionários e estavam sujeitas a erro humano. Sendo assim, a IA permite a personalização do atendimento, oferecendo informações ricas sobre o comportamento do consumidor, que é uma métrica essencial para criar ou melhorar a abordagem no momento de oferecer um produto ou solução ao cliente.

Para 2023, uma das principais tendências é a integração de tecnologias de IA com a Internet das Coisas, principalmente com a chegada das conexões 5G no país. É importante ficar atento para as soluções que chegarão focadas para essas questões.

Computação na nuvem como grande aposta de inovação no varejo

Uma das grandes inovações do varejo está conectada com a maneira como armazenamos as informações pertinentes aos clientes e aos negócios. O objetivo é facilitar a rotina dos profissionais no acesso aos softwares com a ajuda da internet.

Sendo assim, a instalação de sistemas pesados e restritos aos computadores da empresa ficou cada vez mais no passado. Com isso, não é precisa atualizar os dispositivos continuamente para dar conta das rotinas do negócio.

Além disso, por serem compatíveis com todos os formatos e tamanhos de organizações, promovem maior segurança, preservação de dados e reduzem gastos. Ainda, permitem o acesso e o compartilhamento de informações de forma prática, rápida e em tempo real a todos os envolvidos na cadeia de atendimento, suporte, vendas e gestão.

Portanto, suas vantagens para o varejo são inúmeras, já que o consumidor, cada vez mais, migra para as compras online e espera eficiência na interatividade com as plataformas e agilidade no processo logístico de entrega. Já do ponto de vista do comércio, a computação na nuvem permite um controle mais amplo da gestão financeira e de estoque, e colabora para que o inventário esteja sempre em ordem.

Não podemos deixar de citar a estratégia omnichannel

Outra inovação que merece destaque no setor varejista é a experiência omnichannel. Basicamente, ela consiste em proporcionar ao consumidor diferentes canais de interação com a loja, que funcionem de maneira integrada.

Ou seja, o cliente pode iniciar a jornada de compra no site do estabelecimento e retirar na loja física. Seguindo essa forte tendência de inovação no varejo, gigantes do comércio eletrônico aderiram a essa estratégia no início da pandemia e se tornaram cases de sucesso, aumentando até mesmo o seu valor de mercado.

Com isso, invista em canais de atendimento online eficientes como chatbots, por exemplo. Lembramos de que o sucesso da experiência omnichannel está na integração entre os diferentes canais de atendimento e na forma como as informações circulam entre eles.

Para 2023, o omnichannel avança, também, permitindo mais formas de pagamento nos diferentes canais. Isso acontece, principalmente, diante do surgimento de novas formas de pagar as compras, como o uso de criptomoedas e PIX.

Blockchain e sua relação com a confiabilidade e segurança

Essa tecnologia consiste nos protocolos de segurança e confiança nas trocas digitais, o que, além da inovação no varejo, traz uma grande revolução ao setor. Nesse sentido, as empresas vão ter que investir mais na segurança da informação ao armazenar os dados dos clientes em seus softwares, preservar o sigilo das negociações com o consumidor e fornecedores, entre outras.

Sendo assim, investir em blockchain garante maior dificuldade em tentativas de falsificação de produtos e segurança nas transações. Afinal, a maior preocupação das pessoas é se o ambiente de compra virtual é seguro o suficiente e não está sujeito a invasões. Contar com o apoio do blockchain garante maior confiabilidade do cliente em sua loja, além de deixar o processo mais transparente e trazer um controle mais amplo de todas as ações de sua loja.

O blockchain também é utilizado para proporcionar transações financeiras nos processos internos, como realizar o pagamento sem intermediários com instituições bancárias. Ajuda, portanto, na adoção de pagamentos com criptomoedas e reduzir as burocracias nas ações de pagamento.

Melhoria das vendas online e com uso das redes sociais

Com a pandemia, as empresas de redes sociais passaram a melhorar as possibilidades de realizar vendas online por meio desses canais e facilitar os processos para os clientes e para o varejo.

A partir disso, não é preciso, necessariamente, encaminhar seus clientes para o e-commerce, podendo encerrar as compras e a realização do pagamento diretamente na rede social de preferência do cliente.

Essa estratégia pode estar alinhada com uma forte tendência para 2023: o Social Commerce. Nela, os gestores do varejo devem traçar as estratégias de vendas focadas nas transações nas redes sociais.

Isso vale tanto para utilizar as redes sociais como plataformas de vendas quanto para promover maior integração com seu canal já existente. Cabe lembrar que a tendência é que mais gigantes de tecnologia invistam nessas questões no futuro.

Atualmente as redes que possibilitam o uso das estratégias de Social Commerce são:

  • Whatsapp;
  • Instagram;
  • Facebook;
  • TikTok.

Live commerce

Na mesma tendência do Social Commerce, hoje temos também como tendência o Live Commerce, ou seja, a possibilidade de realizar vendas em seu negócio com o uso de lives feitas nas redes sociais para este fim.

Por exemplo, você pode apresentar os tipos de pisos que acabaram de chegar, de uma coleção nova, e ao final, muitas pessoas encantadas com a opção podem realizar a compra, já diretamente na plataforma ou ser direcionada para o site.

Aumento do uso do PIX

A possibilidade de pagamento com PIX está em vigor desde 2020 e, desde então, tem ganhado muito espaço no varejo, sendo uma das fortes tendências para otimizar a conclusão das vendas em 2023. Para as empresas, essa representa uma grande vantagem para os gestores. Outras vantagens são:

  • consolida a possibilidade de ampliar os canais de vendas, já que é possível concluir a compra apenas com o código copiado e colado ou leitura de QR Code;
  • o pagamento cai diretamente no caixa da empresa em tempo real, não sendo preciso esperar o prazo do recebível;
  • proporciona maior conforto para o cliente, que possui mais um modelo de pagamento à sua disposição;
  • melhora a experiência do cliente;
  • aumenta o fluxo de caixa, entre outros.

Experiência do consumidor como foco de inovação no varejo

O consumidor sempre teve um papel fundamental para o sucesso de todas as categorias de comércio no varejo. Com isso, nos próximos anos, os esforços de todo o setor estarão mais focados no estreitamento de laços entre o cliente e o estabelecimento. Ou seja, as pessoas não buscam mais apenas um produto, mas toda uma experiência que vem agregada à jornada de compra.

Tenha certeza de que o cliente deseja passar por um processo que seja agradável, intuitivo e que gere uma identificação de seus valores com os da empresa. Para isso, a criação de ações direcionadas de merchandising, design UX e marketing sensorial são excelentes práticas que você pode desenvolver em sua loja para ampliar a experiência do usuário.

As tecnologias são aliadas fundamentais para este fim, proporcionando um gerenciamento mais eficiente e próximo que gere um atendimento mais eficiente, direcionado e que atenda às expectativas da pessoa.

Inovação no varejo e sustentabilidade

Em um momento no qual o mundo concentra suas atenções para as questões ambientais, as pessoas, cada vez mais, cobram um posicionamento das marcas referente à sustentabilidade e sua relação com as causas ambientais.

Portanto, para que uma empresa agregue ainda mais valor para sua identidade, fortalecendo a maneira como ela é vista no mercado, é fundamental investir em tecnologias como um ERP, que ajuda a evitar o desperdício de produtos no estoque. Da mesma forma, dar preferência para materiais que sejam biodegradáveis e apoiar empresas que fazem reciclagem.

O fato é que podemos esperar muitas inovações no varejo para 2023. Elas vão desde o relacionamento e a experiência do cliente no que diz respeito aos ambientes amistosos de compra, aos profissionais com tecnologias que contribuem para processos mais inteligentes, da mesma forma para as empresas que podem aprimorar suas tomadas de decisão com a análise de dados e logística, com o investimento em drones para entrega, por exemplo.

Por fim, ressaltamos que 2023 promete ser um ano promissor para a inovação no varejo. Sendo assim, não deixe de ficar conectado a todas as tendências que vão surgir, para que sua empresa esteja sempre na vanguarda da tecnologia.

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