3 dicas imprescindíveis para você aumentar o faturamento da sua empresa!
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3 dicas imprescindíveis para você aumentar o faturamento da sua empresa!
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3 dicas imprescindíveis para você aumentar o faturamento da sua empresa!

3 dicas imprescindíveis para você aumentar o faturamento da sua empresa!

Quando você abre um novo negócio o objetivo é simples e claro: obter sucesso nas atividades e gerar lucro com elas, certo? O problema é que os tais “sucesso” e “lucro” não seguem uma fórmula mágica para acontecer. Por isso, entendemos que se você está aqui, é porque quer descobrir como aumentar o faturamento da empresa.

Basicamente, aumentar seu faturamento exige alguns passos comuns para qualquer tipo de negócio, trata-se de aumentar o número de clientes que a sua empresa possui, o gasto médio de cada um desses clientes e também a frequência com que eles compram.

Parece fácil? Não é. Continue conosco até o final deste post e descubra como transformar esses três passos básicos na nova realidade da sua empresa! Mas, antes, que tal esclarecer a diferença entre lucro e faturamento?

Lucro e faturamento

Sabemos que você está buscando melhorar seus resultados e o seu faturamento. Porém, antes de qualquer coisa, precisamos explicar exatamente o que é o faturamento e como ele se diferencia do lucro, afinal, uma simples confusão entre esses termos pode ter um grande impacto nos negócios.

O faturamento nada mais é do que o montante de receita que a sua empresa teve em determinado período de tempo, resultado, é claro, das vendas que realizou. Em geral, o faturamento é um valor bruto, do qual não foram descontados as despesas e os gastos.

Um pouco diferente disso, o lucro é o valor líquido restante da subtração dos gastos (despesas e custos) de um determinado período em relação ao total das receitas desse mesmo intervalo de tempo.

Portanto, se você somar tudo o que a sua empresa vendeu no último mês, terá em mãos o faturamento mensal. Se, desse valor, reduzir os gastos com salários, água, luz e aluguel, por exemplo, obterá o lucro do período.

Entendidas as diferenças entre esses dois conceitos, é hora de descobrir como aumentar faturamento da empresa!

1. Aumentar o número de clientes

É lógico que para realizar vendas você precisa de clientes dispostos a comprar. Logo, se cada realizar uma compra, quanto mais clientes você tiver, maior a probabilidade de você aumentar o volume de negócios e, consequentemente, melhorar o faturamento.

Mas isso não é nenhuma novidade, não é?

A novidade está no fato de que você precisa dar mais atenção às pessoas que consomem na sua loja. Isso significa que você deve estudar o seu público-alvo: conhecer, entender e analisar o seu comportamento de compra, suas preferências, necessidades e outros fatores de influência.

Assim, você poderá trabalhar especificamente com as expectativas dos seus consumidores, satisfazendo e suprindo suas necessidades.​ Porém, isso só o auxiliará a reter aqueles consumidores que comprarem com você. Para atrair novos clientes:

  • Aumente a sua rede de contatos participando de eventos, workshops e feiras da área;
  • Reforce a sua participação e presença na internet por meio das redes sociais e de um site da empresa;
  • Aposte na divulgação da empresa, fortaleça sua marca, os produtos e o atendimento da sua loja investindo em marketing digital, propaganda, anúncio, parcerias e indicações.

Apenas esteja atento para algumas consequências possíveis desse processo, como o aumento de demanda por um quadro maior de funcionários, investimentos em controle e aquisição de estoques, melhoria na qualidade dos produtos e atendimento.

2. Aumentar o gasto médio por cliente

Você deve ter percebido que aqueles clientes que já compram na sua loja há tempos nem sempre contribuem com um valor significativo para o seu faturamento. Por isso, é importante aumentar o valor médio gasto por cliente.

Em geral, conquistar um novo cliente custa muito mais caro do que a manutenção de um cliente atual. Então, se torna mais simples fazer com que alguém que já compra com você gaste mais do que o habitual.

Esse processo representa a qualificação da sua carteira de clientes, ou seja, mesmo que o número de clientes reduza, você pode manter ou até aumentar faturamento da empresa.

Para aumentar o gasto médio por cliente, procure:

  • agregar novas funcionalidades aos produtos já ofertados;
  • investir no valor agregado dos produtos que a empresa oferece;
  • criar produtos complementares ou pacotes de produtos com funcionalidades comuns;
  • aumentar a diversidade de produtos ou marcas comercializados na loja;
  • estabelecer programas de fidelidade que estimulem a compra.

Uma dica importante para descobrir quais produtos incluir nas prateleiras é observar as novas oportunidades de negócio com base nas necessidades dos seus consumidores, nas ofertas dos seus concorrentes e nas tendências de mercado.

3. Aumentar a frequência de compra

Seguindo o mesmo raciocínio do item anterior, além de aumentar o valor gasto por cliente, é importante estimular a sua frequência de compra. A frequência de compra potencializa a rotação do seu caixa, aumentando seu poder de investimento.

Algumas técnicas poderosas para isso são:

  • manter um bom relacionamento com os consumidores, fornecendo informações e dicas sobre os seus produtos;
  • proporcionar vantagens aos clientes antigos, seja por programas de fidelidade ou um pós-venda bem estruturado;
  • criar uma lista de contatos dos clientes, para se fazer presente sempre que houver alguma novidade importante.

Aumentar a frequência com que os seus consumidores compram na sua loja depende do lançamento das ofertas certas para os clientes certos, agindo sobre segmentos específicos de clientela. O lançamento de e-mail marketing é uma ferramenta poderosa nesse caso.

Além das três dicas abordadas, existem algumas outras atitudes de apoio capazes de potencializar ainda mais seus resultados na busca por aumentar faturamento da empresa, como:

  • reduzir custos desnecessários ou dispensáveis, principalmente aqueles provocados por desperdícios;
  • terceirizar serviços que são muito onerosos para serem executados dentro da empresa;
  • treinar os funcionários, especialmente a equipe de vendas;
  • reestruturar os processos internos a fim de agilizar as atividades;​
  • investir em tecnologia para aumentar a eficácia dos processos;
  • acompanhar o comportamento de mercado;
  • precificar de forma estratégica e justa;
  • organizar de forma prática a distribuição das prateleiras da loja e do estoque.

Apesar de serem dicas simples, essas atitudes contribuem para a clareza e objetividade das tarefas. Com isso, a empresa mantém o foco na atividade do negócio, podendo aplicar toda a sua energia na obtenção de resultados.

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