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Como organizar e automatizar o departamento de expedição da sua loja de varejo de material para construção
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Como organizar e automatizar o departamento de expedição da sua loja de varejo de material para construção.

Como organizar e automatizar o departamento de expedição da sua loja de varejo de material para construção.

Ter um controle de expedição eficiente é essencial para oferecer a melhor experiência de compra para os clientes da sua empresa. Em linhas gerais, o conceito de expedição consiste em garantir que as datas acordadas pelo departamento de vendas para a entrega dos produtos serão efetivamente cumpridas e que os produtos a serem entregues são os que foram comprados pelos clientes. 

E que, além disso, que todas as etapas do processo, do fechamento do pedido à entrega, passando pela separação, montagem, faturamento e transporte transcorrerão dentro do previsto.

Neste post, você entenderá o que é controle de expedição, sua importância e como essa funcionalidade do ERP Microuniverso pode trazer diversas vantagens para o negócio, garantindo agilidade, qualidade e cumprimento dos prazos estabelecidos com os clientes.

Entenda como o controle de expedição ajuda a organizar o departamento e como usá-lo na sua empresa!

O que é o controle de expedição e qual a sua importância?

Controlar o processo de expedição desde o fechamento do pedido de venda até a entrega do produto na casa do cliente é essencial por diversos motivos:

  • permite identificar possíveis gargalos no ciclo, agindo antes de comprometer a imagem da marca;
  • garante que o cliente receberá o produto no prazo prometido, pois é possível corrigir determinados atrasos;
  • mostra para o gestor como está o desempenho de cada área que participa da expedição em termos de prazo.
  • ter a opção de suspender entregas caso o cliente esteja inadimplente.  

O controle de expedição é importante a partir do momento que oferecer agilidade, qualidade e entregar aquilo que o cliente comprou dentro do prazo acordado não é mais diferencial e, sim, exigência de mercado.

Deixar de gerenciar esse processo pode causar danos irreparáveis na imagem da empresa.

Por que usar na sua empresa?

Apostar no controle de expedição na sua empresa é a garantia de que todos os prazos fechados pela equipe de vendas serão realmente cumpridos, independentemente de possíveis percalços no caminho, como atraso na montagem do pedido ou algum problema no transporte.

Ao controlar todo o processo de expedição é possível agir rapidamente caso ocorra algum imprevisto em uma das etapas, garantindo que o cliente receberá os produtos comprados dentro do prazo fechado.

Investir no controle de expedição aprimora também a gestão do estoque da empresa. Isso acontece porque quando uma venda é realizada é necessário saber se há produto disponível para entrega. No caso de venda sob encomenda, o prazo de entrega é ainda maior devido ao fornecedor.

Com a adoção do controle de expedição, a gestão do estoque é otimizada. Quando um vendedor fecha um pedido de vendas, automaticamente reserva aquele produto para que outro profissional não o venda novamente. Desse modo, o produto informado ao setor de expedição, ficará reservado no estoque para o cliente que fez a compra.

Como essa funcionalidade do ERP Microuniverso ajuda a organizar o seu departamento?

Quando a empresa não tem um sistema que conta com a funcionalidade de controle de expedição há uma comunicação verbal entre vendas e expedição. Ou então, a mercadoria é separada de acordo com a nota fiscal emitida. Nesse cenário, os desencontros começam a acontecer.

O ERP Microuniverso evita ruídos na comunicação a partir do momento que trata de toda essa logística. Fechado o pedido de venda, a informação vai automaticamente para o processo de expedição. O sistema mostra ainda o endereçamento, que é a localização física de cada item dentro do centro de distribuição ou depósito.

Dessa forma, sabe-se quando a entrega tem que ser feita, onde o produto está dentro do depósito e em qual o roteiro ele será incluído.

Se um depósito tem que fazer entregas em bairros diversos, por exemplo, quando o ERP não organiza a rota, o custo das entregas fica maior devido à falta de otimização.

O controle de expedição ajuda a organizar o departamento e a agilizar o processo também, pelo fato de não ter que deixar o endereçamento sob a responsabilidade de um profissional, que demoraria muito mais tempo para achar um produto, tornando a entrega mais lenta.

O sistema pode controlar ainda eventuais itens que são baixados parcialmente. Um cliente, por exemplo, faz uma compra de 20 sacos de cimento e combina entregas parciais. Então, o ERP organiza essas baixas.

Outro recurso do ERP Microuniverso é a possibilidade de conferência eletrônica de mercadorias tanto na entrada quanto na saída. Através da interface com leitores/coletores de dados, o responsável pode bipar os produtos e o sistema checa se a mercadoria é a que foi vendida e o se o produto que está entrando no depósito é o que foi comprado.

O sistema busca as informações de saída nos pedidos de venda e as de entrada nos pedidos de compra. Então o ERP armazena os dados dos pedidos e faz a checagem. Esse é um processo mais sofisticado, que nem todas as empresas implantam em uma primeira etapa, mas é um recurso importante, que faz a diferença no dia a dia.

Quais as suas vantagens?

Agora que você entendeu como o controle de expedição ajuda a organizar o departamento, conheça algumas vantagens de adotar um sistema que ofereça essa funcionalidade na sua empresa:

  • aumento da satisfação dos clientes, que têm uma boa experiência de compra ao receber o produto certo, na data combinada;
  • maior fidelização dos consumidores, cujo nível de exigência está ficando cada vez mais alto;
  • maior tíquete médio por cliente, já que, satisfeitos, os consumidores voltam mais vezes à sua loja, o que pode levar a compras maiores;
  • redução de custos com a organização e otimização das rotas de entrega.
  • opção de não fazer entregas para clientes que estejam inadimplentes. 

Apostar no controle de expedição é a chave para organizar o departamento e otimizar as entregas e a gestão do estoque da sua empresa, garantindo maior lucratividade e a satisfação dos clientes, que sempre receberão seus pedidos na data acordada com a área de vendas. 

Invista em um sistema que ofereça essa funcionalidade, como o ERP Microuniverso, e conquiste vantagens como maior fidelização dos consumidores, aumento do tíquete médio, redução de custos com entregas e menos erros humanos no processo de expedição. 

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