11 dicas para atrair clientes para sua loja de material de construção
Menu do Site
Copyright MicroUniverso 2017
11 dicas para atrair clientes para sua loja de material de construção
1604
post-template-default,single,single-post,postid-1604,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,no_animation_on_touch,qode_grid_1300,side_menu_slide_from_right,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive
 

11 dicas para atrair clientes para sua loja de material de construção

11 dicas para atrair clientes para sua loja de material de construção

Ter uma grande quantidade de pessoas circulando na loja de material de construção é o sonho de todo proprietário. Entretanto, para conseguir isso, é preciso tornar o negócio mais competitivo em relação aos outros do mercado. Assim, faz-se necessário pesquisar por ideias para atrair mais clientes.

Por muitos não saberem como fazer isso, acabam sem conquistar novos consumidores ou até perdem os que já compravam ali. Isso porque nem sempre caprichar no mostruário é suficiente para obter a atenção das pessoas, principalmente do público que se pretende atingir.

Se você é um desses empresários, fique tranquilo! Neste post, daremos as principais dicas para atrair mais clientes para a sua loja de material de construção e superar a concorrência. Quer descobrir quais são essas dicas? Então, continue a leitura!

O objetivo de atrair mais clientes

A atração de consumidores tem como finalidade levar as pessoas que têm o perfil ideal para consumir seus produtos, a conhecer sua loja de material de construção pessoalmente. Esse processo foca na comercialização, que visa atrair clientes por meio de mensagens ou ações que podem ser feitas tanto on-line quanto off-line.

Utilizar essas estratégias de motivação é vital para todo empreendimento, inclusive para o varejo de material de construção, que tem um público bastante seleto. Dessa forma, os resultados saem como o esperado, visando a lucratividade a partir de um número maior de vendas.

A importância de criar estratégias de atração

De fato, de um tempo para cá, os clientes estão bem mais exigentes. Não basta trabalhar com uma mercadoria de qualidade ou tentar mostrar isso, eles procuram por mais informações, condições de compras acessíveis, uma boa experiência de compra e ainda fazem pesquisas com seus concorrentes, a fim de escolher a melhor proposta de custo-benefício por aquele produto ou serviço.

Por isso, desenvolver estratégias de atração é de suma importância. A partir delas é possível garantir sua vantagem competitiva, pois com tantas ações direcionadas ao público, fica difícil perdê-los para outras empresas do mesmo nicho.

Outro ponto benéfico é o aumento das vendas. Com tanto valor oferecido aos consumidores, as chances de converter os orçamentos em novas transações são muito maiores.

Imagine, por exemplo, uma loja de materiais de construção organizada por categorias. Provavelmente, quem entrar lá vai ser atraído pela praticidade em achar o que deseja e se, além disso, tiver outras técnicas de persuasão, a efetivação da compra é certa.

As 11 dicas para atrair mais clientes para a loja de material de construção

A decisão de compra é diretamente influenciada por todas as técnicas de vendas desenvolvidas para abordar novos consumidores. Assim, existem algumas ações certeiras que realmente proporcionam uma experiência agradável a quem está no ambiente. Para saber algumas delas, acompanhe a seguir!

1. Marcar presença on-line

Com o marketing digital você cria um excelente meio para atração. Milhares de usuários estão diariamente à procura de soluções como a sua na internet e, caso os seus produtos ou serviços não estejam entre as pesquisas, muitas vendas serão perdidas.

Estar presente nas redes sociais é muito importante para que os clientes consigam entrar em contato com o seu negócio, sem muita dificuldade. No entanto, sempre atualize suas plataformas com promoções, novidades, conteúdo relevante etc.

Além dessas mídias, o site é primordial, afinal, ele serve como um local onde diversas conversões são feitas, inclusive as de vendas. No mesmo sentido, a página virtual também divulga seus produtos ou serviços, no intuito de aumentar a visibilidade e a relevância da marca.

Você não deve apenas fazer esses investimentos, como também criar uma boa publicidade paga na internet. Essa ação será suficiente para atingir os consumidores que não seguem sua loja de material em nenhum lugar, mas que têm interesse por aquilo que há nela. Ainda, pode-se distribuir panfletos no município ou até mesmo utilizar o marketing boca a boca.

2. Manter a loja organizada

Entrar em uma loja de material de construção com todas as mercadorias espalhadas e misturadas não é nada encantador. Por isso, tenha um espaço com sinalizações que facilitem o autoatendimento e separe os produtos por setores — um para pisos e lajotas, outro para ferramentas diversas, e assim por diante. Além disso, não se esqueça de colocar os preços em cada um dos produtos expostos.

Outro aspecto a considerar é a fácil circulação na loja, ou seja, mostre nas prateleiras tudo o que você tem a oferecer, mas lembre-se de não atrapalhar a passagem dos clientes pelo ponto de venda.

3. Oferecer um bom atendimento

Em todo negócio é preciso que os funcionários estejam extremamente bem informados sobre as soluções vendidas na loja, além de estarem capacitados para prestarem um atendimento que, de fato, ajude a solucionar o problema do cliente.

No mercado de material de construção isso não muda, mas é necessário ter atenção ao diferencial em relação aos outros negócios. Os consumidores dessas lojas, na maioria das vezes, chegam buscando algo que não se sabe o que é, mas com um problema a ser resolvido. Por isso, um suporte que os ajude nesse momento é primordial.

4. Realizar promoções

Uma das alternativas mais antigas para atrair clientes é por meio das promoções. Para tanto, ofereça pequenos descontos, brindes, kits, liquidações ou outras opções, pois as pessoas sempre gostam de ter vantagens na hora de comprar.

Não se esqueça de divulgar essas ofertas especiais nas redes sociais ou outros canais de marketing definidos pela empresa. Ao recorrer às ferramentas on-line, é possível utilizar indicadores que mostrem se a técnica empregada gerou resultados, como a taxa de conversão dos usuários atingidos e as vendas realizadas.

5. Criar um programa de fidelidade

Programas de pontos ou descontos é um ótimo atrativo para fidelizar clientes no varejo e para que eles sempre recorram à sua empresa. Nesse caso, quanto mais compras são feitas, mais pontos se acumulam, além de a pontuação acumulada poder ser trocada por outros produtos ou serviços.

6. Fazer networking em eventos

Tenha em mente que você deve estar onde seus clientes estão. Isso significa que é muito importante marcar presença em eventos do setor de material de construção, como cursos, palestras, encontros, feiras, convenções etc. Certamente, nessas ocasiões também estarão presentes aquelas pessoas dispostas a conhecer melhor o mercado, mas que se interessam pelos produtos ou serviços que a sua loja oferta.

Além disso, esse tipo de ocasião favorece bastante tanto a prospecção de novos clientes quanto o networking com pessoas influentes — isso amplia ainda mais sua rede de contatos, podendo ganhar algumas indicações valiosas ou até mesmo fazer parcerias de sucesso. De fato, frequentar esses ambientes pode valer muito a pena, uma vez que neles você tem a oportunidade de abrir portas promissoras.

7. Cuidar bem do pós-venda

Se o objetivo da sua loja de material é atrair mais clientes, entenda a importância de fidelizar os que você já conquistou. É isso que faz o boca a boca funcionar a favor do seu negócio. Para tanto, é preciso ter em mente que a venda não acaba quando a empresa entrega a mercadoria.

Nesse sentido, o relacionamento que a loja deve ter com seu público é mais relevante até do que a própria venda. Entretanto, estabelecer um vínculo que vá além da relação comercial não é uma tarefa simples e demanda muito empenho por parte do lojista, principalmente no pós-venda.

A princípio, o processo de fidelização já acontece durante o atendimento. Se o cliente for atendido com excelência, isso garante seu retorno. Por sua vez, quando o assunto for relacionado a trocas e reclamações, oferecer um suporte eficaz por meio de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é essencial.

Outro ponto relevante são os feedbacks das pessoas, seja presencial ou não. As melhores fontes de informação para que a loja identifique o que pode ser aprimorado são as avaliações dos clientes.

Por isso, após a compra, a dica é solicitar a opinião deles e demonstrar interesse pelo que eles têm a dizer. Além disso, acompanhe constantemente os principais sites de reclamação, porque a boa reputação da marca é fundamental para atrair mais compradores.

Por fim, indicamos que as empresas mantenham contato frequentemente com o público por meio de mensagens instantâneas do WhatsApp Business, e-mails ou telefonemas periódicos. Agir assim, reforça a relação entre cliente e lojista, além de permitir a divulgação de campanhas e promoções.

8. Diversificar os canais de venda

Se você não quer limitar seu público e muito menos estagnar as vendas, jamais deixe seu negócio preso a apenas uma modalidade de distribuição. A ideia é diversificar os canais de venda, a fim de atrair clientes novos e aumentar o faturamento da empresa.

Nesse contexto, a loja de material de construção que decide adotar uma estratégia mais abrangente oferece aos clientes uma experiência completa, ou seja, o consumidor sente aspectos como imersão e integração durante o processo de compra. Isso quer dizer que as pessoas poderão visitar o ponto de venda e fechar negócio pelo e-commerce, por exemplo.

9. Aproveitar datas especiais

Uma excelente dica para atrair mais clientes para a loja de material é promover campanhas temáticas. Datas como dia dos pais, natal, dia das mães, dia do consumidor etc., além de carregarem um apelo sentimental, permitem que lojistas saiam da rotina e criem tipos de abordagem.

Nesse contexto, as possibilidades são enormes. Não só as datas tradicionais devem ser aproveitadas, mas também outras ocasiões importantes, como Copa do Mundo, competições esportivas, marcos históricos, Black Friday, entre outras.

Comercializar produtos específicos e personalizados, criar promoções para essas datas especiais e chamar a atenção para isso são ótimas maneiras de obter um diferencial competitivo e atrair novos consumidores. Porém, para que a estratégia dê certo, é fundamental elaborar ações de marketing também direcionadas especificamente para esses mesmos períodos.

No entanto, se o empreendedor deseja se antecipar às datas importantes, é essencial ter um bom planejamento. Por isso, a dica é montar um calendário com os principais eventos do ano e se basear nele na hora de elaborar as ações comerciais. Além das datas especiais, outro ponto de atenção é a sazonalidade e, por isso, é interessante saber como vender material de construção em período chuvoso, por exemplo.

10. Fazer boas parcerias

Uma grande estratégia é estabelecer parcerias com empresas que ofereçam produtos ou serviços relacionados (mas não concorrentes) ao varejo de material de construção. Especialmente, porque conquistar clientes é algo que tem ligação direta com a credibilidade. Se a sua loja de material tem um empreendimento parceiro, naturalmente, o público dele sentirá que pode dar um voto de confiança para a sua marca.

Essa forma de fazer negócios é muito válida não só para as empresas, como também para sua base de clientes. Afinal, nesse tipo de relação todos saem ganhando com novas possibilidades, confiança e mais informação.

No entanto, não se esqueça que firmar parcerias requer muita responsabilidade, uma vez que o outro empreendimento indiretamente passa a representar a sua loja de material. Assim sendo, como vocês trabalham juntos e compartilham de ideais e compromissos, as imagens podem acabar se confundindo.

Tenha muita atenção e cuidado ao optar por fechar uma parceria, portanto, porque se a outra parte falhar em algum momento, seja em campanhas de marketing, com clientes, em processos internos ou por outro motivo qualquer, sua marca também terá a reputação abalada.

11. Ter um sistema para controlar tudo

No caso das lojas de materiais de construção, alguns softwares são bem restritos e genéricos. Ao contratar esse serviço, procure sempre aquele sistema que seja focado no segmento, como é o caso do ERP MicroUniverso, utilizado e aprovado por centenas de lojistas.

Como mostramos, há inúmeras ideias para atrair mais clientes para a loja de material, basta saber utilizá-las corretamente no intuito de tornar seu negócio ainda mais competitivo. Avalie quais são as mais interessantes e adequadas para conquistar seu público de uma vez por todas.

Agora que você já sabe como atrair clientes para sua loja de material de construção, entre em contato conosco para conhecer melhor as nossas soluções!