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Quando falamos do design de loja de materiais de construção, é preciso ter um planejamento bem executado, pensando nas peculiaridades da sua área de atuação. Esse pode ser um ponto essencial, visando atrair seu público e reter clientes.

Além de pensar no que deve ser feito, é preciso conhecer, também, quais são os principais erros cometidos para evitá-los. Para ajudá-lo, separamos os 5 erros mais comuns e dicas de como resolvê-los. Vem com a gente!

1. Deixar produtos acumulados

Um erro frequente, principalmente para lojas com tamanhos reduzidos, é sobrecarregar o espaço com uma grande quantidade de produtos. Isso pode fazer com que o cliente tenha uma sensação de desorganização e sufocamento e não consiga ficar muito tempo no local.

Uma dica é priorizar a qualidade dos itens expostos. Exponha aqueles que atendem melhor às necessidades do seu cliente e que tenham um maior apelo visual (como pisos, ladrilhos, metais, entre outros. Priorize uma exposição limpa e organizada, em que os itens estejam dispostos de forma atrativa.

2. Não se preocupar com a iluminação

Uma iluminação inadequada, que seja fraca ou excessivamente brilhante, pode afetar negativamente a experiência do cliente. Isso impede, por exemplo, que ele consiga ver detalhes importantes, como a cor de um piso ou uma paleta de cores de tintas. Além disso, cores fortes na iluminação podem provocar dores de cabeça e impedir que a pessoa continue a compra.

A luz deve ser equilibrada e focada em realçar os pontos positivos dos produtos. Para isso, uma possibilidade interessante é usar luzes de LED ajustáveis, que podem ser moduladas, principalmente se o seu espaço sofre com alterações causadas pela luz natural.

3. Ter um ambiente mal organizado

Muitos profissionais erram na organização da loja, criando um ambiente desorganizado, sem deixar o espaço orientado por setores e tipos de produtos. Com isso, o cliente se sente desencorajado em explorar o local.

Por isso, conte com placas e sinalizações para orientar sobre cada setor e categoria de produto. Se a loja tem dimensão reduzida, aposte em prateleiras e displays, que auxiliarão na verticalização e na organização. Deixe, também, os preços bem visíveis para os seus clientes.

4. Não investir em acessibilidade

Ignorar a acessibilidade é um erro de design para lojas muito grave. Isso exclui potenciais clientes com necessidades especiais, assim como pessoas que priorizam locais inclusivos ao fazerem suas compras.

Garanta que sua loja conte com rampas e espaço para acesso por pessoas com cadeiras de rosas. Instale corrimãos e certifique-se de que os corredores sejam largos o suficiente para acomodar pessoas com mobilidade reduzida.

Além disso, considere a apresentação de nomes dos produtos e preços pensando em pessoas com dificuldades visuais, para que elas possam realizar suas compras com autonomia. Ainda, treine seus funcionários, a fim de que saibam lidar com essa situação no dia a dia, realizando um atendimento humanizado, de forma inclusiva e respeitosa.

5. Não dar importância à área do caixa

Muitos gestores de lojas de materiais de construção cuidam dos pontos que levantamos anteriormente, mas deixam de lado um aspecto essencial: a região do caixa, uma das áreas com maior interação com o cliente.

Por isso, capriche nessa área e crie um ambiente agradável, no qual a pessoa se sinta confortável enquanto finaliza a sua compra. Promova, também, um espaço seguro, no qual ela possa fazer suas transações financeiras sem receio de que seus dados estejam sendo vistos por terceiros.

Erros de design de loja podem atrapalhar bastante o seu negócio a crescer. Portanto, adote as dicas que listamos aqui e evite prejuízos. Temos certeza de que, resolvendo esses problemas, você terá maiores chances de sucesso.

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