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Como utilizar Cockpit? Saiba como funciona no ERP MicroUniverso.
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Como utilizar Cockpit em ERP? Saiba como funciona esse recurso no ERP MicroUniverso.

Como utilizar Cockpit em ERP? Saiba como funciona esse recurso no ERP MicroUniverso.

Na aviação, o uso do termo “Cockpit” é bastante comum. A expressão é empregada para se referir ao painel de controle das aeronaves, auxiliando na gestão de todos os equipamentos do avião e garantindo a segurança de todos os indivíduos a bordo. No contexto empresarial, o Cockpit herda o mesmo propósito.

A palavra é utilizada para descrever uma solução capaz de centralizar e organizar todas as informações do negócio, garantindo fácil acesso aos dados estratégicos da operação. Dessa forma, fica mais fácil identificar oportunidades ou corrigir eventuais desvios — antes que qualquer negligência ocasione prejuízos significativos à organização.

Neste post, você vai entender um pouco mais acerca do conceito e o impacto de sua aplicação no negócio. Além disso, também vai conhecer detalhes sobre o ERP MicroUniverso. Aqui, vamos explicar como funciona o gerenciamento Cockpit e mostrar como são traçados os indicadores de performance que vão medir o desempenho das empresas e auxiliar no resultado desejado.

Quer saber mais informações sobre o Cockpit e sua respectiva importância nas melhores práticas de gestão empresarial? Então, continue a leitura e tenha bons insights!

O que é gerenciamento por Cockpit?

De forma geral, a missão do Cockpit Management é proporcionar a visualização rápida e precisa das principais informações do negócio. O propósito da ferramenta é otimizar o tempo dos gestores e eliminar a parte burocrática e manual das análises corporativas.

Na prática, o Cockpit pode ser descrito como um robusto painel gerencial, previamente configurado de acordo com as necessidades do negócio. A decisão sobre o formato dos dados que devem compor a estrutura deve derivar da alta administração, após discussões transparentes e centradas no modelo de gestão empresarial.

Uma vez definidas as métricas mais relevantes, a tecnologia garante a composição das informações e a configuração de gráficos de análise. Os indicadores bem como as metas estabelecidas passam a ser cotidianamente monitoradas pela área estratégica da empresa.

O Cockpit é, portanto, a operacionalização dos principais insights e dos indicadores mais viáveis ao negócio, garantindo fácil acesso ao que é realmente importante para a tomada de decisão corporativa.

Assim, em vez de dispender horas e horas para organizar os dados e avaliar panoramas, os gestores gastam apenas 10 minutos para acompanhar o desenvolvimento operacional — em tempo real ou em um período estabelecido.

Vale lembrar, ainda, que a implantação do Cockpit Management faz referência ao método BSC (Balanced ScoreCard), que estimula a empresa a tornar real a estratégia definida, valendo-se de um agressivo plano de ação.

Como funciona o gerenciamento por Cockpit?

A tradução da palavra Cockpit da língua inglesa quer dizer cabine ou painel de controle. Sendo assim, o gerenciamento realizado por meio dessa ferramenta ocorre com a visualização dos dados relevantes do negócio. São utilizados alguns recursos relevantes, com marcadores, relógios e gráficos que apontam os índices de desempenho.

A solução ajuda a otimizar as tarefas dos líderes que conseguem trabalhar fazer avaliações com mais precisão. Não há mais desperdício de tempo com análises e cruzamento de informações lançadas no Excel, já que Cockpit fornece todos os dados necessários para embasar as tomadas de decisões.

Os gestores precisam traçar os indicadores de performance para medir o desempenho de acordo com os objetivos estratégicos da loja para obter os resultados. O dashboard é composto por diversas métricas que servem para a avaliação das informações. Os dados, mapas e gráficos interagem entre si para que o melhor desempenho seja alcançado.

Consequentemente, o gestor obtém uma visão completa da empresa, sabe quem são os clientes, conferem os status, verifica os vendedores e todos os detalhes significativos do negócio. Ele visualiza também o mapa de calor que é um gráfico utilizado para desenvolver estratégias de venda.

Nesse gráfico aparecem todos os clientes ativos e inativos, bem como aqueles que foram recuperados e os que estão praticamente inativos em cada região. Dessa forma, planejamentos podem ser elaborados, adaptados e reformulados com o uso de Cockpit para atingir as metas e favorecer o crescimento dos negócios.

Como são traçados os indicadores de performance do Cockpit?

Os indicadores de performance do Cockpit são traçados pelos administradores e gestores que se reúnem para estabelece-los. Os empresários ou diretores se reúnem com os líderes para estabelecer os objetivos de cada departamento. Para cada objetivo, o grupo estabelece um indicador para mensurar resultados.

Em seguida, cada objetivo é desmembrado e são criadas as metas conforme a estratégia do negócio, as quais propiciarão o alcance dos objetivos preestabelecidos. Para as metas também são determinados os indicadores de performance que facilitarão as análises obtidas dos resultados comparados.

A análise do Cockpit surge quando esses resultados comparados são apresentados na tela ou monitor, com uma divisão gráfica colorida. Por exemplo, as metas que foram atingidas aparecem na cor verde, enquanto os resultados que ficaram entre 1 e 20% abaixo da meta são representados na cor amarela.

A cor vermelha é utilizada sempre que um resultado esteja abaixo da meta e em percentual acima de 21%. Todavia, os líderes empresariais têm a faculdade de personalizar esses critérios para que fiquem alinhados às atividades desenvolvidas e a performance almejada para a empresa.

É indicado que os monitores do Cockpit sejam marcados sempre com a cor verde, já que essa é a intenção dos gestores. No entanto, se os marcadores estiverem vermelhos, significa que os líderes devem atuar imediatamente e redirecionar os esforços para que as metas sejam atingidas. Caso o amarelo esteja presente, a situação requer otimização e atuação corretiva.

O que muda na tomada de decisão com Cockpit?

A primeira grande mudança, como já foi mencionado, diz respeito à agilidade conferida às análises estratégicas do negócio. Uma vez configurado, o Cockpit é automaticamente atualizado e figura como um instrumento importante no monitoramento em tempo real de indicadores e de resultados, sem transtornos ou complicações.

É bastante comum, inclusive, que a checagem dos dados do Cockpit seja a primeira atividade do gestor ao iniciar sua rotina de trabalho. Não raro, toda a agenda do dia é pautada nos resultados apontados, objetivando corrigir algum desvio ou maximizar alguma oportunidade.

Na prática, são muitos os benefícios relevantes que podem ser extraídos da tecnologia, permitindo que os gestores trabalhem de forma mais crível, eficaz e produtiva. O Cockpit é, sem dúvida, a ferramenta ideal para alavancar a administração estratégica e, assim, maximizar a competitividade do negócio.

No caso de gestão de Vendas, por exemplo, é possível que o líder da área visualize, de modo rápido e transparente, a quantidade de orçamentos em aberto e o montante efetivamente faturado no período. Além disso, números interessantes às metas, tais como a margem de contribuição, também podem ser facilmente identificados a partir de uma configuração orgânica da ferramenta.

Da mesma forma, o gestor financeiro pode acompanhar em tempo real o desempenho dos títulos em aberto. Em bases monetárias (R$) ou em percentual, o Cockpit facilita a apreciação de dados de receita e de pendências, tais como Contas a Pagar. Os indicadores favorecem as decisões que tornam o negócio mais saudável e competitivo.

Por fim, a Diretoria também se beneficia largamente das inferências proporcionadas pelo Cockpit Management.

Quais são os benefícios do Cockpit para a gestão da loja de material de construção?

Cockpit gera diversas vantagens para as lojas de materiais de construção, visto que é uma ferramenta de inteligência empresarial que ajuda a fazer escolhas. Ele permite a realização de mudanças, bem como a simulação de situações para averiguar os impactos das decisões em outros setores. Veja a seguir os principais benefícios da tecnologia!

Acesso às informações

A ferramenta torna mais democrático o acesso aos dados relevantes por meio das representações gráficas e das análises de resultados. Ela também possibilita a realização de reuniões produtivas visto que elimina a necessidade de analisar relatórios extensos e oferece informações mais focadas. Desse modo, as decisões são tomadas acertadamente e com mais agilidade.

Simulação de cenários

Por outro lado, a tecnologia expõe e analisa os resultados referentes à atuação da loja de material conforme as metas predeterminadas pelo proprietário. O gráfico de cores vai indicar o que precisa de cuidados especiais, as correções necessárias e possibilitará a simulação de cenários para mostrar todas as possibilidades lucrativas.

Análise de vendas

A tecnologia é inclusa na Web e tem várias funcionalidades para analisar as vendas, fazer comparações distintas dos períodos com segmentação por localidades e vendedores. Os gráficos apontam projeções dos grupos de produtos para destacar a importância de cada linha e mostrar os clientes mais importantes da sua loja.

O Cockpit permite a criação de um objetivo de vendas e os dados aparecem em um gráfico de modo que facilita a compreensão do gestor. Assim, o líder pode ter insights para rever produtos comercializados ou as estratégias aplicadas para aumentar o ticket médio. Os dados aparecem em tempo real enquanto a solução monitora o alcance dos objetivos.

Avaliação da carteira de clientes

A solução também mostra a carteira de clientes da loja e indica o impacto que cada cliente produz no faturamento mensal. Além do mais, revela a movimentação financeira e oferece funcionalidades relativas ao ciclo de vendas, os valores a receber e as projeções sobre o futuro.

Desse modo, se alguns clientes são responsáveis por um percentual significativo de vendas, o gestor pode traçar estratégia para que eles permaneçam comprando da sua loja. Identifique quem são as pessoas mais importantes, avalie o comportamento delas e administre o relacionamento para torná-lo ainda mais sólido e seguro.

Transparência dos processos

O Cockpit aumenta a clareza das informações das lojas e confere mais transparência aos processos com os sinalizadores de emergência, a granulação de detalhes e a comparação dos registros realizados ao longo dos anos. A tecnologia é flexível e dá mais mobilidade aos líderes que analisam a situação dos negócios por meio da Internet e de qualquer lugar do mundo.

Controle financeiro

As informações financeiras e as movimentações desse setor passam a ser controladas com mais efetividade. Os gestores que utilizam o Cockpit controlam com eficiência os valores que serão recebidos, aqueles que já venceram e ainda não entraram em caixa e as projeções referentes às finanças. Assim, as análises são extremamente relevantes para avaliar a lucratividade.

Como funciona o Cockpit com ERP MicroUniverso?

O ERP MicroUniverso é uma solução completa de gestão, capaz da integrar todas as áreas do negócio de forma orgânica e eficiente. A tecnologia proporciona mais agilidade operacional e menos retrabalho, otimizando recursos físicos, financeiros e humanos.

Automatiza rotinas

O software da MicroUniverso tem a missão de automatizar rotinas e de conferir alta performance às equipes, principalmente no que tange às melhores práticas de gestão. Nesse contexto, o Cockpit desponta como uma excelente forma de controlar indicadores e de monitorar processos, garantindo a coerência dos resultados individuais e coletivos.

Visualização simplificada dos dados

No ERP MicroUniverso, o Cockpit é a ferramenta que permite a visualização simplificada das informações do banco de dados. Ao perceber a necessidade de relacionar determinado dado da operação em um painel gerencial, as lideranças corporativas têm a facilidade de definir, de modo amigável e intuitivo, os dashboards que desejam exibir — favorecendo a compreensão dos cenários e a precisão na tomada de decisão.

Liberdade para personalizar os indicadores

Dessa forma, o gestor pode navegar pelas métricas predefinidas e organizar as informações de acordo com as necessidades do negócio, selecionando os inputs relevantes e definindo os Cockpits de seu interesse. Ao desfrutarem da liberdade de personalizar seus indicadores de resultado e ao construir painéis cada vez mais alinhados às demandas do negócio, as lideranças deixam de deliberar no escuro e maximizam seus retornos.

Avaliação de históricos

Com o Cockpit, as definições estratégicas do negócio são construídas sobre bases sólidas e insights respaldados. De forma rápida e simples, é possível contrapor informações operacionais e avaliar históricos de mercado (via relatórios do sistema).

Na prática, a valiosa combinação entre tecnologia e gestão é imprescindível para tornar o negócio mais sustentável e competitivo — no curto, médio e longo prazos. O Cockpit, por sua vez, é o instrumento capaz de interligar os resultados cotidianos às metas do negócio, indicando o panorama atual e a lacuna que precisa ser preenchida para atingi-las. Dessa forma, fica mais fácil estabelecer planos de ação mais pertinentes e eficazes.

Painel de controle corporativo

O ERP MicroUniverso, portanto, desponta como a solução ideal para uma gestão mais integrada e coesa. Além do Cockpit, o painel de controle corporativo, o sistema oferece uma série de instrumentos capazes de otimizar os recursos e alavancar a performance da equipe, gerando resultados cada vez mais expressivos.

O conteúdo esclareceu suas dúvidas e lhe ajudou a repensar algumas das estratégias e das ferramentas aplicadas em sua empresa? Ótimo, nosso objetivo foi atingido com sucesso e agora você já sabe como utilizar o Cockpit em ERP, pois compreende o funcionamento da tecnologia e pode contar com a MicroUniverso para auxiliar a sua loja de material de construção.

Quer saber mais? Aproveite para entrar em contato conosco e entender de que forma podemos contribuir para potencializar a gestão (e a lucratividade) do seu negócio. Sucesso e até breve!

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