MicroUniverso

        • Sistemas Integrados para Gestão Empresarial

        • MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

          A solução completa e definitiva para a sua loja de Materiais de Construção e Home Center.



        • COMÉRCIO ATACADO E ATACAREJO

          O ERP ideal com ferramentas que se adaptam a todos os desafios do seu Atacado ou Atacarejo.



        • LOJA DE EQUIPAMENTOS PARA RESTAURANTES, HOTÉIS E SEMELHANTES

          Tenha visões estratégicas para Lojas de Equipamentos, a fim de dar visibilidade aos seus principais produtos.



        • LOJA DE SUPRIMENTOS, PRODUTOS ELETROELETRÔNICOS, PAPELARIA, PRESENTES E SEMELHANTES

          Uma ferramenta completa, que facilita o acesso à informação entre setores, tornando os processos mais intuitivos e bem embasados.



  • A MicroUniverso
  • Nossos Clientes
  • Blog
  • Área do Cliente

A integração entre departamentos é fundamental para tornar processos gerenciais mais dinâmicos, resultando em empresas que se mantêm competitivas no mercado. Diante dessa necessidade, o ERP MicroUniverso para gestão financeira é a melhor solução para gestores que buscam precisão e resultados.

Neste artigo, entenda o que são e para que servem os ERPs. Além disso, conheça um pouco da história da MicroUniverso e quais as funcionalidades que seu sistema oferece para a gestão financeira das empresas. Não perca!

Quer conhecer a MicroUniverso?

Sediada em Belo Horizonte, desde 1983, a MicroUniverso se dedica ao desenvolvimento de sistemas que facilitam a gestão empresarial, o chamado ERP MicroUniverso. Sua missão é possibilitar um crescimento organizado dos empreendimentos, mantendo foco no retorno de seus investimentos.

A ferramenta auxilia a estruturação de um negócio, desde o treinamento de equipe, a análise e a implantação de projetos. O ERP MicroUniverso também investe na integração de diferentes setores empresariais, o que permite dinamizar processos de tomada de decisão.

Ao longo de sua trajetória, a MicroUniverso consolidou expertise nos segmentos varejistas voltados para o comércio de materiais de construção e, também, home centers de médio e grande porte. Com isso, a empresa proporciona aos clientes aprimoramento constante de seu sistema de gestão.

O que são os ERP?

ERP vem da sigla em inglês enterprise resource planning e, em português, significa planejamento dos recursos empresariais. De forma resumida, os ERPs são softwares que gerenciam diversas atividades e processos dentro de um negócio.

Uma das grandes missões propostas é criar meios de dinamizar o fluxo de informações e facilitar a tomada de decisões dos gestores, como é o caso do ERP MicroUniverso. Com isso, as empresas podem atingir metas com mais facilidade e mensurar sua performance com alta precisão.

São muitos setores e tarefas que precisam ser coordenados no dia a dia de um empreendimento — desde contas a pagar e receber, emissão de notas, controle de vendas, estoque e abastecimento, entre muitos outros.

Hoje, o mercado oferece softwares específicos para cada uma dessas áreas, mas o ERP é capaz de agrupar e organizar todas essas informações em um único sistema.

Além de processos mais dinâmicos, a ferramenta também é capaz de reduzir as margens de erro na gestão das empresas. Isso acontece, pois softwares como o ERP MicroUniverso melhoram a comunicação entre departamentos de um negócio, uma vez que todas as informações estão reunidas em um sistema único.

O acesso a informações tornou-se um atributo competitivo importante para as empresas, ajudando a solucionar gargalos em suas operações. É graças a esses dados, por exemplo, que um gestor pode saber com clareza qual é o momento certo para investir.

Portanto, um bom ERP melhora o equilíbrio financeiro de um negócio, ajudando na redução das margens de riscos e prejuízos.

Quais os diferenciais do ERP MicroUniverso para gestão financeira?

O sistema desenvolvido pela MicroUniverso é uma ferramenta completa, sendo este seu principal atributo. O software é capaz de integrar todos os departamentos e está apto a gerenciar um empreendimento em sua totalidade, dispensando a aquisição de diversos mecanismos para gerenciar uma empresa.

Um de seus recursos é facilitar o acesso às informações. Basta um clique, e os usuários poderão visualizar dados mais aprofundados sobre determinada ação, tornando os processos empresariais ainda mais intuitivos.

Por exemplo: enquanto monitora o contas a pagar em meio a diversos boletos, se você deseja saber pontos específicos de uma cobrança, basta clicar e saber detalhes como banco emissor, data de vencimento, responsável e razão da emissão, entre outras informações.

Outra importante vantagem oferecida é a presença de um módulo focado na área contábil da empresa. Isso representa a redução de custos operacionais, uma vez que a função se encarrega dessa gestão e dispensa a contratação de empresas especializadas no assunto.

Pensando em integração e excelência na comunicação entre departamentos, o ERP MicroUniverso tem um mecanismo que registra todas as ações executadas no sistema. Sendo assim, todas as inserções e exclusões de dados ficam registradas no histórico do software, facilitando o monitoramento de tudo o que acontece na gestão do negócio.

Quais são as principais funcionalidades do ERP MicroUniverso?

Apresentamos, a seguir, algumas das principais funcionalidades do sistema da MicroUniverso, que auxiliam as empresas a se tornarem ainda mais competitivas. Confira!

  • Armazenamento de um histórico dos clientes e fornecedores.
  • Geração automática dos encargos de recebíveis.
  • Organização das contas a receber a partir de filtros como tipo de cobrança e documento, local da emissão, etc.
  • Consolidação dos documentos a receber, trazendo mais segurança e controle nos recebíveis de clientes com diferentes contas em aberto e que efetuam pagamentos consolidados.
  • Controle sobre as contas a pagar, de forma que o sistema só permita que estas sejam baixadas mediante a liberação prévia do usuário superior na hierarquia.
  • Custódia de cheques dos Bancos Mercantil, Brasil e Bradesco.
  • Integração com sistema de conciliação eletrônica das vendas com cartões de crédito da empresa Concilia, permitindo combinar as vendas e fazer baixa automática das contas a receber de cartão, conforme forem pagas pelas administradoras.
  • Integração com a rotina de antecipação das vendas com cartões da empresa Concilia, o que permite identificar as contas a receber de cartão que foram usadas em uma transação de antecipação, identificar os juros da operação e posteriormente, na data da liquidação original da conta a receber de cartão, fazer a baixa dos títulos.
  • Rotinas de fechamento de caixa e integração com a retaguarda para garantir mais segurança e precisão, apurando as diferenças e o acompanhamento dos documentos com os respectivos registros de venda.
  • Os arquivos de cobrança escritural dispõem de rotinas de envio e recebimento integradas ao contas a receber, evitando processos de redigitação de informações.
  • Recursos completos de tesouraria permitem reunir todas as suas funções de maneira independente ao setor contábil. Entre as rotinas de tesouraria, estão emissão automática de cheques, pagamentos e conciliações eletrônicas, integração dos pagamentos e recebimentos, registros bancários, entre outros.
  • Importação das notas fiscais de fornecedores, diminuindo o tempo gasto e a margem de erros na execução dessa tarefa manualmente.
  • Fluxo de caixa flexível e integrado aos setores de tesouraria, contas a pagar e receber, abastecimento com fornecedores. Essa funcionalidade oferece precisão nas gestões de caixa e estoque.
  • Sistema integrado com as operações contábeis. Isso elimina processos como a transferência de arquivos, classificação e digitação, dispensando a necessidade de um contador terceirizado.
  • Controle por centro de custos, que permite a gestão de receitas e despesas separadas por departamento, loja ou unidades da empresa. Esse recurso possibilita aos gestores uma visão ampla, com comparativos de gastos e rentabilidade relativa.
  • Navegação entre informações relacionadas, oferecendo maior produtividade nos departamentos. Com isso, é possível acompanhar, por exemplo, as notas de compras, os itens adquiridos e o detalhamento da nota fiscal, ou ainda analisar o crédito de um cliente a partir de documentos quitados e em aberto, entre outras integrações permitidas pelo sistema.

O ERP MicroUniverso para gestão financeira oferece solução completa e integrada para o setor varejista. Com ele, é possível unificar em um só lugar todas as rotinas gerenciais e administrativas, mesmo em cenários em que as operações se dividem em diferentes pontos de venda.

E você, o que achou dessas dicas? Entre em contato com a MicroUniverso e conheça todos os benefícios do ERP para a sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *