Menu do Site


Copyright
MicroUniverso 2020

6 dicas para vender material de construção em período chuvoso
1714
post-template-default,single,single-post,postid-1714,single-format-standard,bridge-core-2.2.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,side_menu_slide_from_right,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-21.1,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive
 

6 dicas para vender material de construção em período chuvoso

6 dicas para vender material de construção em período chuvoso

As chuvas dificultam uma série de atividades durante uma obra, como o processo de secagem de lajes ou a aplicação de tintas em locais externos. Por isso, muitas obras reduzem suas tarefas durante o período chuvoso, fator que pode interferir no faturamento mensal das lojas de material de construção.

Apesar de a procura por materiais utilizados nessas atividades ser menor durante o período das chuvas, existe a oportunidade de vender outros tipos de produtos nessa época, como materiais para reformas ou manutenções.

A seguir, vamos mostrar como funciona a sazonalidade nesse setor, bem como o que você pode fazer para atrair clientes e aumentar as vendas durante esse período. Acompanhe a leitura!

Entenda como funciona a sazonalidade em lojas de material de construção

A sazonalidade acontece em todos os tipos de varejos e em períodos diferentes do ano. No setor de material de construção, a época de chuvas reduz as vendas de materiais utilizados em obras que são realizadas em espaços abertos.

Dessa forma, mercadorias como areia, cimento e tijolos têm o número de vendas reduzido durante esse período. No entanto, esse é um ótimo momento para vender produtos utilizados em outras atividades, como impermeabilizantes, silicones, colas, telhas, entre outros.

Durante o período de chuvas, aumenta a necessidade de reparos por conta de infiltrações ou outros problemas causados pela umidade, como mofos e bolores. Portanto, os materiais utilizados para resolver essas adversidades são mais procurados e devem sempre estar disponíveis na loja.

As vendas de produtos utilizados em reformas rápidas e manutenções também têm a procura aumentada durante esse período. Isso porque muitas famílias que têm casas em praias ou sítios viajam para esses lugares durante as férias e, muitas vezes, é preciso fazer algum reparo.

Além de observar os produtos mais vendidos na época de chuvas, outros fatores devem ser considerados, pois podem interferir nas vendas, como as festas de final de ano e o carnaval. Dessa forma, a chuva e as datas especiais devem ser vistas como uma oportunidade para promover a venda de outras mercadorias.

Saiba o que fazer para aumentar as vendas durante o período chuvoso

Durante a época de chuvas, é preciso ter alguns cuidados e adotar estratégias para escolher os produtos certos que sejam atrativos para os clientes e aumentem o faturamento.

1. Faça um bom planejamento

Para ter sucesso nas vendas, é essencial fazer um bom planejamento. Para isso, as análises de alguns fatores são determinantes, como acompanhar a movimentação do mercado, verificar o comportamento da concorrência e conferir o histórico de vendas da loja.

O acompanhamento do mercado é importante para identificar, por exemplo, ações externas que possam injetar dinheiro no setor da construção civil e, dessa forma, potencializar a venda de materiais de construção. Assim, será possível fazer um bom planejamento sobre a demanda dos produtos necessários a essas atividades.

2. Tenha um controle de estoque eficiente

Para aumentar as vendas, é preciso garantir a disponibilidade dos produtos. Por isso, manter um eficiente controle de estoque é um dos principais fatores de sucesso. O primeiro passo é ter um controle rigoroso sobre quando determinado produto tem mais procura e em que período essa mercadoria tem a demanda reduzida.

Outra análise, que é preciso fazer, é sobre a quantidade de vendas de cada item durante todo o ano. Dessa forma, ficará mais fácil acompanhar quais períodos são mais vantajosos para cada produto.

Ao fazer o controle de estoque, é importante identificar os produtos sazonais e manter o acompanhamento sobre esses itens. Esse controle é útil para evitar a compra de materiais em excesso quando não há muita saída ou a falta deles nos períodos de maior movimento.

3. Faça o planejamento de compras de acordo com a sazonalidade

Um bom planejamento de compras é feito com base em um controle de estoque eficiente. Uma das principais atividades para fazer a reposição no momento correto é acompanhar a quantidade mínima e máxima de produtos em estoque.

Outra forma de planejar a reposição é fazer o acompanhamento da curva ABC, em que as mercadorias são classificadas de acordo com a sua importância para o negócio.

análise sobre o histórico de vendas também é importante em um bom planejamento. Dessa forma, é possível comparar as vendas de um produto em várias épocas do ano e avaliar o seu desempenho.

Além disso, deve-se identificar quais foram os itens com maior saída durante o período. Outro fator que não pode ser negligenciado é o tempo de entrega dos pedidos pelo fabricante. Por isso, faça parcerias com os fornecedores com a finalidade de garantir agilidade no processo de reposição de itens em caso de necessidade.

4. Construa propagandas e promoções com foco no período

Uma forma de potencializar as vendas em períodos de chuva é criar promoções e fazer propagandas para os produtos que tenham maior aceitação do público durante essa época do ano.

Um exemplo é fazer promoções de itens que ajudem no embelezamento da casa para as festas de final de ano, como tintas indicadas para ambientes internos ou produtos para iluminação, como lustres e pendentes.

Depois de selecionar os produtos que participarão das campanhas, invista em sua divulgação. Portanto, crie uma estratégia que inclua publicações em redes sociais, envie e-mail marketing aos clientes e explore outros canais digitais que possam atraí-los para a loja.

5. Promova a venda de kits de produtos

Com base no estudo de quais são as melhores mercadorias a serem vendidas nesse período, invista na promoção de kits de produtos. Por exemplo, para que o cliente possa embelezar a casa, monte um kit em que se ele possa levar a tinta, o rolo de pintura e um pincel para acabamento.

Essa é uma excelente oportunidade para a venda casada de produtos que estão em alta e para adicionar itens que não têm tanta procura assim.

6. Ofereça condições melhores no valor do frete

Outra ação que pode ser muito interessante para potencializar as vendas dos itens mais vendidos em materiais de construção, mesmo no período chuvoso, é propiciar melhores condições no valor do frete. Muitas pessoas podem não optar por fazerem obras nesse período, contudo, podem se sentir motivadas por condições especiais e um frete mais acessível pode ser uma delas.

Assim, que tal fazer uma promoção de redução nos valores entre os meses chuvosos? Assim, a pessoa pode comprar os itens que precisa, preparando-se para realizar os procedimentos quando esse período passar.

A importância do marketing digital para vender mais em período chuvoso

Como falamos acima, uma das formas de vender material de construção nesse período é investir em ações promocionais. Para isso, o marketing digital pode ser o seu grande aliado. Afinal, é por meio dele que se torna possível falar com quem realmente está mais tentado a realizar compras em seu negócio.

Isso ocorre tanto porque os seus seguidores são pessoas que estão em busca dos melhores itens para suas obras, quanto pela possibilidade de realizar impulsionamentos de publicações direcionados para pessoas que, de alguma forma, estejam demonstrando interesse por materiais de construção.

Além disso, ao compartilhar conteúdos que possam gerar valor e interesse para seus seguidores, é possível potencializar o anseio de adiantar as compras para obras que serão realizadas após o período chuvoso. Quer ver algumas estratégias que podem ser interessantes? Mostraremos a seguir.

Compartilhe dicas de decoração e obras

Uma forma de gerar proximidade e despertar demanda com seus seguidores é compartilhar dicas de decoração e obra. Aquele cliente que está incomodado com algo em sua residência poderá se sentir mais motivado a começar algo ou se preparar para realizar uma reforma após o período chuvoso.

Além disso, isso posicionará seu negócio como uma autoridade nessa área, de forma a evidenciar que vocês entendem sobre o que estão falando e podem ser úteis, por exemplo, para indicações do que pode ser feito em determinados casos e tirar dúvidas sobre obra com seus atendentes.

Interaja com seu público

As redes sociais podem ser um espaço para estreitar laços e gerar um melhor relacionamento com seus potenciais clientes. Isso permite, assim, que seu negócio seja lembrado futuramente, quando eles forem realizar as compras, bem como gerar um laço de confiança com a sua loja de materiais de construção. Isso pode ser feito, também, utilizando o WhatsApp Business.

Assim, também é uma forma de gerar uma relação de autoridade com o seu cliente, permitindo que ele possa tirar dúvidas importantes por meio dos canais da empresa. Isso gera uma maior confiança entre as partes e pode ser responsável por fidelizá-lo futuramente.

Gere promoções que possam motivar o seu público

Como falamos, ao ver promoções que sejam vantajosas, a pessoa pode realizar a compra para não perder uma oportunidade incrível. Por exemplo, ganhar frete grátis após determinado valor de compra pode ser uma forma de fazer a pessoa realizar as compras previamente, mesmo que vá fazer a obra alguns meses depois.

Assim, planeje ações promocionais interessantes de acordo com o perfil do seu público. Eles se interessam mais por frete grátis ou por desconto nos itens mais vendidos de material de construção? Analise isso e defina as melhores estratégias para o seu negócio.

Ressalte os diferenciais da sua loja

O espaço do marketing digital pode ser interessante para ressaltar os diferenciais da sua loja no mercado, mostrando porque é uma opção mais viável e interessante do que outros concorrentes do mercado, seja no preço, qualidade dos materiais, custo-benefício, entre outros.

Mas lembre-se de não forçar o conteúdo institucional goela abaixo do seu cliente, viu? É importante conduzir a estratégia pelo funil de vendas, para que ele esteja apto a receber esse conteúdo em um determinado momento.

Gere valor para o seu cliente

Toda e qualquer estratégia de marketing digital, mesmo na área de material de construção, precisa passar por um ponto fundamental: gerar valor para o seu cliente. No atual momento, ele deve estar no centro das ações da sua empresa. Assim, é importante ter isso em mente todo o tempo.

As ações realizadas devem estar direcionadas para trazer algo positivo para seu público: novas informações e conhecimento, oportunidades de compras, dicas importantes, entre uma série de outras questões.

A importância de motivar as equipes de vendas nesse período

Outro ponto importante para conseguir aumentar as vendas de material de construção em períodos chuvosos é ter uma equipe de vendas realmente engajada. Quanto mais eles tiverem motivados, maiores serão as chances de que consigam reverter prospecções em conversões de fato. Mostraremos a seguir alguns pontos que pode auxiliar sua loja nesse processo.

Programas de incentivos

Os programas de incentivos são uma forma de trazer maior motivação para seus funcionários por meio de concessões de vantagens, sejam elas financeiras, sejam elas de outras formas. As comissões por vendas também podem estar presentes aqui, servindo como um incentivo para que eles se dediquem a conquistar a atenção do cliente e gere a venda.

Outros benefícios, como concessões de folgas remuneradas, também podem ser planejados para esse fim.

Bonificações

Outro ponto importante é pensar nas bonificações a serem concedidas para os funcionários. Por exemplo, os gestores podem definir uma meta a ser batida em determinado mês e oferecer bônus para as equipes, caso elas batam a meta. Isso difere-se do item anterior, principalmente, por incentivar o espírito de equipe dentro da empresa.

Treinamentos

Muitas vezes, a dificuldade na conversão diz respeito a falta de preparo para as vendas. Assim, uma forma interessante de contornar a situação é oferecer treinamentos para seus colaboradores, focado em técnicas de vendas e persuasão.

Assim, eles terão, em suas mãos, tudo que é preciso para conseguir melhores resultados, bater e superar metas, inclusive, nos períodos chuvosos. Além disso, a concessão dos treinamentos é fundamental para gerar funcionários mais motivados, que vistam a camisa pela loja. Afinal, isso é visto como uma forma de a empresa valorizar o colaborador.

O período chuvoso não deve ser visto como uma época ruim para as lojas de material de construção. Ao fazer um bom planejamento e um eficiente controle de estoque e de compras, é possível potencializar as vendas e garantir uma boa rentabilidade nessa época do ano. Assim, tenha sempre em mente que é fundamental manter as estratégias que listamos anteriormente para conseguir melhores resultados.

Gostou do nosso artigo sobre como melhorar as vendas em época de chuva? Então, aproveite a oportunidade e compartilhe este artigo em suas redes sociais! Ele poderá ser útil para outros gestores e colegas de área.

No Comments

Post A Comment