Saiba como usar o WhatsApp Business na sua loja de material de construção

Um dos aplicativos de mensagens instantâneas mais utilizados no mundo atualmente é o WhatsApp. Milhares de pessoas recorrem à ferramenta e fazem dela seu principal meio de comunicação. Diante disso, as empresas de sucesso no mercado já sabem como usar o WhatsApp Business para tirar proveito dessa realidade também nos negócios e atrair mais clientes.

Neste post, você conhecerá os motivos, as dicas e aprenderá de uma vez por todas como usar o WhatsApp Business para a sua loja de material de construção. Confira!

Por que vale a pena usar WhatsApp para empresas?

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo portal Exame, o Brasil é o segundo país no ranking de usuários de smartphones que mais usam o WhatsApp. Do ponto de vista de quem investe, ou seja, para os empreendedores no ramo do varejo da construção, são números bastante animadores.

Além disso, com o uso da ferramenta em sua loja de material de construção, você demonstra mais profissionalismo, visto que, com ela, haverá a separação entre os contatos pessoais e profissionais.

Quais as dicas para aproveitar essa tecnologia?

Portanto, as vantagens de saber como usar o WhatsApp Business são muitas. Em seguida, apresentamos os principais benefícios.

Maiores chances de vender mais

A ideia é proporcionar facilidade à comunicação entre as lojas e seus consumidores, embora um dos aspectos que mais têm chamado a atenção é o fato de que o WhatsApp Business traz segurança e credibilidade ao negócio. Tudo isso, consequentemente, faz aumentar as vendas e o faturamento da sua empresa.

Oportunidade de melhorar o relacionamento com o cliente

O WhatsApp Business é uma excelente alternativa para lojas de material de construção que têm o desejo de estruturar uma melhor comunicação com seus clientes. Isso porque a ferramenta é capaz de aproximar lojista e consumidor, permitindo um atendimento mais personalizado e estreitando o relacionamento.

Prática do pós-venda

Outro bom motivo para usar o WhatsApp Business é deixar que ele faça o papel de uma espécie de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Com isso, será possível praticar por meio dele o pós-venda.

Já é bastante comum as empresas utilizarem seus perfis nas redes sociais, como o Instagram, Facebook e Twitter, para responder às dúvidas, reclamações e acatar sugestões do público. Assim sendo, não existem motivos para não usar também o WhatsApp, que é até mais rápido e prático tanto para os vendedores quanto para os clientes.

Como usar o WhatsApp Business?

Se você quer deixar a comunicação da sua loja de material de construção ainda mais eficiente, separamos as principais funcionalidades do aplicativo para você tirar o máximo de proveito dele. Acompanhe!

Programe mensagens automáticas

Ainda que o seu estabelecimento esteja fora do horário de atendimento, a programação de mensagens informando a ausência e dando as boas-vindas viabilizam um contato imediato com os clientes. Aproveite para informá-los que, tão logo seja possível, você entrará em contato com eles.

Separe por perfil de clientes

Com o WhatsApp Business você tem a oportunidade de desmembrar seus clientes por categorias. Por exemplo:

  • pessoas físicas e pessoas jurídicas;
  • profissionais de obras que a sua loja atende com frequência;
  • clientes antigos e novos;
  • público interessado em setores específicos como produtos para revestimento, elétrica, hidráulica etc.

Formate respostas rápidas

Outra funcionalidade interessante é a formatação de algumas respostas rápidas para as dúvidas mais frequentes dos clientes. No aplicativo, você pode salvá-las para utilizar em função da demanda de outros consumidores.

Assim sendo, rapidamente as pessoas terão respostas automatizadas para questionamentos como: “Qual é o horário de funcionamento da loja durante os fins de semana?”.

Organize as informações

Diferentemente do aplicativo que utilizamos para fins pessoais, o WhatsApp Business permite a organização de informações relevantes em seu perfil, como a sua localização, horário de funcionamento da loja, telefone para contato, e-mail e site.

Crie um cronograma de campanhas

Se a ideia é usar essa ferramenta para obter um aumento nas vendas da sua loja de material de construção, procure entender em qual estágio da jornada de compra estão cada um dos seus potenciais clientes. Diante disso, elabore um cronograma de campanhas com ações específicas.

Estabelecer a periodicidade de envio das mensagens e qual conteúdo será enviado pode ser um fator determinante para a decisão de compra daquele potencial cliente.

No entanto, tenha muito cuidado com a quantidade e a frequência de mensagens enviadas e lembre que todo conteúdo deve criar conexão entre a empresa e o cliente. Essas mensagens devem, sobretudo, despertar nele o desejo de sempre querer saber mais sobre as novidades da sua marca.

Faça uso da lista de transmissão e estruture suas campanhas

Engana-se quem pensa que criar grupos de WhatsApp é uma boa estratégia para aumentar as vendas. A verdade é que o ideal é usar a lista de transmissão para criar e colocar em prática as suas campanhas de marketing.

Nesse sentido, a lista de transmissão reúne vários contatos dentro dela e, quando uma mensagem é enviada ou recebida, você tem a impressão de que ela foi expedida apenas para um contato específico.

Com esse recurso valioso do aplicativo, é possível divulgar o lançamento de um produto, exibir uma promoção ou oferta exclusiva, entre outras ações interessantes.

Por fim, vale lembrar que, além da permissão do público para comunicar-se via aplicativo, você precisa manter o smartphone sempre por perto para visualizar as notificações e entrar em contato com os clientes.

De nada adianta falarmos sobre a proximidade e a agilidade da comunicação pela ferramenta se houver uma ausência grande em seu uso no dia a dia. Afinal, tudo isso é a mobilidade ajudando o time comercial a performar melhor.

Perceba como usar o WhatsApp Business na loja de material de construção é útil em todos os processos — antes, durante e após as vendas. Toda essa gama de possibilidades é que justifica nossa afirmação de que o aplicativo, quando bem usado, promove um aumento nas vendas, melhora o relacionamento com o público e fideliza seus clientes.

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