5 dicas para vender material de construção em período chuvoso
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5 dicas para vender material de construção em período chuvoso
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5 dicas para vender material de construção em período chuvoso

5 dicas para vender material de construção em período chuvoso

As chuvas dificultam uma série de atividades durante uma obra, como o processo de secagem de lajes ou a aplicação de tintas em locais externos. Por isso, muitas obras reduzem suas tarefas durante o período chuvoso, fator que pode interferir no faturamento mensal das lojas de material de construção.

Apesar de a procura por materiais utilizados nessas atividades ser menor durante o período das chuvas, existe a oportunidade de vender outros tipos de produtos nessa época, como materiais para reformas ou manutenções.

A seguir, vamos mostrar como funciona a sazonalidade nesse setor, bem como o que você pode fazer para atrair clientes e aumentar as vendas durante esse período.  Acompanhe a leitura!

Entenda como funciona a sazonalidade em lojas de material de construção

A sazonalidade acontece em todos os tipos de varejos e em períodos diferentes do ano. No setor de material de construção, a época de chuvas reduz as vendas de materiais utilizados em obras que são realizadas em espaços abertos.

Dessa forma, mercadorias como areia, cimento e tijolos têm o número de vendas reduzido durante esse período. No entanto, esse é um ótimo momento para vender produtos utilizados em outras atividades, como impermeabilizantes, silicones, colas, telhas, entre outros.

Durante o período de chuvas, aumenta a necessidade de reparos por conta de infiltrações ou outros problemas causados pela umidade, como mofos e bolores. Portanto, os materiais utilizados para resolver essas adversidades são mais procurados e devem sempre estar disponíveis na loja.

As vendas de produtos utilizados em reformas rápidas e manutenções também têm a procura aumentada durante esse período. Isso porque muitas famílias que têm casas em praias ou sítios viajam para esses lugares durante as férias e, muitas vezes, é preciso fazer algum reparo.

Além de observar os produtos mais vendidos na época de chuvas, outros fatores devem ser considerados, pois podem interferir nas vendas, como as festas de final de ano e o carnaval. Dessa forma, a chuva e as datas especiais devem ser vistas como uma oportunidade para promover a venda de outras mercadorias.

Saiba o que fazer para aumentar as vendas durante o período chuvoso

Durante a época de chuvas, é preciso ter alguns cuidados e adotar estratégias para escolher os produtos certos que sejam atrativos para os clientes e aumentem o faturamento.

1. Faça um bom planejamento

Para ter sucesso nas vendas, é essencial fazer um bom planejamento. Para isso, as análises de alguns fatores são determinantes, como acompanhar a movimentação do mercado, verificar o comportamento da concorrência e conferir o histórico de vendas da loja.

O acompanhamento do mercado é importante para identificar, por exemplo, ações externas que possam injetar dinheiro no setor da construção civil e, dessa forma, potencializar a venda de materiais de construção. Assim, será possível fazer um bom planejamento sobre a demanda dos produtos necessários a essas atividades.

2. Tenha um controle de estoque eficiente

Para aumentar as vendas, é preciso garantir a disponibilidade dos produtos. Por isso, manter um eficiente controle de estoque é um dos principais fatores de sucesso. O primeiro passo é ter um controle rigoroso sobre quando determinado produto tem mais procura e em que período essa mercadoria tem a demanda reduzida.

Outra análise, que é preciso fazer, é sobre a quantidade de vendas de cada item durante todo o ano. Dessa forma, ficará mais fácil acompanhar quais períodos são mais vantajosos para cada produto.

Ao fazer o controle de estoque, é importante identificar os produtos sazonais e manter o acompanhamento sobre esses itens. Esse controle é útil para evitar a compra de materiais em excesso quando não há muita saída ou a falta deles nos períodos de maior movimento.

3. Faça o planejamento de compras de acordo com a sazonalidade

Um bom planejamento de compras é feito com base em um controle de estoque eficiente. Uma das principais atividades para fazer a reposição no momento correto é acompanhar a quantidade mínima e máxima de produtos em estoque.

Outra forma de planejar a reposição é fazer o acompanhamento da curva ABC, em que as mercadorias são classificadas de acordo com a sua importância para o negócio.

A análise sobre o histórico de vendas também é importante em um bom planejamento. Dessa forma, é possível comparar as vendas de um produto em várias épocas do ano e avaliar o seu desempenho.

Além disso, deve-se identificar quais foram os itens com maior saída durante o período. Outro fator que não pode ser negligenciado é o tempo de entrega dos pedidos pelo fabricante. Por isso, faça parcerias com os fornecedores com a finalidade de garantir agilidade no processo de reposição de itens em caso de necessidade.

4. Construa propagandas e promoções com foco no período

Uma forma de potencializar as vendas em períodos de chuva é criar promoções e fazer propagandas para os produtos que tenham maior aceitação do público durante essa época do ano.

Um exemplo é fazer promoções de itens que ajudem no embelezamento da casa para as festas de final de ano, como tintas indicadas para ambientes internos ou produtos para iluminação, como lustres e pendentes.

Depois de selecionar os produtos que participarão das campanhas, invista em sua divulgação. Portanto, crie uma estratégia que inclua publicações em redes sociais, envie e-mail marketing aos clientes e explore outros canais digitais que possam atraí-los para a loja.

5. Promova a venda de kits de produtos

Com base no estudo de quais são as melhores mercadorias a serem vendidas nesse período, invista na promoção de kits de produtos. Por exemplo, para que o cliente possa embelezar a casa, monte um kit em que se ele possa levar a tinta, o rolo de pintura e um pincel para acabamento.

Essa é uma excelente oportunidade para a venda casada de produtos que estão em alta e para adicionar itens que não têm tanta procura assim.

O período chuvoso não deve ser visto como uma época ruim para as lojas de material de construção. Ao fazer um bom planejamento e um eficiente controle de estoque e de compras, é possível potencializar as vendas e garantir uma boa rentabilidade nessa época do ano.

Gostou do nosso artigo sobre como melhorar as vendas em época de chuva? Então, não vá embora ainda! Confira mais um de nossos conteúdos com dicas essenciais sobre como atrair clientes para as lojas de material de construção!