Menu do Site


Copyright
MicroUniverso 2020

7 dicas essenciais para otimizar o controle de informações no varejo
2053
post-template-default,single,single-post,postid-2053,single-format-standard,bridge-core-2.2.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,side_menu_slide_from_right,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-21.1,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive
 

7 dicas essenciais para otimizar o controle de informações no varejo

7 dicas essenciais para otimizar o controle de informações no varejo

Para muitas lojas do segmento de varejo, padronizar o controle de informações garante que todas as estratégias traçadas pela empresa funcionem de maneira eficiente. Assim, é possível ter garantia dos resultados desejados, equipes alinhadas aos métodos propostos pelos gestores e execução de toda a jornada de negócios de maneira positiva.

Nesse sentido, desenvolver uma gestão baseada na análise de dados permite entender e avaliar cada processo dentro do seu negócio, com o objetivo de tornar as decisões mais coerentes e objetivas. Sendo assim, otimizar o controle de informações permite redução de gastos e maior aproveitamento do tempo, permitindo que os resultados e a qualidade da performance sejam sempre as melhores possíveis.

Neste artigo, traremos 7 dicas valiosas para você otimizar o controle de informações em sua empresa. Confira!

1. Automatize os processos

Os avanços tecnológicos que acompanhamos nos últimos anos possibilitaram a criação de ferramentas que automatizam e simplificam os processos em todos os setores de uma empresa. Isso permite que os gestores concentrem seus esforços na resolução de atividades mais desafiadoras e que exigem maior atenção dentro da organização.

Com a automatização, é possível realizar tarefas com muitos mais agilidade e monitorar, em tempo real, todas as ações realizadas pela empresa. Assim, evitam-se gargalos que possam impactar nos resultados e na produtividade dos colaboradores.

Outros benefícios que acompanham a automação de processos é o maior controle de informações, as reduções de erros e a integração entre os diferentes setores da empresa, por exemplo. Implementando um ERP, as informações ficam centralizadas e o acesso aos dados torna-se mais fácil. Além de permitir que o armazenamento das informações seja seguro e acessível sempre que for necessário.

2. Desenvolva sua equipe

Uma das partes mais importantes das engrenagens que movem a empresa são seus colaboradores. Com isso, a participação e o envolvimento de toda a equipe é primordial, a fim de que o processo de controle de informações seja desempenhado com êxito. Afinal, eles são os responsáveis por alimentar a base com os dados dos clientes, para serem usados em situações pontuais de marketing e de relacionamento com o público.

Os vendedores precisam trabalhar com muitas informações todos os dias, além de desenvolver toda a interação com o cliente. Muitas vezes, isso pode gerar confusões e perda de performance. Em razão disso, é fundamental a capacitação dos colaboradores sobre todas as funcionalidades que o sistema dispõe para o controle de informações no varejo.

3. Organize as informações

Sabemos que a organização é fundamental não apenas para processos mais inteligentes, mas também para maior produtividade e facilidade de trabalho dentro da empresa. Afinal, de nada adianta capacitar profissionais e investir em infraestrutura se a organização é falha e não permite que o uso de dados seja realizado de forma benéfica. Com as informações geradas, organizadas e analisadas, é possível acompanhar a evolução de suas operações, além de traçar metas e estratégias mais acertadas.

4. Crie canais eficientes de comunicação 

Para otimizar o controle de informações, é fundamental investir em meios práticos e rápidos para que toda a informação circule pela empresa de maneira ágil e segura. O ideal é desenvolver uma intranet intuitiva, na qual todos os comunicados e informações sobre os procedimentos de trabalho fiquem centralizados para facilitar o dia a dia.

Na hora de implementar um software, além da viabilidade técnica, considere também a opinião dos funcionários. Assim, a escolha beneficiará a todos e tornará a experiência de uso confortável, contribuindo para a produtividade.

5. Tenha metodologias de trabalho

Desenvolver uma metodologia de trabalho permite que o controle de informações seja mais eficiente, trazendo melhores resultados e qualidade de trabalho. Quando essa metodologia é bem definida, com regras bem claras, auxilia bastante as atividades de sua loja de material de construção.

A MicroUniverso disponibiliza um sistema que apresenta recursos que facilitam a rotina de trabalho dos gestores, oferecendo relatórios, acompanhamento de tarefas em tempo real e monitoramento de desempenho dos setores da empresa.

6. Invista em segurança 

Para que um sistema de gestão e controle de informações seja eficiente, é necessário contar com práticas e recursos de segurança. Isso evita que os dados armazenados sejam roubados ou extraviados, possibilitando a diminuição de retrabalhos e erros nos processos, além de segurança para o cliente. Nesse contexto, a tecnologia é uma forte aliada. Isso porque é possível adotar métodos de segurança que exijam logins e senhas que sejam sempre renovadas.

Além disso, contar com tecnologias de armazenamento em nuvem garante que todos os dados fiquem armazenados em servidores altamente seguros, o que é uma medida para evitar que as informações da sua empresa caiam em mãos erradas. Hoje em dia, é fundamental ter ações preventivas que evitem problemas e prejuízos futuros.

7. Invista em ferramentas eficientes 

É necessário escolher sistemas que facilitarão o controle das informações, assim como do fluxo no qual elas circulam. Nesse sentido, com um ERP, é possível não apenas integrar os setores dentro da empresa, mas também facilitar a comunicação entre as demais filiais. Assim, todos podem trabalhar de maneira padronizada e dispor o mesmo atendimento para os clientes.

Empresas com altos volumes de informações optam por soluções de big data e business intelligence, a fim de tomar decisões mais rápidas e fazer uma análise das informações que gerem possibilidades de negócios.

Por fim, as ferramentas de automação, como o ERP MicroUniverso, trazem maior dinâmica e facilidade para os gestores. Afinal, apresentam relatórios que permitem o acompanhamento de todas as atividades e indicadores da empresa. Com isso, é possível ter mais qualidade e precisão dos processos e decisões mais coerentes.

Lembre-se sempre de analisar e entender a realidade do seu negócio, para que o controle de informações contribua para o desenvolvimento dos processos, crie possibilidades de negócios, satisfação nos clientes e permita que erros desnecessário sejam evitados.

Se para você faz sentido todas essas dicas, então entre em contato com nossos consultores e descubra a solução ideal para sua empresa.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.