Menu do Site


Copyright
MicroUniverso 2020

Veja como a solução da MicroUniverso utiliza o Business Intelligence
1944
post-template-default,single,single-post,postid-1944,single-format-standard,bridge-core-2.2.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,side_menu_slide_from_right,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-21.1,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive
 

Veja como a solução da MicroUniverso utiliza o Business Intelligence

Veja como a solução da MicroUniverso utiliza o Business Intelligence

Em um mercado tão competitivo como o varejo de material para construção, quanto mais informações gerenciais sobre o seu negócio você tiver, mais e melhores resultados você conquistará. Por meio do Business Intelligence (BI) é possível saber, entre outras inúmeras referências, o que fazer em um momento de crise como esse.

O BI virou uma ferramenta de trabalho fundamental para a gestão de uma empresa, uma vez que as pessoas que já usam se familiarizam com a busca de informações para saber os resultados do negócio. A verdade é que com o BI é possível ver a vida como ela é, ou seja, obter informações sobre se a sua loja vende muito e ganha pouco, por exemplo.

Por isso, neste post mostraremos como a solução MicroUniverso utiliza o Business Intelligence, assim como as aplicações e benefícios dessa solução essencial para tornar a gestão de uma loja mais efetiva. Continue a leitura e confira!

Aplicações do Business Intelligence nas empresas

Em primeiro lugar, vale observar que o BI não dirá aos gestores o que fazer ou quais serão as consequências de uma decisão, assim como também não se limita apenas a um produtor de relatórios. Nesse sentido, a ferramenta de Business Intelligence oferece uma maneira de examinar as informações do negócio para que o gestor entenda as principais tendências e obtenha insights valiosos a respeito de seu próprio mercado.

Então, uma loja de material para construção que deseja otimizar a gestão de seu estoque precisará do BI para determinar com mais precisão em quais situações ocorrem falhas e erros, além de identificar com mais facilidade os problemas e as variáveis nos processos de armazenamento, por exemplo.

Benefícios do Business Intelligence

O BI é uma solução que contribui em inúmeros aspectos da gestão de um negócio, mas entre as principais vantagens de utilizar esse recurso no dia a dia, podemos citar:

  • auxílio para a tomada de decisões;
  • redução de custos;
  • eliminação de atividades duplicadas;
  • melhoria da organização.

Como a solução MicroUniverso utiliza o BI

Antes de tudo, é preciso ficar claro que o BI na MicroUniverso é um módulo do ERP, e que ele é comercializado junto com o sistema, porque a MicroUniverso não comercializa módulos. Por sua vez, o BI não funciona de maneira isolada, mas de forma integrada com o resto do sistema.

As visões gerenciais são criadas com base em dados, ou seja, a loja deve vender, ter um estoque, entregar a mercadoria, contas a pagar e a receber etc. Tudo isso, para gerar essas informações e enxergar os resultados da empresa de acordo com os critérios gerenciais do gestor.

Por meio da ferramenta de BI, uma das partes integrantes do sistema MicroUniverso, é possível combinar algumas ações do banco de dados — espaço no software no qual se concentram todas as informações sobre estoque, produto, cliente etc.

Ao combinar os dados contidos nesse banco com o BI, fica fácil montar o que a MicroUniverso chama de “visões”, ou seja, o jeito que cada usuário quer enxergar aquela consulta ou relatório. Assim sendo, o gestor passa a ter visões gerenciais buscando as informações com livre combinação.

Aprofunde nas referências gerenciais

Dessa forma, a partir de uma informação sintética é possível chegar em outra mais analítica só clicando com o mouse. Vamos imaginar que você queira saber quanto vendeu em sua loja no mês de maio. Você clica e vê que vendeu um milhão. Quer saber o que vendeu na loja que gerou esse um milhão? Clica de novo e percebe que vendeu tais itens. Quais clientes compraram esses produtos? Clica, e por aí vai.

Assim, é possível chegar no nível mais analítico da informação, de acordo com o que você montou. Com o sistema MicroUniverso, é o gestor da loja quem define a visão, dimensões, métricas, prazos, enfim, ele ranqueia aquilo que tem um peso maior ou menor, assim como o que ele quer ver primeiro e o que quer ver depois.

Monte o sistema de acordo com o que você precisa

Por meio da experiência junto ao segmento de varejo de materiais para construção, a MicroUniverso já tem algumas visões prontas. A princípio, essa visão pode ser levada diretamente para o gestor da loja. Por exemplo, uma visão comercial, na qual é possível analisar resultado por filial, por produto, por vendedor, por cliente etc. Em seguida, as visões gerenciais são criadas de acordo com a demanda dos gestores.

No início, normalmente, a MicroUniverso entrega o que já tem pronto e isso atende 90% das necessidades do cliente. Depois, de acordo com o aumento do nível de exigência, esse cliente pode requisitar a combinação de uma determinada informação com outras e, assim, solicitar uma visão de BI de acordo com isso.

Obtenha facilidades

Essa conduta de implementação é válida principalmente para os pequenos empresários, que não costumam ser tão familiarizados com as ferramentas de gestão. Entretanto, a ferramenta é de simples acesso, fácil de buscar as informações e não exige muito conhecimento em informática para ter alcance aos dados e relatórios gerenciais. Com ela o gestor saberá, entre outras referências, que um produto que a loja comprou não vende ou que determinado item não gira no estoque há tantos dias.

Diferenciais da MicroUniverso

A solução é direcionada para o comércio, sendo que o carro chefe é o varejo de material para construção, segmento aonde a MicroUniverso tem mais de 150 referências a nível nacional, o que traz muita expertise, uma vez que conhece bem o negócio e o mercado do cliente. Afinal, são centenas de gestores com demandas diárias por novas implementações no sistema para atender às suas necessidades operacionais e gerenciais.

Com a entrada no e-commerce e para quem percebe a necessidade de um sistema integrado, mais cedo ou mais tarde as lojas de materiais para construção terão que lidar com as aplicações da tecnologia e contar com todos os benefícios do Business Intelligence.

Se a sua loja está em crescimento e você quer ajuda na sua gestão, pois quer que ela se torne mais efetiva, entre em contato conosco agora mesmo! Teremos muito prazer em atender você!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.