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9 dicas para vendas de fim de ano na loja de material de construção
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9 dicas para vendas de fim de ano na loja de material de construção

9 dicas para vendas de fim de ano na loja de material de construção

Vamos chegar ao fim de um ano que trouxe muitas transformações em vários sentidos para o comércio. Mesmo em um cenário de incertezas, sem dúvidas, as vendas de fim de ano são as mais aguardadas pelo setor do varejo. Afinal, elas são responsáveis por uma fatia considerável do faturamento de uma empresa. 

Para se destacar nesse período de festas, em meio ao “novo normal”, é fundamental que sua loja de material de construção esteja preparada para alcançar os resultados desejados, assim como, encantar e considerar as necessidades do cliente. Não podemos esquecer das medidas sanitárias necessárias para maior segurança do consumidor e colaboradores.

Para ajudar na missão de preparar e impulsionar suas vendas de fim de ano, separamos 9 dicas essenciais que ajudarão você a chegar lá. Confira!

1. Faça um comparativo com o ano anterior

Para começarmos, é preciso realizar a coleta de informações mais próximas da realidade de sua loja. Para isso, basta recorrer aos relatórios do ano anterior para traçar um comparativo e desenvolver sua estratégia. Lembre-se, um planejamento de sucesso dependerá de indicadores de desempenho, números e metas.

Sendo assim, essa coleta de dados servirá como um ponto de referência para seu posicionamento futuro. A automação nas empresas facilita muito esse processo, por apresentar informações pertinentes que serão fundamentais para o planejamento.

2. Crie um planejamento estratégico

O segundo passo para se preparar paras as vendas de fim de ano é o planejamento estratégico. Em datas comemorativas, o fluxo de clientes que passa pela loja aumenta consideravelmente, nesse sentido, é essencial se preparar para atender toda essa demanda e garantir os resultados desejados.

Com as informações coletadas do ano anterior, crie seu plano de ação com antecedência. Assim, você pode se antecipar a qualquer imprevisto e tomar decisões rápidas que não comprometam a operação de sua loja e garantam o atingimento das metas estipuladas.

3. Prepare o seu estoque

Um dos pontos que merecem maior atenção é o controle e abastecimento de estoque. Para não perder oportunidades de negócios, é necessário que a sua loja de material de construção esteja preparada para disponibilizar para o cliente o produto que ele procura.

Portanto, realize um inventário, analise seu histórico de vendas do mesmo período no ano anterior e prepare seu estoque para as vendas dessa época. Avalie os produtos mais procurados, as promoções que estarão vigentes e cuidado com os excessos de mercadorias e também com a ruptura de estoque.

4. Capacite seu time de vendas e estipule metas

Nesse período importante para o varejo, é fundamental que todo time de vendas esteja alinhado à sua estratégia, pronto para contornar as objeções e converter as visitas de seus clientes em vendas. Não podemos esquecer que, pelo aumento da demanda, há muitas contratações temporárias, por isso, é importante a capacitação dos colaboradores. 

Nesse sentido, defina metas que devem ser alcançadas. Quando definimos um objetivo que queremos alcançar e motivamos os funcionários, não tenha dúvidas, conseguimos alcançar os resultados desejados e, assim, fazer com que essa época seja lucrativa para empresa e vendedores.  

5. Proporcione um bom atendimento e pós-vendas

Com a equipe capacitada e pronta para receber os consumidores, é hora de reforçar o atendimento consultivo e que proporciona experiência de compra para o cliente. Esse é o momento que o vendedor vai entender as necessidades e despertar outras, a fim de garantir um ticket médio maior e o atingimento das metas. Lembre-se de que cada atendimento é único e especial.

Seguindo essa linha de “encantar” o cliente, não podemos deixar de citar o pós-vendas, que assim como o atendimento, é vital para o sucesso das vendas de fim de ano. Proporcionar um pós-vendas efetivo é um meio de valorizar seus diferenciais e fidelizar o cliente.

6. Aposte no visual merchandising

Em datas comemorativas, é comum que as lojas de varejo elaborem materiais como tabloides, tags, móbiles, testeiras, entre outros, para ambientar e estimular a compra. As vitrines, por exemplo, são excelentes oportunidades de atrair os clientes e devem ser exploradas prezando pela harmonia de cores, disposição de produtos e precificadores preenchidos corretamente.

Contudo, vá além das vitrines e pense em todos os espaços que podem ser aproveitados na loja e trabalhe os sentidos dos consumidores, que são úteis no momento de influenciá-los a comprar. Dê uma atenção aos espaços disponíveis perto dos caixas, esses lugares são ótimos para inserir mais produtos no atendimento, a fim de complementar a compra do cliente e aumentar a lucratividade. 

7. Invista em divulgação

No período de fim de ano, a maioria dos negócios e compras são por impulso. Como é um momento que as pessoas tendem a ter mais dinheiro disponível, elas se sentem mais seduzidas pelas ofertas. Sendo assim, para que suas vendas de fim de ano sejam além das expectativas, é muito importante investir em divulgação.

O fato é que seus clientes precisam saber das vantagens ― formas de pagamento, ofertas, produtos exclusivos, por exemplo. Para isso, planeje junto à sua equipe de marketing e gestores as melhores formas de divulgar seus produtos em destaque. Seja por meio de tabloides, mídias sociais, divulgação em rádio e TV, entre outras, de acordo com o que você julgue mais eficiente para transmitir sua mensagem aos seus consumidores.

8. Faça promoções

Em datas comemorativas, o maior chamariz para os consumidores são as promoções. Por isso, pesquise os produtos ofertados pelos concorrentes e os mais procurados na loja, por exemplo, para elaborar suas promoções de forma eficiente. Uma ótima dica é trabalhar descontos na compra de mais de um item. Elabore ações promocionais com brindes atrativos, sorteio com produtos que despertem desejo e qualquer estratégia que motive a compra.

9. Tenha um diferencial

Nesse momento das vendas de fim de ano, todas as lojas de varejo desenvolvem e aplicam ações publicitárias pontuais e de maneira mais intensa. Nesse sentido, destaque todos os diferenciais e vantagens de comprar em seu estabelecimento em relação ao mercado. Esse diferencial deve ser motivador e impulsionador para as compras, deixe sempre bem claro que sua loja é a melhor opção e que seu time é o mais habilitado para atender o cliente com qualidade e agilidade que o período pede.

Por fim, não podemos deixar de citar a importância da automação dos processos de vendas e gestão para que todas essas dicas sejam desenvolvidas de maneira correta e que contribua para maior agilidade, evitar erros operacionais e otimizar os processos. Para que, assim, sua loja consiga alcançar os resultados e fazer com que esse período de vendas de fim de ano seja lucrativo tanto para empresa quanto para os colaboradores.

Se nossas dicas fazem sentido para você, compartilhe este post nas suas redes sociais.

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