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Saiba como usar o Instagram na sua loja de material de construção
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Saiba como usar o Instagram na sua loja de material de construção

Saiba como usar o Instagram na sua loja de material de construção

Você já parou para pensar que usar o Instagram para vendas em sua loja de material de construção é uma possibilidade para manter e aumentar as suas vendas em meio a cenários desafiadores? Já fez aquela análise do seu feed para conferir como estão suas publicações? Se você ainda não conseguiu fazer esse check-up, fique tranquilo. 

Com tantas atividades para desempenhar, é normal esquecer de dar uma olhada em certos detalhes que são essenciais e fazem muita diferença na estratégia de marketing do seu Instagram. Não tenha dúvidas, essa é a rede social que mais cresce no mundo e a mais utilizada no Brasil. Ela é usada não apenas para perfis pessoais, mas por lojas, profissionais e e-commerces. 

Podemos afirmar que o Instagram é uma rede social de informações rápidas, que disponibiliza excelentes recursos para incrementar a busca por seguidores, intensificar o engajamento e possibilita uma análise apurada dos interesses do seu público.

Neste artigo, vamos apresentar dicas infalíveis para aumentar a visibilidade do seu negócio e criar oportunidades de vendas. Confira!

Crie um perfil comercial

Antes de mais nada, dedique um tempo para fazer uma análise ampla do perfil de sua loja de material de construção. Nesse sentido, anote todos os detalhes que você acha que podem ser melhorados, por exemplo, qualidade das imagens, estrutura das legendas, escolha de hashtags e frequência das publicações.

Na sequência, guarde essas informações e pense:

  • Quais os valores da sua empresa?
  • Como você quer que seu negócio seja visto?
  • Quais os objetivos com a rede social?
  • Quem é o público que você conversa (persona)? 

Com essa revisão, você já pode começar a alinhar e desenvolver suas estratégias e começar a estruturar seus objetivos. Dessa maneira, fica mais nítido perceber os vícios de publicação ou reconhecer e corrigir algum erro que pode ter passado despercebido.

Também, crie ou altere sua conta para profissional, com isso, é possível ter acesso a informações e analisar métricas que ajudam na estratégia. Além disso, você poderá promover os conteúdos que tenham maior envolvimento.

Capriche nos conteúdos

O conteúdo que você produz é fundamental para usar o Instagram como uma ferramenta de vendas em sua loja, logo, é o pilar mais importante para sua estratégia. Para que você tenha foco nos temas que serão publicados, o ideal é criar um calendário editorial e mapear os tópicos que serão trabalhados.

Faça uma pesquisa detalhada dos temas que fazem parte do universo do seu negócio e as mensagens que deseja passar, não se esqueça de que os assuntos devem conversar entre si. Uma dica bem interessante é criar uma série de publicações para que você eduque seu público e aumente o engajamento com suas publicações.

Elabore a bio perfeita

A bio ideal precisa ser coerente e conversar com os objetivos da sua empresa. Para isso, basta ter em mente os objetivos do check-up que você realizou. Também, insira botões de contato (número de telefone, site e blog, por exemplo). Caso você queira agregar mais de um link, existem ferramentas excelentes que ajudam nessa tarefa. Vincule também os catálogos do Facebook para aumentar a visibilidade de seus produtos.

Pense na estética do feed

O seu feed deve ser atrativo, refletir os diferenciais de sua loja, além de outros pontos do seu negócio. Sendo assim, observe a qualidade das imagens, a harmonia de cores e a identidade da sua empresa. A intenção é proporcionar uma experiência visual marcante e atrativa para os visitantes do seu perfil profissional.

Outro ponto importante que deve ser considerado são os exageros de elementos chamativos. Portanto, evite carregar as imagens com textos, cuidado com o uso de filtros em excesso e sempre se coloque no lugar do cliente e na sua experiência de visualização. Se possível, registre as rotinas da loja no feed ou nos stories.

Seja objetivo na legenda

Seja breve nas legendas, procure não filosofar demais com textos de 250 palavras, por exemplo. Elas devem transmitir, de maneira direta e clara, a intenção da publicação e chamar o visitante para a interação (deixe seu comentário, link na bio, fazer perguntas, por exemplo).

Não se esqueça de usar as hashtags, elas servem como palavras-chave para que você alcance novos seguidores. Uma boa prática é fazer uma busca na barra de pesquisa do Instagram para usar as mais relevantes para o seu negócio e publicação.

Poste fotos com boa qualidade

Sabemos que o Instagram é uma rede que tem foco no visual. Para utilizar a plataforma para criar oportunidades de vendas, invista na qualidade das imagens. Considere a resolução, o ângulo do produto fotografado e o fundo onde será feita a foto. Evite imagens muito pesadas para carregar mais rápido. O Instagram diminui automaticamente a qualidade das fotos para se enquadrar nas definições do aplicativo. Contudo, imagens com resolução muito baixa prejudicam a nitidez da publicação.

Invista em vídeos 

Quando você for utilizar o Instagram para vendas, utilize vídeos de, no máximo, 60 segundos. Caso queira publicar um vídeo com maior duração, uma alternativa é o IGTV. Entretanto, lembre-se:

  • ajuste o formato do vídeo;
  • pense na imagem da capa do vídeo;
  • os primeiros segundos são essenciais; 
  • não se esqueça das legendas.

Desenvolva um relacionamento

O Instagram é uma rede que permite muita interação com os seguidores. Para desenvolver um relacionamento com o público, procure responder os comentários e crie o hábito de analisar e responder as mensagens no Direct. Procure entender os interesses do seu público, seja gentil e presente.

Quando falamos em relacionamento, saiba que você é o condutor de toda a experiência do cliente. O consumidor, hoje, preza por experiências marcantes, sendo assim, quanto mais você emprega esforços para ser e estar de verdade, melhores serão os resultados.

Portanto, pensar em como usar o Instagram para vendas abre um caminho para muitas possibilidades. Devemos considerar, também, a integração com o Facebook Business, que permite a programação de postagens de uma rede para outra. Muitas vezes, mudanças de forma brusca podem assustar o seu cliente, o ideal é ir aos poucos e sentir como seu público vai reagir. Quando você menos esperar, sua estratégia vai fluir e os seus objetivos serão alcançados.

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