Menu do Site


Copyright
MicroUniverso 2020

Logística 4.0: o que é, como funciona e quais suas vantagens?
2111
post-template-default,single,single-post,postid-2111,single-format-standard,bridge-core-2.2.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,side_menu_slide_from_right,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-21.1,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive
 

Logística 4.0: o que é, como funciona e quais suas vantagens?

Logística 4.0: o que é, como funciona e quais suas vantagens?

A logística 4.0 é uma expressão utilizada para definir a logística da atualidade que está em uma nova fase. Hoje existem conexões inteligentes para atender as exigências de velocidade do público, maior eficiência, um número elevado de informações e redução de custos. No cenário atual, as tomadas de decisões são embasadas na realidade das transportadoras, clientes, armazéns, embarcadores etc.

Neste post, vamos explicar o que é logística 4.0 e como ela funciona. Além disso, vamos apontar a importância dela e quais são os seus pilares. Aqui, você vai descobrir ainda quais são as principais tecnologias utilizadas neste contexto e encontrar detalhes sobre Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Big Data etc. Por outro lado, vai obter informações relevantes sobre o tema.

Precisa saber um pouco mais sobre logística 4.0? Prossiga com a leitura e fique por dentro!

O que é a logística 4.0?

Logística 4.0 é um termo que surgiu por volta de 2010 para agregar ao conceito diversas inovações que modificaram os processos produtivos. Foi quando esse segmento do mercado deu entrada na era da digitalização e da inteligência artificial. Estruturas mais inteligentes, independentes e complexas foram formadas por pessoas, ferramentas, informações e procedimentos inovadores.

Portanto, a logística 4.0 está relacionada à revolução que chegou para automatizar os processos logísticos devido aos avanços tecnológicos dos últimos anos. Ela chegou para atender com mais eficiência a cadeia de suprimentos e suprir as necessidades de entrega. O seu objetivo é fomentar o crescimento das organizações por meio de estratégias inovadoras.

Como funciona a logística 4.0?

O conceito ainda está se desenvolvendo e se aperfeiçoando por meio de inovações, investimentos e tecnologias. Não se trata de uma estratégia engessada que é praticada pelas empresas que faz os resultados aparecerem de uma hora para a outra. As novas ferramentas auxiliam na integração e na conectividade para que as etapas tenham independência.

Qual é a importância da logística 4.0?

A logística 4.0 é muito importante porque atende o mercado que está cada vez mais conectado, eficiente e digital. Porém, muitas empresas não investem nas estruturas de automação embora a demanda seja crescente e clara. A produtividade das equipes aumenta, as falhas humanas e os retrabalhos são reduzidos em conjunto com os custos.

Trata-se de uma excelente aliada para combater as fraudes, já que a inteligência artificial cria simuladores eficientes, processos inteligentes e máquinas que melhoram os serviços além de permitir a escalabilidade dos negócios. Há uma cadeia com comandos inteligentes que se organiza por meio de informações valiosas em tempo real.

Quais são os pilares da logística 4.0?

Os pilares da logística 4.0 são a redução contínua de perdas e dos custos de distribuição, a otimização dos níveis de estoque e a excelência dos serviços prestados ao cliente. Por outro lado, as operações focadas somente no serviço aos clientes geram altas despesas operacionais e estoques elevados. Esse é um erro que precisa ser evitado para não gerar prejuízos.

Quais são as principais tecnologias da logística 4.0?

Machine learning é uma das tendências amplamente utilizadas pelo mercado e também um recurso que analisa informações automaticamente para formar modelos analíticos. Ela possibilita que as máquinas realizem ações de modo autônomo e agilizem os processos logísticos. Veja a seguir as principais tecnologias da logística 4.0!

Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT) é bastante relevante na logística 4.0, visto que ela tem função de conectar os objetos utilizados no cotidiano. A IoT faz os equipamentos funcionarem de modo automatizado de acordo com orientações enviadas pelas tecnologias. Consequentemente, a produtividade aumenta e os riscos profissionais são minimizados.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) auxilia as máquinas a tomar decisões com base no comportamento humano durante os procedimentos. Além do mais, ajuda a antecipar problemas e garante agilidade e eficiência na realização das atividades. Com ela, é possível personalizar o atendimento aos clientes por meio de análises inteligentes.

Cloud Computing

Cloud Computing é um serviço que está se tornando cada vez mais utilizado nas empresas. A virtualização das tarefas exige a aplicação dessa solução que é indispensável para a indústria 4.0 e também para a logística 4.0. A tecnologia ajuda a gerenciar informações coletando, armazenando e disponibilizando-as para os gestores.

Big Data

Big Data é outra tecnologia que faz parte da logística 4.0, por ser um complemento importante do segmento logístico. Esse setor movimenta uma enorme quantidade de informações importantes que não devem passar despercebidas e a solução fornece visão estratégica da cadeia produtiva.

Digital twin

Digital twin é um conceito relacionado à versão digital ou a um protótipo dos produtos. Essa tecnologia é explorada em diversas áreas e inclusive pela logística 4.0. Com ela, as indústrias criam os gêmeos digitais para averiguar modificações que podem ser realizadas no setor logístico tornando o seu planejamento mais eficaz.

Quais são os impactos da logística 4.0 no mercado?

A logística 4.0 impacta o negócio com o uso de ferramentas, softwares, aplicações em nuvem, computadores e uma variedade de inovações que estão disponíveis no mercado. As operações logísticas estão ligadas ao avanço da tecnologia e a simplicidade de comunicação, integração e conexão. Os processos logísticos se tornam mais transparentes e organizados para os consumidores.

Esse conceito vai impactar todos os setores do mercado, pois não está limitado à indústria ou à empresa de uma determinada área. Ele trará mudanças consideráveis para todos os nichos tornando-os cada vez mais competitivos. Também não está limitado ao uso de dispositivos físicos, notebooks, celulares, uma vez que conta com softwares e outras aplicações.

No Brasil, a logística 4.0 ainda vai enfrentar diversos desafios referentes à cultura empresarial. Um movimento está sendo iniciado para que os negócios se organizem e passem a adotar inovações tecnológicas que fazem parte do momento atual.

Enfim, agora você já sabe o que é Logística 4.0, como ela funciona e quais são as suas vantagens! Ela vem crescendo nos últimos anos devido ao desenvolvimento tecnológico que está em pleno avanço e deve se aprimorar ainda mais no decorrer do tempo. Em virtude disso, trará ainda mais vantagens para as empresas.

Gostaria de receber novidades em seu e-mail periodicamente? Assine a nossa newsletter agora mesmo!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.