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O crescimento empresarial é, sem dúvida, uma das maiores metas dos gestores contemporâneos. E não é para menos! Para fazer frente à competitividade do mercado, correspondendo a demandas cada vez mais voláteis, é imprescindível que haja esforço direcionado para maximizar a produtividade e otimizar os recursos, assegurando os retornos esperados.

Se você busca mais informações sobre o tema, acaba de encontrar o conteúdo perfeito! Neste post, você conhecerá os principais desafios do mercado e aprenderá táticas importantes para obter destaque para o seu negócio, implementando estratégias capazes de alavancar a performance corporativa. Preparado? Boa leitura e bom aprendizado!

Quais são os principais desafios para o crescimento empresarial?

O mercado moderno é marcado pela alta concorrência. Em busca da preferência do consumidor, as empresas precisam lançar mão de estratégias capazes de potencializar os retornos sobre seus investimentos, mantendo a lucratividade e preservando a saúde financeira do negócio.

Manter a produtividade

Os desafios, nesse contexto, são inúmeros e precisam ser enfrentados todos os dias. É necessário, por exemplo, manter uma equipe produtiva e que esteja apta a atender às demandas do cliente com coerência e eficácia.

Oferecer preços competitivos

Também é importante manter preços competitivos, respeitando os critérios estabelecidos pelo público-alvo. Não se deve esquecer, é claro, da preocupação com a organização interna, priorizando rotinas transparentes e integradas.

Tomar decisões acertadas

Dessa forma, não seria equivocado afirmar que a rotina do empreendedor é repleta de decisões que determinam seu sucesso ou seu fracasso, mas que também se apresentam como grandes oportunidades de fazer melhor a cada vez.

Gerar diferenciais

Por isso, para driblar os desafios da gestão — seja internamente, na administração de equipes e de processos, ou externamente, na manutenção da competitividade e na expansão operacional — é válido concentrar-se naquilo que pode gerar diferenciais e ajudar a construir uma presença cada vez mais sólida no mercado.

Como é possível atingir o crescimento empresarial?

Agora que você já entendeu um pouco mais acerca da complexidade do ambiente corporativo e sabe que não basta pensar em apenas um lado da moeda (empresa ou mercado), é hora de conhecer algumas táticas eficientes para maximizar retornos e, assim, agir proativamente em favor do desenvolvimento operacional.

Atenda as necessidades dos clientes

O crescimento empresarial deriva de uma série de ações que, quando conectadas corretamente, abrangem e endereçam as necessidades do público interno (promovendo mais agilidade na execução de tarefas, por exemplo) e do externo (entregando produtos e serviços de qualidade a um preço justo).

Elabore o planejamento estratégico

É comum encontrar gestores que negligenciam a missão de pensar no desenvolvimento do negócio no curto, médio e longo prazo. Trata-se de um erro perigoso! Afinal, apenas ao revisitar o panorama da empresa e ao traçar perspectivas para o futuro, pontuando ambições e demandas, é possível criar um plano coerente de ação.

O planejamento estratégico é a ferramenta ideal para nortear as atividades corporativas, uma vez que age como um guia e designa missões e objetivos à equipe. Ao esmiuçar o que deve ser feito para que sejam gerados os resultados esperados, o documento tende a maximizar o comprometimento do time.

Por isso, para os líderes que almejam o crescimento empresarial, fica a recomendação: elabore um planejamento estratégico consistente e certifique-se de revisitá-lo com frequência, garantindo a continuidade das táticas.

Conheça o mercado

Como já foi mencionado, o mercado é um ambiente altamente volátil e competitivo. Para conquistar o sucesso, os gestores precisam estar conectados às demandas de consumo e preparados para respondê-las com eficiência.

Para isso, é essencial que os líderes procurem conhecer (e entender) as preferências do cliente e as tendências em vigor. Em um cenário em que tudo muda o tempo todo, ignorar as movimentações externas é um equívoco geralmente fatal.

Planeje-se, portanto, para reservar um tempo dedicado ao estudo do consumidor e (por que não?) da concorrência. Ao observar as melhores práticas e conhecer quais têm sido os retornos, você pode identificar oportunidades para melhorar sua operação e, assim, desenvolver a sua empresa.

Estabeleça metas e indicadores

As metas são recursos importantes para estimular o comprometimento da equipe na busca por um objetivo comum. Na prática, trata-se de um recurso (geralmente derivado do plano estratégico de ação) capaz de criar um ambiente movido a ambições e resultados.

Mas não adianta nada pontuar quais são as demandas se, no processo de dominá-las, não houver o monitoramento adequado. Para assegurar o bom andamento das atividades, garantindo que o time esteja alinhado nas expectativas e empenhado na entrega, é preciso fixar indicadores que meçam a performance individual e coletiva.

A associação das metas com os instrumentos de medição se torna um mecanismo importante para incitar o senso de pertencimento, elevar os retornos e, claro, reforçar a estratégia da empresa na busca pelo crescimento de sua operação.

Invista em tecnologia de gestão

Por fim, embora não menos importante, a tecnologia de gestão desponta como uma poderosa aliada no processo de desenvolvimento organizacional. Ao permear as mais diversas áreas de operação, integrando rotinas e minimizando retrabalhos, o ERP proporciona mais segurança e agilidade às atividades rotineiras.

Os ganhos partem da centralização de dados — proporcionando o amplo acesso às informações, de modo simples e rápido — e se estendem à qualidade das decisões gerenciais, uma vez que os líderes dispõem de insights confiáveis e que realmente expressam a realidade da empresa.

Dessa forma, não é nenhum exagero afirmar que o software de gestão age proativamente para viabilizar todas as estratégias apontadas até aqui:

  • possibilita a visualização dos dados necessários para a avaliação do cenário e para a construção de um plano de ação;
  • facilita o acesso a informações internas (sobre capacidade produtiva e desempenho de equipes) e identifica eventuais sazonalidades, acompanhando o mercado com base na operação da empresa;
  • permite a construção e o acompanhamento de metas e indicadores, fornecendo um contexto bastante específico da performance individual e coletiva do time.

Diante disso, a mensagem é clara: o crescimento empresarial se ampara em um conjunto robusto de estratégias e está diretamente ligado à qualidade da gestão. E lembre-se: a tecnologia pode ajudar bastante nesse desafio.

Quais são os principais erros que prejudicam o crescimento empresarial?

O gerenciamento de um negócio exige uma série de competências para a solução de problemas. Um bom gestor precisa fazer os investimentos certos para desenvolver as atividades e ter uma empresa bem-sucedida. O profissional também precisa conseguir resultados satisfatórios, identificar e eliminar os gargalos. Veja, a seguir, quais são os erros que devem ser evitados!

Não estudar o mercado

Para ter sucesso, é preciso estudar o mercado e não se prender aos meios convencionais de gerenciamento. O líder precisa definir vários fatores, como os objetivos do negócio, a persona, as necessidades dos clientes, as ferramentas que são utilizadas pela concorrência e os diferenciais que poderão ser oferecidos ao público-alvo.

É necessário aprender novos métodos de gestão, conhecer os indicativos da economia e aplicar soluções tecnológicas que aprimoram os processos organizacionais. O gestor é o responsável pelo direcionamento da empresa e também pelo desempenho das equipes. Estude as características externas e internas dos seus concorrentes e crie estratégias para superá-los.

Despreocupar-se com a motivação da equipe

As equipes de trabalho precisam ser motivadas para que melhorem a produtividade. Se o líder se despreocupa com a motivação dos times, os colaboradores trabalham menos e os resultados do negócio são prejudicados. Aposte em ações motivacionais sem ter receio de gastar, pois elas aumentarão os rendimentos da sua empresa.

O empresário deve fazer investimentos constantes em ações que motivem os colaboradores e que não se tratem apenas de bônus financeiros. Existem formas de reconhecimento que motivam os times, por exemplo, promoções, medalhas de produtividade, troféu para o funcionário do mês, ingresso para eventos ou cinema, cestas básicas, incentivo para a realização de cursos etc.

Setor financeiro desorganizado

Organize o setor financeiro da empresa para que ela consiga se manter ativa no mercado. A saúde financeira é fundamental para o crescimento de uma organização, mas ela não existirá se o proprietário do negócio deixar de controlar os gastos ou não conseguir identificar os riscos. As consequências da desorganização são lucros insuficientes e dificuldade para cumprir as obrigações.

A desorganização financeira obriga as empresas a realizar empréstimos bancários e a adquirir dívidas que prejudicam ainda mais o seu crescimento. Algumas até acabam fechando as portas devido à ausência de controle das despesas pessoais, operacionais e outros custos. O empresário pode utilizar um software de gestão para facilitar o gerenciamento dos recursos financeiros e evitar problemas.

Comunicação equivocada

A comunicação equivocada pode causar sérios problemas no ambiente empresarial. A ausência de diálogos gera desentendimentos e conflitos entre os times e deixa o ambiente de trabalho insuportável. Por esse motivo, é importante desenvolver a habilidade de se comunicar de forma clara e objetiva para facilitar a realização das tarefas diárias.

Um diálogo eficaz é fundamental para ter um clima equilibrado e harmonioso entre as equipes. Preste atenção na comunicação, tenha conversas diretas e francas sem deixar de ser cordial. Jamais deixe de esclarecer as dúvidas dos colaboradores e de tratá-los de forma amigável para gerar os efeitos desejados. Evite deixar assuntos mal-entendidos, transmitindo com clareza as informações.

Não investir em capacitação

O universo corporativo atual exige capacitação constante dos colaboradores para que eles acompanhem as mudanças que ocorrem continuamente. O sucesso dos negócios depende do acompanhamento das tendências do mercado, da realização de treinamentos e cursos profissionalizantes. O empresário precisa adquirir novos conhecimentos e os times envolvidos na realização das atividades também.

Todos necessitam de atualização, tendo em vista que novas tecnologias surgem diariamente e, com elas, novas possibilidades. Recursos tecnológicos precisam ser implementados para que a loja aproveite todas as oportunidades disponíveis no mercado. Invista na realização de palestras e em outras atividades que vão agregar valor aos produtos ou serviços.

Falta de planejamento estratégico

As chances de sucesso de um negócio dependem da realização de planejamentos estratégicos anuais que definam de forma clara os objetivos a serem atingidos e os direcionamentos que deverão ser seguidos pelos times. Esse documento envolve a análise e a avaliação de diversos fatores para que a empresa continue gerando lucros e cresça de modo saudável.

Utilizar as ideias dos concorrentes

Os empreendedores precisam inovar sempre para ter êxito em sua área de atuação. Procure identificar novas oportunidades e não copie as ideias de outros empresários. Copiar um modelo de negócio criado por outro empreendedor pode trazer dificuldades, pois ele pode atuar de forma incoerente ou não se encaixar na estrutura da sua empresa.

Não acompanhar a rotina dos colaboradores

Um empresário precisa estar presente na empresa porque o distanciamento é um erro sério de gestão. Os empreendimentos que são deixados nas mãos de terceiros não têm o desempenho que deveriam ter. Isso ocorre por um motivo simples: nem sempre os funcionários terão os mesmos interesses do empregador. Participe de reuniões periódicas e monitore os indicadores.

Falta de divulgação da marca

Além de ter um bom planejamento e o controle das finanças, é importante ter bons serviços ou produtos e saber divulgá-los. Sem a divulgação adequada, os clientes não terão conhecimento da existência da sua marca. O marketing boca a boca funciona, mas hoje é necessário aplicar outras estratégias para fazer publicidade. Não se esqueça de investir nos meios digitais para aumentar o alcance da sua marca.

Não se adaptar às novas tendências

Um dos principais erros de gestão é não acompanhar e não se adaptar às mudanças de comportamento dos consumidores. As necessidades das pessoas mudam, assim como os seus anseios e dores são modificados rapidamente em nossos dias. O empresário que não atenta para esse fator poderá ter prejuízos significativos. Participe de eventos, feiras e workshops.

Contratar pessoas despreparadas

Não cometa o erro de contratar pessoas que não estão preparadas para exercer uma função somente por se tratar de um amigo ou parente. É necessário selecionar os colaboradores em virtude de seus talentos ou o negócio será prejudicado. Organize os processos de recrutamento e não fique restrito às indicações de conhecidos.

Contrate funcionários que tenham capacidade técnica e se encaixem no perfil desejado para que sejam bem-sucedidas em suas funções. Caso contrário, acabará tendo que demitir pessoas e terá gastos desnecessários com verbas trabalhistas. Utilize as estratégias certas para fazer a seleção dos times e garanta resultados positivos.

Agora você já sabe qual é o caminho sua empresa precisa percorrer para obter sucesso! O crescimento empresarial depende de diversos aspectos que vão além do preço e da qualidade das soluções ofertadas ao público. Crie os seus próprios diferenciais competitivos, busque ideias inovadoras e aprimore as práticas organizacionais para alavancar as suas vendas!

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