Entenda como um ERP pode contribuir para a tomada de decisão
Menu do Site
Copyright MicroUniverso 2017
Entenda como um ERP pode contribuir para a tomada de decisão
1637
post-template-default,single,single-post,postid-1637,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,side_menu_slide_from_right,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive
 

Entenda como um ERP pode contribuir para a tomada de decisão

Entenda como um ERP pode contribuir para a tomada de decisão

A atual dinâmica de trabalho das equipes exige rapidez e facilidade para entregar os melhores resultados. Para auxiliar nisso, as empresas podem contar com a tecnologia, que contribui para a tomada de decisão mais efetiva em todas as áreas organizacionais.

Nesse contexto, surgem os ERPs que tornam a gestão mais estratégica com base em informações disponibilizadas para os responsáveis por cada setor. Isso traz diversos ganhos ao negócio, desde processos mais eficientes, passando pela segurança fiscal até o maior controle das atividades.

Continua a leitura e entenda melhor como essa solução pode ajudar a tomar decisões embasadas em informações concretas.

Por que as lojas de materiais de construção precisam dessa tecnologia?

Um software de gestão é essencial para potencializar os seus resultados, com base em informações precisas. Essa solução oferece uma visão ampla de tudo que acontece na empresa, contribuindo, entre muitas facilidades, para a tomada de decisão mais rápida e efetiva.

Além disso, os home centers têm um grande desafio no controle do seu estoque. Um dos problemas que mais ocorrem é a falta de giro de determinadas mercadorias ou produtos que ficam indisponíveis para vendas por um tempo, mesmo que a procura seja alta.

O auxílio de um ERP evita essas situações, uma vez que o sistema identifica em tempo real o que deve ser reposto com base no histórico dos fornecedores e, até mesmo, mostra o momento certo para realizar queima de itens parados. Ademais, o software ajuda a logística na hora das compras, impedindo o investimento em muitos produtos que fiquem armazenados por um longo período.

Ainda vale ressaltar que o gerenciamento fiscal cumpre todos os requisitos propostos pelos órgãos fiscalizadores. Assim, evita-se que a organização tenha problemas com tributação brasileira e Fisco.

Todos esses erros operacionais que causam prejuízos são neutralizados mediante o uso de um sistema capaz de atender às suas necessidades empresariais, realizando uma integração que melhora os resultados das ações.

Como um ERP pode contribuir para a tomada de decisão?

Quando falamos em tomar decisões, trata-se de todos os movimentos decididos no cotidiano executivo, sejam grandes, sejam pequenos assuntos nos departamentos. Para entender como um ERP pode facilitar essas definições, confira os tópicos a seguir.

Facilita a gestão

O programa cria um ambiente fácil para os gestores e demais profissionais solucionarem os problemas mais rapidamente. Isso traz uma melhora significativa no fluxo de processos, pois as ações são feitas com base nos indicadores atualizados em tempo real. É por meio dessas informações, automatizadas e livre dos erros humanos, que é possível reagir aos acontecimentos internos e externos.

Oferece informações sobre o resultado do negócio

Se você não consegue medir facilmente os resultados do seu empreendimento, precisa de um ERP. Acompanhar de perto o funcionamento das atividades é essencial para as coisas não saírem do controle.

Mediante essa solução, fica fácil saber se os processos estão ocorrendo como o esperado para atingir os objetivos e metas definidas. Para saber isso, são obtidas métricas de desempenho em alguns cliques, descomplicando a análise das informações.

Amplia a visão do gestor sobre o negócio e seu diferencial competitivo

Com tantas informações de todos os departamentos da empresa, o gestor consegue controlar melhor as atividades para torná-las mais produtivas. Além disso, é possível prever as demandas futuras, fazendo com que o negócio obtenha grandes ganhos.

A partir dessa ampla visão, a organização se torna mais eficiente porque as áreas internas operam para alcançar o sucesso, o que se reflete no posicionamento empresarial no mercado e, consequentemente, no seu diferencial competitivo.

Adapta as necessidades

O ERP pode ser implementado por etapas, como o cliente definir no seu escopo. Assim, nesse momento, é preciso pautar as necessidades de cada setor para entender como será o sistema, quem terá acesso e, posteriormente, quais serão as metas e objetivos a serem atingidos por meio dessa adoção.

Proporciona maior controle dos processos

Ao centralizar as informações, o controle sobre a execução das ações se torna maior, já que todos os seus colaboradores selecionados têm à disposição essas referências para aproveitá-las da melhor forma, sem precisar perder tempo procurando-as.

Com esse controle rigoroso de tudo que acontece, a eficiência dos processos aumenta, pois há um acompanhamento contínuo, sem interrupções ou falhas, sujeitas a ocorrer se feitas analogicamente.

Vale ressaltar que o investimento proporciona o monitoramento constante dos itens e com isso, a gestão de estoque, vendas e compras são melhores administradas.

Facilita a acessibilidade

Um ERP pode ser acessado de qualquer lugar, pelo celular, computador ou tablet. Essa mobilidade é um ponto primordial quando se trata de negociar em situações externas com clientes ou fornecedores.

Em casos assim, a consulta imediata de informações é essencial para conseguir bons acordos entre ambas as partes. Além disso, essa pesquisa aumenta a produtividade dos funcionários que podem fechar transações mais rapidamente com uma comunicação direta com os outros setores internos.

Aumenta a produtividade

Um sistema de gestão não só aumenta o rendimento dos funcionários externos, como também os internos. Com essa solução, a carga de trabalho diminui, em razão da equipe não precisar se preocupar com tarefas que não agregam valor as estratégias da empresa.

Os softwares impactam diretamente na qualidade de trabalho de todas as áreas, oferecendo aos profissionais, informações que ajudam, e muito, na tomada de decisão. Cabe a você, como proprietário da empresa, definir suas necessidades e implementar essa tecnologia no seu negócio.

Mais uma vez destacamos que todos os benefícios acima serão obtidos mediante a escolha da solução certa, o ERP a ser implantado deve ser focado para o seu negócio e tratar com propriedade todos os processos operacionais e gerenciais de sua empresa. O ERP MicroUniverso é um sistema focado para o varejo de material de construção com centenas de lojas que utilizam a solução.

Quer conhecer uma solução focada e que auxiliará em muito na gestão da sua empresa? Entre em contato com a MicroUniverso e descubra mais sobre o sistema!