Menu do Site


Copyright
MicroUniverso 2020

Transformação digital: confira como ela está mudando o varejo
2447
post-template-default,single,single-post,postid-2447,single-format-standard,bridge-core-2.2.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,side_menu_slide_from_right,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-21.1,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive
 

Transformação digital: confira como ela está mudando o varejo de materiais de construção

Transformação digital: confira como ela está mudando o varejo de materiais de construção

A transformação digital revolucionou o modo de comprar e vender no mercado de materiais de construção. O fenômeno já se tornou realidade em nosso país, principalmente nas lojas que comercializam esses produtos. A rotina do trabalho foi influenciada pelas tecnologias, que otimizaram o tempo dos colaboradores e facilitaram o trabalho dos gestores.

Desse modo, implementar as novidades da transformação digital é uma necessidade para a sobrevivência das lojas de material de construção. Aquelas que adotaram um novo modelo de negócio já estão obtendo destaque diante da concorrência. Já os empreendimentos que deixaram de adotar as soluções de gestão estão ficando para trás, por isso, é preciso começar a inovar.

Quer saber quais foram as principais mudanças causadas pela transformação digital no varejo de materiais de construção? Acompanhe!

Saiba o que é a transformação digital no varejo de materiais de construção

A transformação digital nas lojas de materiais de construção é um processo de inovação que inclui a implantação de soluções tecnológicas que surgiram no mercado. O fenômeno otimizou os procedimentos, melhorou o desempenho dos colaboradores e proporcionou vantagens competitivas aos negócios. Além disso, as mudanças possibilitaram a oferta de melhores experiências aos clientes.

Portanto, a transformação digital surgiu em virtude dos novos comportamentos do público consumidor como meio de responder aos seus anseios. Os consumidores de hoje estão exigentes, antenados e conectados. O movimento instigou os gestores a melhorar o relacionamento com o cliente, aprimorar os processos internos e aperfeiçoar o atendimento e as entregas com o uso de tecnologia.

Transformação digital é um conceito que abarca uma infinidade de ferramentas, mudança de mindset e gestão de pessoas. Ela permite a criação de novas formas de operação nas lojas de materiais de construção, envolve a adoção da cultura de dados para embasar as tomadas de decisão, utiliza automação para melhorar as entregas e conquista engajamento em tempo real.

Entenda como funciona a transformação digital no varejo de materiais de construção

A transformação digital é uma opção para as lojas de material de construção que desejam garantir a sua permanência no mercado. Ela é uma mudança que se inicia no comportamento dos colaboradores e beneficia a cultura desses negócios, incluindo a tecnologia como ferramenta. No processo serão incluídos todos os stakeholders: parceiros, clientes, fornecedores, investidores etc.

O maior objetivo da transformação digital nesse setor é impactar a experiência do cliente para fidelizá-lo com mais facilidade. Esse é um diferencial muito importante, que supera até as questões de preços dos produtos. Com as tecnologias, fica mais fácil conhecer o perfil dos clientes, entender as suas preferências, necessidades, dores e gostos.

Mas a transformação digital na área da construção pode ser percebida por meio das redes sociais. Embora os empreendimentos priorizem o ponto de venda, é necessário estar presente nessas mídias para captar e atrair os consumidores conectados para as lojas. Por meio desses canais de comunicação, é possível fazer o marketing para divulgar a marca e realizar vendas.

Compreenda a importância da mudança de mindset para a transformação digital

Antes de apostar em soluções tecnológicas para alavancar o seu negócio, é importante investir na mudança de mindset de todos os envolvidos em suas atividades. Promova treinamentos com a equipe para que os colaboradores compreendam a importância da transformação digital e estejam dispostos a melhorar os resultados. Veja a seguir detalhes relevantes para ter sucesso nessa jornada!

Preparação dos vendedores

Prepare e informe os vendedores sobre as tendências, produtos, pedidos, novidades e tecnologias disponíveis. Esses colaboradores precisam de capacitação constante, tendo em vista que trabalham diretamente com o público. Explique a eles a importância de utilizar o sistema de gestão que atualiza entradas e saídas de mercadorias automaticamente. Isso ajudará a manter o estoque em dia.

Adaptação a novas tecnologias

A adoção de novas tecnologias requer dos gestores um esforço para colocar os colaboradores em contato com elas e fazer com que eles compreendam os benefícios da mudança. Inicie o processo de modernização tecnológica realizando a gestão digital de documentos, adotando um sistema para gestão empresarial ou ERP específico para lojas de materiais de construção.

Inclusão de recursos digitais

A tecnologia passará a fazer parte do negócio com a inclusão dos recursos digitais que geram impactos positivos para os empreendimentos. Com eles, os colaboradores verificam que as tarefas diárias diminuem e são facilitadas pela automatização dos processos. Dessa forma, a cultura da inovação será bem-aceita e fará a diferença na produtividade do time.

Atendimento de um público que demanda tais itens

O mindset dos colaboradores e parceiros é crucial para oferecer atendimento ágil ao público que demanda o uso de tecnologia. Faça com que a equipe esteja alinhada às demandas desses clientes e disposta a aceitar a inovação. Negócios inovadores podem modificar o comportamento do público com a criação de uma nova cultura que promoverá o desenvolvimento da loja.

Confira as vantagens de implementar a transformação digital no seu negócio

Existem muitos motivos para uma loja de material de construção investir em transformação digital. Esses investimentos podem transformar completamente a posição do negócio no mercado e possibilitar a expansão das suas atividades. A internet oferece ótimas oportunidades para atrair o público e explorar novos mercados. Observe abaixo alguns benefícios de implementar tecnologias!

Aumento das vendas

Com a implementação das inovações tecnológicas, surgem novas possibilidades para a loja de material de construção. A transformação digital permite a criação de um modelo de negócio cuja gestão digital abre oportunidades para aumentar as vendas e faturar mais. É possível padronizar os processos para melhorar a qualidade dos serviços e agradar aos consumidores.

Alcance de um novo público

A transformação digital vai além de melhorar a comunicação com os clientes, pois ajuda a alcançar um novo público por meio das redes sociais. A loja de material de construção consegue atingir esse objetivo ao se conectar com consumidores que fazem uso da internet para pesquisar antes de comprar. Essa conexão melhora o engajamento e faz o negócio se destacar.

Redução de custos por conta da automação

Um ERP ajuda na redução de custos porque oferece dados financeiros com precisão para os gestores. Sendo assim, é possível fazer um planejamento mais efetivo das finanças para realizar investimentos promissores e cortar gastos supérfluos. O sistema de gestão elimina burocracias e diminui as despesas da produção, bem como elimina processos manuais e repetitivos.

Agora você já sabe como a transformação digital está mudando o varejo de materiais de construção! O ERP MicroUniverso dispensa a compilação de dados e o preenchimento de planilhas, além de facilitar as buscas de informações que ficam salvas em ambiente virtual. Com um sistema de gestão, os clientes se tornarão participantes ativos da promoção da sua marca.

Gostaria de obter mais informações valiosas? Assine a newsletter e receba as melhores dicas em seu e-mail!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.