Menu do Site


Copyright
MicroUniverso 2020

Depósito de material de construção: como melhorá-lo?
2405
post-template-default,single,single-post,postid-2405,single-format-standard,bridge-core-2.2.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,side_menu_slide_from_right,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-21.1,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive
 

Depósito de material de construção: como melhorá-lo?

Depósito de material de construção: como melhorá-lo?

Quantas vezes você passou por problemas na gestão dos itens do seu depósito, com falta de produtos no estoque ou, então, excesso deles, precisando gerar queima de estoque? Esse tipo de questão pode gerar prejuízos não só financeiros, mas também na imagem da sua loja, prejudicando a satisfação com o cliente e perdendo oportunidade de fidelizá-los.

Mas afinal, como melhorar o depósito de material de construção da sua loja? Isso pode ser feito por meio da tecnologia. Saiba mais neste artigo e tire suas dúvidas.

Como melhorar o depósito de material de construção por meio da tecnologia

A tecnologia será sua aliada mais valiosa para melhorar o depósito de material de construção. Afinal, quantas questões você resolve hoje, na mão, e que poderiam ser otimizadas por meio de automatização de algumas tarefas?

Por exemplo, quantas vezes você teve dificuldades em encontrar o ponto certo de solicitar a reposição de um estoque, pedindo antes ou depois do prazo correto e, com isso, perdendo momentos estratégicos? Pois é, imagine não precisar passar mais por isso.

Além disso, é importante contar, também, com formas de organizar o espaço, gerenciar entrada e saída de itens de forma automatizada, minimizando eventuais falhas de não perceber as reais quantidades disponíveis no estoque.

Benefícios da tecnologia na gestão do depósito

Afinal, quais são os benefícios da tecnologia na gestão do depósito? Quais são os pontos que seu negócio ganha ao utilizar tecnologia para essa função? Vejamos a seguir os principais deles.

Otimização da produtividade

Imagine não precisar realizar contagens manuais constantemente ou dar baixas em planilhas a cada entrada e saída de itens. Com isso, os responsáveis por depósito poderão contar com outras funções importantes e, assim, ter melhores rotinas no dia a dia. Além disso, também serão capazes de garantir maior produtividade. Muito bom, não é mesmo?

Gestão inteligente de inventários

A gestão de inventário é o calcanhar de Aquiles de qualquer varejo, e nas lojas de materiais de construção não é diferente. Por isso, a tecnologia será uma grande aliada neste ponto.

Com um software focado para essas demandas, você não precisará realizar conferências constantes de inventários, algo que, normalmente, gera falhas humanas no processo. Com isso, os dados que você tem atualmente podem não representar a realidade de fato.

Redução de prejuízos

Outro ponto a ser considerado é que a tecnologia auxilia, justamente, na redução de prejuízos. Por exemplo, ao ter soluções que orientem em uma melhor organização do estoque, evita-se a manipulação constante de peças que sejam mais frágeis (como pisos e revestimentos) e que podem, eventualmente, quebrar nesse processo.

Cada item quebrado é um prejuízo. Por exemplo, uma caixa fechada que tenha um item danificado não poderá ser comercializada pelo preço normal, precisando ir para saldões e queimas de estoque, gerando menos lucro para a sua empresa.

Melhor gestão de reposição

Além disso, você consegue ter uma melhor gestão da reposição do estoque, já que pode pensar em todos os aspectos que envolvem a compra dos insumos para o negócio. Por exemplo, por meio das tecnologias, é possível sinalizar qual o momento mais adequado de realizar a aquisição, principalmente considerando o tempo de envio por parte do fornecedor.

Por exemplo, se o seu fornecedor não souber previamente do seu interesse na aquisição e não tiver o item a pronta-entrega, o atraso na reposição pode demorar mais que o previsto e, assim, seu cliente ficar sem o produto. Assim, ele pode decidir ir para o concorrente fazer a compra, pois tem urgência no item.

A tecnologia, assim, permite apontar qual o melhor momento para reposição considerando os prazos médios do seu fornecedor. Com isso, há menos risco de erros e garante-se maior satisfação dos seus compradores.

Redução de erros

Muitos dos problemas existentes na gestão de depósitos vêm, justamente, de falhas humanas. Um dado preenchido errado e pode-se comprometer todo o funcionamento da empresa.

Por isso, a automação proporcionada por tecnologias pode ser altamente vantajosa, justamente por eliminar essas possibilidades no dia a dia. Sendo assim, por meio dela, diminui-se a necessidade de refazer tarefas que tenham passado por algum problema nessa área.

Maior integração de dados

As tecnologias permitem que os dados do depósito estejam alinhados com os demais que circulam na empresa. Você pode contar com a integração de informações dos setores de:

Maior inteligência competitiva

Independentemente do tamanho do seu negócio, é fundamental que ele esteja alinhado com a ideia de inteligência competitiva. Quando aplicada, permite que seja possível tomar decisões orientadas a dados e agir de forma mais precisa e estratégica para o crescimento do negócio.

Por exemplo, qual o melhor momento para fazer um saldão de itens? Quais são as margens que você pode oferecer de desconto e que ainda gerem ganhos consideráveis para a loja? Quais são os itens que possuem maior demanda e, portanto, precisam ter sempre em estoque no depósito?

Todas essas questões listadas anteriormente são fundamentais para que as estratégias da empresa sejam mais bem-orientadas e, assim, permitir a você direcionar um melhor crescimento. Muito bom, não é mesmo?

Como aplicar a tecnologia e o uso de ERP no depósito

Afinal, como trazer as tecnologias para sua empresa? Uma das principais que não pode faltar na sua loja de material de construção é o ERP. O Enterprise Resource Planning é fundamental para estratégias de gestão mais eficientes, que visem melhores resultados.

Para isso, é importante seguir algumas dicas importantes para realizar esse processo. Veja alguns a seguir:

  • analise como são seus processos internos atualmente e em quais pontos há gargalos que podem ser otimizados;
  • treine seus colaboradores para saberem como lidar com essa nova solução;
  • analise quais são os melhores fornecedores de soluções;
  • pesquise a reputação dos fornecedores;
  • analise como a empresa oferece suporte em caso de problemas.

O depósito de material de construção é uma das partes mais importantes da sua loja e precisa de uma gestão impecável, sem falhas, com maior eficiência. As tecnologias têm um papel fundamental nisso, desde que escolha um bom fornecedor para isso.

Para isso, é importante, também, saber como melhorar a gestão de estoque em sua loja de material de construção. Saiba mais neste nosso artigo e tire suas dúvidas sobre o assunto.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.