6 dicas para atrair clientes para sua loja de material de construção
Menu do Site
Copyright MicroUniverso 2017
6 dicas para atrair clientes para sua loja de material de construção
1604
post-template-default,single,single-post,postid-1604,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,side_menu_slide_from_right,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive
 

6 dicas para atrair clientes para sua loja de material de construção

6 dicas para atrair clientes para sua loja de material de construção

Ter uma grande quantidade de pessoas circulando na loja é o sonho de todo proprietário. Entretanto, para conseguir isso, é preciso tornar a empresa mais competitiva em relação às outras do mercado. Assim, faz-se necessário pesquisar por ideias para atrair clientes.

Por muitos não saberem como fazer isso, acabam sem conquistar novos clientes ou até perdem os que já compravam ali. Isso porque nem sempre caprichar no mostruário é suficiente para obter a atenção das pessoas, principalmente do público que se pretende atingir.

Se você é um desses empresários, fique tranquilo! Neste post, daremos algumas dicas para atrair clientes e superar a concorrência. Quer descobrir quais são essas dicas? Então, continue a leitura!

Objetivo de atrair clientes

A atração de consumidores tem como finalidade levar as pessoas que têm o perfil ideal para consumir seus produtos, a conhecê-los pessoalmente. Esse processo foca na comercialização, que visa atrair clientes por meio de mensagens ou ações que podem ser feitas online ou offline.

Utilizar essas estratégias de motivação é vital para todo empreendimento, inclusive para as lojas de materiais de construção, que têm um público seleto. Dessa forma, os resultados saem como o esperado, visando a lucratividade a partir de maiores vendas.

Importância de criar estratégias de atração

De fato, os clientes estão mais exigentes do que há um tempo. Não basta apenas trabalhar com uma mercadoria de qualidade ou tentar mostrar isso, eles procuram por informações, condições de compras acessíveis e ainda fazem pesquisas com seus concorrentes para escolher a melhor proposta de custo-benefício por aquele produto ou serviço.

Por isso, desenvolver estratégias de atração é de suma importância. A partir delas é possível garantir vantagem competitiva, pois com tantas ações direcionadas ao público, fica difícil perdê-los para outras empresas do mesmo nicho.

Outro ponto benéfico é o aumento das vendas. Com tanto valor oferecido aos consumidores, as chances de converter em transações são muito maiores. Imagine, por exemplo, uma loja de materiais de construção organizada por categorias. Provavelmente, quem entrar lá vai ser atraído pela praticidade em achar o que deseja e, se tiver outras técnicas de persuasão, a efetivação da compra é certa.

Ideias para atrair clientes

Todas as técnicas de vendas desenvolvidas para abordar novos consumidores, influenciam de forma direta na decisão de compra. Assim, existem algumas ações certeiras para conseguir proporcionar uma experiência agradável a quem está no ambiente. Para saber algumas delas, acompanhe a seguir!

1. Ter presença online

Com o marketing digital você cria um excelente meio para atração. Milhares de usuários procuram diariamente soluções como a sua na internet e, se os seus produtos ou serviços não estiverem entre as pesquisas, muitas vendas serão perdidas.

Estar presente nas redes sociais é muito importante para que os clientes consigam entrar em contato com o seu negócio, sem muita dificuldade. No entanto, sempre atualize suas plataformas com promoções, novidades, conteúdo relevante etc.

Além dessas mídias, o site é primordial, pois serve como um local onde diversas conversões são feitas, inclusive as de vendas, além de divulgar seus produtos ou serviços, com intuito de aumentar a visibilidade da marca.

Você deve não só fazer esses investimentos, também é preciso criar uma boa publicidade paga na internet. Essa ação conseguirá atingir os consumidores que não seguem sua loja em nenhum lugar, mas que tem interesse no que há nela. Ainda, pode-se distribuir panfletos no município ou utilizar o marketing boca a boca.

2. Manter a loja organizada

Entrar em uma loja com todas as mercadorias espalhadas e misturadas não é nada encantador. Por isso, tenha um espaço com sinalizações que facilitem o autoatendimento e separe os produtos por setores — um para pisos e lajotas, outro para ferramentas diversas, e assim por diante. Ademais, não se esqueça de colocar os preços em cada produto.

A circulação fácil na loja é outro aspecto a ser considerado. Mostre nas prateleiras tudo o que você tem a oferecer, mas não atrapalhe a passagem dos clientes pelo ponto de venda.

3. Oferecer um bom atendimento

Em todo negócio é preciso que os funcionários estejam bem informados sobre as soluções vendidas na loja, além de estarem capacitados para prestarem um atendimento que de fato ajude a solucionar o problema do cliente.

No mercado de construção isso não muda, mas é necessário ficar atento ao diferencial em relação aos outros negócios. Os consumidores dessas lojas, na maioria das vezes, chegam buscando algo que não se sabe o que é, mas com um problema a ser resolvido. Por isso, um suporte que ajude-os nesse momento é primordial.

4. Realizar promoções

Uma das alternativas mais antigas para atrair clientes é por meio das promoções. Você pode oferecer pequenos descontos, brindes, kits, liquidações ou outras opções, pois as pessoas sempre gostam de ter vantagens na hora de comprar.

Não se esqueça de divulgar essas ofertas especiais nas redes sociais ou outros canais de marketing definidos na empresa. Ao recorrer às ferramentas online, é possível utilizar indicadores que mostrem se a técnica empregada gerou resultados, como a taxa de conversão dos usuários atingidos e as vendas realizadas.

5. Criar um programa de fidelidade

Programas de pontos ou descontos é um bom atrativo para os clientes recorrerem sempre à sua empresa. Nesse caso, quanto mais compras feitas, mais os pontos se acumulam e podem ser trocados por outros produtos ou serviços.

6. Ter um sistema para controlar tudo

No caso das lojas de materiais de construção, alguns softwares são bem restritos e genéricos. Ao contratar esse serviço, procure sempre aquele sistema que seja focado no segmento, como é o caso do ERP MicroUniverso, utilizado e aprovado por centenas de lojistas.

Como você viu, há inúmeras ideias para atrair clientes, basta saber utilizá-las corretamente para tornar seu negócio mais competitivo. Avalie quais são as mais interessantes e adequadas para conquistar seu público.

Agora que você já sabe como atrair clientes, aproveite para conhecer os indicadores de vendas para varejo e aprenda a mensurar os resultados trazidos por cada ação!