Saiba como um ERP auxilia no processo de expansão da empresa
Menu do Site
Copyright MicroUniverso 2017
Saiba como um ERP auxilia no processo de expansão da empresa
1685
post-template-default,single,single-post,postid-1685,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,side_menu_slide_from_right,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive
 

Saiba como um ERP auxilia no processo de expansão da empresa

Saiba como um ERP auxilia no processo de expansão da empresa

Conseguir crescer no seu mercado e se tornar uma organização moderna é uma das questões mais almejadas por todo empreendedor. Para tanto, se faz necessário melhorar a gestão por meio de tecnologias, como o ERP (Enterprise Resource Planning), que, de maneira geral, reduz custos, aumenta a produtividade e otimiza tempo.

Com esse sistema, é possível ter informações dos setores em tempo real e de forma fácil, permitindo fluidez nos processos. Essa praticidade no dia a dia contribui para uma expansão mais rápida da sua loja, diminuindo o desafio de operar o desenvolvimento empresarial a partir do controle de estoque, tributações, planejamento de compras etc. Assim, o empreendimento fica mais forte para disputar espaços no seu nicho.

Por esse motivo, separamos algumas funcionalidades do ERP que auxiliam nesse trajeto de crescimento da empresa. Esses aspectos são fundamentais para que seu negócio se torne cada vez mais competitivo. Se você ficou curioso para saber mais sobre isso, continue a leitura.

Saiba o que é um ERP

O ERP (Enterprise Resource Planning) ou sistema de gestão empresarial, em português, é caracterizado como um software de gestão que reúne informações de todos os departamentos organizacionais, para auxiliar na tomada de decisão mais efetiva e ágil, tanto dos gestores quanto dos funcionários que têm acesso ao sistema.

Isso ajuda, por exemplo, um vendedor externo a saber sobre os produtos disponíveis que ele pode oferecer ao cliente. Essa ação facilita na hora das negociações com consumidores mais exigentes.

Entenda por que aderir a um ERP

Empresas de todos os segmentos e portes devem considerar a adoção de um sistema de gestão. Isso é ainda mais importante em lojas varejistas, visto que há diversas operações que devem ser realizadas com eficiência. Em um comércio de materiais de construção, por exemplo, combater o desperdício de estoque é um dos aspectos a serem controlados para uma futura expansão do empreendimento.

Tudo isso é viável com a implementação de um ERP, pois o software centraliza todas as informações gerenciais e operacionais, o que garante uma visão ampla do negócio para os lojistas e uma série de referências que podem ser consultadas pelos vendedores para agirem da melhor forma.

Veja como as funcionalidades do ERP auxiliam no crescimento

Automatizar compras, monitorar o estoque, padronizar processos, calcular e declarar impostos são apenas umas das muitas utilidades que um sistema de gestão empresarial tem. Para saber detalhes sobre como cada uma delas podem ajudar a expandir sua empresa, confira a seguir.

Ajuda na estruturação das estratégias de planejamento da expansão

Ao entender como a saúde do negócio se encontra, o gestor consegue tomar decisões mais eficazes. Assim, com um sistema de gestão, é possível pensar em estratégias que levem a empresa ao crescimento com base nos recursos focados em atividades que realmente precisem de investimentos.

A competitividade no mundo dos negócios exige que a empresa planeje suas ações, para conhecer as possibilidades que podem levar ao seu desenvolvimento, baseado na sua capacidade. Entretanto, isso só pode ser feito a partir de uma visão clara do que acontece internamente e até externamente.

Centraliza as informações

Um ERP consegue armazenar informações de todos os departamentos. Isso significa que não existe um sistema próprio para o time financeiro, de marketing etc. A empresa conta com uma única plataforma para centralizar todas as informações de cada equipe.

Essa organização ajuda, e muito, a expansão da empresa, uma vez que simplifica a gestão fiscal, avalia os efeitos financeiros, auxilia no momento das compras etc. Isso tudo leva a eficiência dos resultados empresariais, pois as chances de perder essas constatações são muito menores e a utilização delas se dão de forma estratégica.

Dá continuidade à padronização de processos

Por existir diferentes partes em uma empresa, fica inviável controlá-las em planilhas. Registrar todas as notas fiscais emitidas, o volume de vendas ou a performance de cada funcionário é uma tarefa complexa e pode ocorrer falhas. Por isso, um ERP consegue reposicionar pessoas, recursos e processos de uma área a outra, o que permite mais capacidade para se adaptar às mudanças.

Integra diversos departamentos

Essa ligação entre os colaboradores afeta o crescimento organizacional. Já pensou, por exemplo, se um vendedor conclui uma venda e não consegue repassar de forma rápida e correta essa informação ao departamento de expedição? Certamente, haveria atrasos na entrega do produto, causando insatisfações no cliente e possíveis difamações da empresa por parte dele.

Por esse motivo, integrar os setores é uma ótima solução para facilitar o fluxo de comunicação entre a equipe da loja. Com isso, também é possível aumentar a produtividade, já que um ERP favorece o acesso às informações, dando maior rapidez ao trabalho diário.

Garante a execução das obrigações legais

É fato que nosso país é um dos que mais cobram tributações e, por isso, as empresas devem estar atentas a essa questão. Um sistema que reúna todas as informações financeiras torna o controle mais fácil sobre datas, valores e tributos que devem ser pagos. Os documentos fiscais exigidos pelo Governo são enviados automaticamente e em tempo real ao Fisco, o que evita multas.

A partir disso, o empresário consegue mais tempo para pensar em outros pontos, visto que o sistema já emite notas fiscais baseado em elementos salvos dos clientes e ainda mostra o que deve ser debitado, de acordo com cada atividade.

Gerencia o estoque com mais inteligência

Reduzir a necessidade de armazenar muitos produtos é uma das ações a ser feita para crescer. Isso só é viável por meio de um ERP, que estima o estoque para um certo período, trazendo a possibilidade de planejar as compras ou aderir estratégias, como a economia de lotes.

Além disso, o software fornece informações à equipe de vendas, compras, logística, marketing e financeiro, para que os responsáveis por esses setores saibam quais foram os produtos mais ou menos vendidos, a disponibilidade em estoque etc., para trabalharem sobre isso.

Motivos não faltam para mostrar o quão essencial é um ERP ao que está relacionado à expansão no seu mercado de atuação. Ele atravessa todas as áreas empresariais, com intuito de controlar melhor os processos de forma automatizada. No entanto, ao implementá-lo, priorize soluções personalizadas às suas necessidades e procure por uma empresa especializada no seu segmento.

Se você quer impulsionar os resultados do seu negócio de material de construção, entre em contato conosco e conheça nossas soluções completas.