A adoção de tecnologias para seu negócio é um ponto fundamental para trazer maior sucesso ao seu dia a dia, não é mesmo? Afinal, por meio disso, é possível automatizar tarefas e garantir maior agilidade e, consequentemente, maiores ganhos para sua empresa por meio da otimização de processos.

Mas como identificar se o ERP foi, de fato, bem adotado ou, ainda, se ele realmente trouxe os resultados esperados? Uma das formas de fazer isso é com o cálculo do ROI ERP. Vamos explicar como calculá-lo e evidenciar sua importância neste artigo imperdível. Boa leitura!

O que é o ROI?

Vamos começar esclarecendo o que é ROI. Essa é a sigla para Return Over Investment (“Retorno Sobre Investimento), ou seja, é um indicador que mostra o valor de retorno que sua loja tem em relação a um valor investido em algum ponto de melhoria do negócio.

Por exemplo, se você investiu um determinado valor na aquisição de um ERP para a automação de tarefas em sua loja, o ROI permite analisar quanto de retorno em finanças a solução trouxe. Ou, ainda, se aconteceu algum tipo de prejuízo no processo, indicando que o uso não está sendo benéfico.

Por que fazer o cálculo do ROI?

O ROI é uma métrica essencial para todas as empresas, e sua loja de materiais de construção não pode deixar de analisar esse ponto! Algumas das vantagens de calculá-lo são:

  • analisar de que forma é possível otimizar os investimentos realizados, potencializando os ganhos obtidos;
  • analisar se você teve retorno, inclusive, em uma melhor experiência para o cliente;
  • avaliar se as iniciativas foram, de fato, benéficas para a empresa ou se é preciso redirecionar rotas;
  • indicar metas a serem obtidas ou se é necessário modificar tanto os objetivos finais quanto as estratégias para alcançá-los. Se, por exemplo, você investiu no uso de um ERP para automatizar algumas tarefas para seu negócio e reduzir custos, o ROI pode indicar que há uma tendência, de fato, de diminuição de custos, mas pode ser necessário trazer mais tarefas para o ERP para alcançar resultados ainda mais intensos;
  • auxiliar em um planejamento financeiro de médio e longo prazo mais eficiente, entre outros pontos.

Como calcular o ROI?

O cálculo do ROI é bem simples de ser feito. Sua fórmula é:

ROI = Receita – Custo / Custo

Você pode multiplicar o resultado por 100 e verificar, assim, o valor percentual do investimento obtido. Por exemplo, a partir disso, é possível analisar que você obteve 90% do valor investido retornado para seu negócio, identificando se isso se está alinhado com a meta esperada no seu planejamento financeiro.

O que é especificamente o ROI ERP?

Ok, mas você pode se perguntar agora: mas por que há um ROI ERP? Nesse caso, você vai calcular o Retorno Sobre Investimento na adoção de um ERP em sua loja de materiais de construção, ou seja, analisando uma situação específica.

Nesse caso, calculará se a adoção do ERP trouxe retorno, de fato, para sua empresa, reduzindo gastos, e se os custos com a implementação já se pagaram no uso da ferramenta no dia a dia. Com isso, é possível analisar se o ROI é, de fato, positivo, se realmente foi feita uma boa escolha de fornecedor ou, ainda, se há necessidade de mudar questões internas para obter melhores resultados.

Como calcular o ROI ERP?

O cálculo do ROI ERP segue a mesma fórmula que listamos anteriormente. Nesse caso, podemos adaptá-la para ficar mais claro como você pode fazer esse cálculo. Teremos, portanto:

ROI ERP = Receita obtida a partir da adoção do ERP – Custo com aquisição e implementação / Custo com aquisição e implementação

Temos aqui algumas peculiaridades que precisam ser consideradas: por exemplo, como identificar qual foi a receita, de fato, gerada pela adoção da solução no negócio? Esse é um cálculo indireto, ou seja, você analisa como obteve receitas a partir das melhorias que o ERP trouxe.

Para isso, é preciso definir, previamente, quais foram as metas estabelecidas para aquele período e, assim, identificar como o ERP ajudou nisso. Por exemplo, se a ideia era trazer redução de custos com produção de inventário de forma manual, identifique quais foram os ganhos financeiros obtidos a partir da automação dessa etapa produtiva.

Outro ponto que pode ser incluído aqui é a economia com horas de trabalho, já que há a diminuição de erros, além da desnecessidade de refazer determinadas atividades a partir do momento em que você realizou a automação da tarefa.

Como analisar o resultado do ROI ERP?

Ok, dados em mãos, é hora de analisar o resultado do ROI ERP. Defina previamente uma meta de retorno que você pretende ter com a adoção dessa ferramenta. Por exemplo, se você deseja ter um retorno de até 80% em 6 meses.

Essa meta é possível, mensurável e tem um período claro para sua verificação. Esses são critérios importantes para definir esse ponto. A partir disso, é possível identificar se a meta foi cumprida ou não e analisar se houve um problema com o ERP em si ou se há necessidade de adequação de processos internos para obter melhores resultados.

Analisar o ROI ERP permite que você possa verificar se a ferramenta escolhida traz, de fato, os resultados esperados para sua loja de materiais de construção e, assim, estudar se dá para manter a situação atual ou procurar outro fornecedor.

A fim de obter o melhor ROI ERP, é fundamental escolher uma empresa séria e responsável para a implementação. Alguns pontos que ajudam nessa decisão são:

  • ser um fornecedor experiente nessa área;
  • oferecer todo o suporte para a implementação do sistema;
  • ter um contato simples e direto para ajudar você caso tenha alguma dúvida;
  • sempre atualizar os principais módulos, para garantir sempre ações precisas para suas atividades no dia a dia;
  • encontrar empresas que tragam protocolos de segurança importantes para garantir a proteção dos dados do seu negócio.

Se você quer o melhor resultado de ROI ERP para seu negócio e obter mais ganhos em sua organização, conte com a MicroUniverso. Somos uma empresa responsável pela implementação e manutenção de um ERP específico para a área de materiais de construção. Assim, temos certeza de que você verá rapidamente o retorno sobre o investimento realizado.

Para saber mais sobre nosso trabalho, entre em contato e tire suas dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.