Você já deve ter ouvido ou mesmo dito que “tempo é dinheiro”, certo? Mas, na prática empresarial, nem sempre é fácil alcançar o máximo aproveitamento do primeiro para obter mais do segundo, não é? Afinal, no dia a dia acabam surgindo empecilhos que reduzem a produtividade do seu negócio.

Entre as estratégias que podem ser aplicadas para resolver isso, a otimização de processos se destaca. Quer saber como ela ajuda as lojas de material de construção e por que a tecnologia é uma aliada nessa hora? Então confira este conteúdo!

Como a otimização de processos é útil para uma loja de material de construção?

Basicamente, a otimização de processos mapeia as atividades, identifica e aperfeiçoa pontos de melhoria, bem como padroniza as tarefas criando fluxos de trabalho contínuos, em que se chega ao resultado da forma mais eficiente possível. 

Em uma loja de materiais de construção isso significa reduzir tudo o que é um desperdício de recursos e focar no que realmente agrega valor aos objetivos. Dessa maneira, a operação e a gestão se tornam simples sem perder sua capacidade de atingir as metas.

Qual é a importância da otimização de processos para uma loja de material de construção?

A otimização de processos é uma estratégia importantíssima para as lojas de materiais de construção se tornarem mais competitivas e, até mesmo, obterem um diferencial nesse sentido.

Afinal, além de garantir eficiência às operações, ela responde aos novos desafios do mercado, como a necessidade cada vez maior de controle e redução de custos a fim de vencer a concorrência

Nesse caso, qualquer melhoria faz muita diferença. Por meio do realinhamento das atividades, os investimentos são melhor direcionados para o que realmente gera resultados para o negócio e eliminam-se os desperdícios.

O que significa não só que o dinheiro está onde ele rende mais. Também implica que as práticas adequadas estão sendo adotadas e que o foco das equipes está nas tarefas que contribuem para o desempenho da empresa.

Por que contar com a tecnologia para isso?

Apesar de a otimização de processos ser uma estratégia anterior ao uso em larga escala de soluções tecnológicas no mundo corporativo, desde que elas foram implementadas para esse fim seus resultados vêm sendo melhorados. Ainda mais diante das inovações que estão surgindo atualmente e são capazes de permitir que o negócio:

  • desburocratize e automatize tarefas;
  • simplifique e padronize os processos;
  • evite ou minimize erros e retrabalhos;
  • aprimore a comunicação e a continuidade dos fluxos de trabalho;
  • monitore o desempenho;
  • identifique a necessidade de ajustes.

Como o ERP MicroUniverso facilita a otimização de processos em uma loja de material de construção?

Entre as tecnologias que são capazes de apoiar a otimização de processos, os ERPs são o que mais se destaca, uma vez que se trata de um sistema voltado a organizar e controlar as atividades de uma empresa. 

O ERP MicroUniverso é especializado em lojas de materiais de construção. Por essa razão facilita a adoção dessa estratégia nesse segmento de negócios. Entenda melhor como ele contribui para isso a seguir!

Torna o fluxo de trabalho mais eficiente

O objetivo principal do ERP é a organização e o controle dos fluxos de trabalho da empresa, disponibilizando todas as informações sobre essas atividades, assim como ordenando-as para que sejam executadas da maneira mais eficiente possível.

Desse modo, o negócio consegue extrair o máximo de sua capacidade produtiva com o mínimo de custos. Mais que isso, em uma loja de materiais de construção tal otimização de processos influencia positivamente na experiência do cliente, aumentando a satisfação deles em relação ao empreendimento.

Gestão integrada

Toda essa organização e ordenamento envolvem tanto a integração de setores quanto de tarefas em fluxos de processos, facilitando a gestão do negócio. Assim, acompanhar o andamento das atividades não depende mais de procurar o responsável pelo setor e interromper o que ele estava fazendo para perguntar. Esse diferencial também melhora a comunicação, já que diminui as chances de mal entendidos.

Auxilia na tomada de decisão

Com todas as informações da empresa em um único banco de dados há um controle amplo sobre elas. Além disso, em um ERP elas são atualizadas em tempo real, organizadas de forma automática e nada é deixado de fora, assegurando a confiabilidade para tomar decisões precisas.

Oferece uma visão geral de toda a empresa

Saber como está o andamento de uma tarefa, para quem ela foi designada ou perceber o que está atrapalhando seu progresso fica menos complicado com etapas sequenciais registradas e atualizadas em um sistema. Portanto, o proprietário ou gerente passa a ter uma visão mais completa da empresa na qual pode se basear para otimizar os processos.

Elimina desperdícios e prejuízos

Etapas desnecessárias, tarefas repetidas, erros e gargalos são um desperdício de recursos que gera prejuízos ao negócio. Ao otimizar os processos com o auxílio de um ERP a possibilidade de deixar passar qualquer uma dessas situações é bem pequena, eliminando esses problemas.

Diminui custos

Não é só dando um fim aos desperdícios e prejuízos que um negócio consegue diminuir seus custos. O ERP ainda proporciona isso ao:

  • aumentar a produtividade;
  • ampliar a eficácia; 
  • gerar mais agilidade.

Como os diferenciais da MicroUniverso podem ajudar?

Se você ainda tem dúvida sobre por que escolher a MicroUniverso como parceira da sua loja para otimizar os processos por meio de um ERP, saiba que a empresa também se diferencia por:

  • acompanhar cada etapa, desde a implementação até o uso, orientando para que seu negócio tenha sucesso com essa tecnologia;
  • contar com uma estrutura modular que possibilita que o empreendimento tenha acesso ao que é necessário para cada momento;
  • disponibilizar treinamento e suporte para seus colaboradores terem a segurança de aplicar as melhores práticas;
  • oferecer um excelente custo-benefício aumentando o retorno anual;
  • apresentar módulos Web facilitando a realização de orçamentos à distância.

A otimização de processos por si só é uma estratégia cheia de vantagens para adotar em uma loja de materiais de construção. Quando aliada à tecnologia se torna imbatível para ajudar o negócio a alcançar o diferencial competitivo. Ainda mais com o ERP MicroUniverso, cujo sistema completo é acompanhado de uma parceria de sucesso.

Entre em contato conosco e conheça as nossas condições. Estamos esperando por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.