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Você tem sentido dificuldades em potencializar os resultados da sua loja? Muitas vezes isso ocorre porque os processos internos estão cheios de gargalos e, assim, há dificuldades de superar questões importantes no seu dia a dia.

Uma das formas de minimizar isso é com a adoção do Enterprise Resource Planning (ERP), um sistema que auxilia na automação de processos, melhor gestão interna, otimização de processos, integração de setores, análise de indicadores, entre outros pontos fundamentais. Contudo, muitas pessoas sentem-se receosas de adotar essa solução em seu negócio.

Além disso, há muitos mitos no uso de ERP para lojas de materiais de construção. Conheça os principais deles a seguir e desmistifique essas questões.

ERP é apenas para grandes empresas

Uma das afirmações que mais ouvimos no dia a dia é a indagação: “mas minha loja de materiais de construção é pequena, eu não preciso então de um sistema assim, eu consigo dar conta das tarefas do dia a dia”. Isso é um mito que pode comprometer o crescimento da loja.

Muitas vezes, é justamente realizar os processos de forma manual que impede a sua loja de aumentar as vendas. A partir do momento em que você consegue minimizar os esforços sobre algumas questões, é possível direcionar as atividades para que seja possível aumentar as vendas.

Por exemplo, quando você consegue automatizar o processo logístico, o tempo destinado para realizar o registro manual de entrada e saída de estoque em planilhas pode ser destinado para outras funções, como analisar melhores fornecedores para sua loja, que possam oferecer melhor custo-benefício no dia a dia.

Quando você consegue fornecedores de melhor qualidade e que tenham um custo menor, é possível ter maior rentabilidade e utilizar esse valor para a escalabilidade da loja e garantir o crescimento do lugar. Então, pense que o ERP é destinado também para empresas menores, para que elas possam se tornar maiores no dia a dia.

ERP é um recurso caro

Muitos responsáveis por lojas menores evitam a implantação do ERP por considerar que é um recurso muito além do que eles podem arcar no momento. Mas isso é um erro. O investimento na implementação não é tão alto quanto muitos pensam.

E outra questão-chave aqui é: trata-se de um investimento. Por isso, mesmo que você tenha um custo nesse momento, futuramente obtém um retorno na melhoria das métricas de vendas, aumento dos lucros, melhora na relação com o cliente, entre diversos outros pontos importantes.

ERP demora a ser implementado

Outro mito que afasta a pessoa para a implementação do ERP em sua loja é que ele é demorado para ser adotado, pois exige uma série de adaptações internas. Sim, o fato é que precisamos fazer alterações, adaptações e treinamentos, mas isso não significa que você passará meses ininterruptos nesse processo.

Mesmo que você tenha processos burocráticos ainda mais demorados, como o uso de diversas planilhas quando todos estão comprometidos — tanto a sua loja quanto por parte das empresas —, isso é muito mais ágil.

Desse modo, ter um bom parceiro para o processo de adaptação pode ser interessante para garantir uma maior agilidade nesse processo e, assim, começar a perceber os resultados o quanto antes.

ERP reduz o quadro de colaboradores

Quando uma empresa adota um ERP, muitos funcionários começam a ficar assustados. Isso porque muitos acreditam que, pelo fato de a automação realizar uma série de tarefas que seriam feitas por pessoas, elas perderão suas vagas. Isso não é verdade.

Isso porque, apesar de as tarefas repetitivas serem realizadas pelo sistema, há diversas outras analíticas que são executadas pelos profissionais. Assim, apenas mudam-se as ações a serem feitas. Quer ver um exemplo dentro de uma loja de materiais de construção?

O controle de entrada e saída de estoque é feito de forma automatizada por um ERP focado para essa área. Isso não significa que não possa ter uma pessoa presente para realizar a gestão de estoque. Essa pessoa será responsável por algumas outras tarefas, tais como:

  • organização do espaço (que pode ser auxiliado com o ERP);
  • conferência do inventário em comparação com o apresentado no ERP;
  • separação dos itens quando há a compra;
  • análise dos dados presentes no ERP para verificar o giro de estoque;
  • fazer cotação e reposição de estoque no dia a dia.

ERP não exige treinamento

Como muitos sistemas ERP são muito intuitivos e de fácil utilização, muitas pessoas pensam que não é preciso realizar treinamentos para o uso da solução. Mas, na verdade, é fundamental que você faça esse processo internamente.

Isso porque é fundamental que as pessoas incorporem essas novas formas de realizar as tarefas e atuem de forma sinergética. O treinamento, assim, tem a função de realizar esse alinhamento no dia a dia. Com isso, todos atuam em conjunto, da mesma forma, evitando que ocorram divergências no uso da própria ferramenta.

Se, por exemplo, dois funcionários realizam a tarefa de gestão de estoque em turnos diferentes, eles precisam atuar de forma sinergética no dia a dia. Se um faz o preenchimento das informações diferentemente do outro, isso pode dar conflitos no dia a dia. O treinamento tem o papel de minimizar esse tipo de problema.

ERP torna a empresa refém da solução

Esse é um mito que, na verdade, é totalmente o oposto, sabia? O ERP não torna a sua empresa refém da solução, mas sim incentiva a evitar que a sua empresa fique dependente de qualquer coisa. O ERP promove, portanto, autonomia.

Você está delegando apenas questões técnicas e repetitivas para um sistema, mas elas ainda podem ser realizadas de outras formas, caso queira. Com isso, é possível analisar questões importantes com maior tempo e cuidado — e isso é autonomia, porque os funcionários deixam de estar refém das tarefas repetitivas.

Os mitos no uso do ERP podem comprometer sua percepção desse tipo de solução. Por isso, este conteúdo é muito importante para você parar de evitar os benefícios existentes e permitir um crescimento sustentável no dia a dia.

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