Fazer o inventário de estoque é uma das etapas mais estratégicas e fundamentais para a sua loja de materiais de construção. Esse processo diz respeito ao levantamento de todos os itens presentes no estoque, tanto em relação aos seus tipos quanto às quantidades, e à obtenção de dados relacionados com datas de validade e avaliação, para averiguar se os itens estão íntegros ou não.

Esse tipo de processo ajuda, por exemplo, a evitar uma venda de um item que não está disponível de fato. Também é fundamental para não perder itens pelo fato de eles terem passado do prazo de utilização, entre outros pontos importantes.

Por isso, se você quer saber como fazer um controle de inventário de estoque eficiente, confira as principais informações para isso neste artigo e adote nossas dicas em seu negócio. Boa leitura!

Estude metodologias de contagem e escolha a melhor para a realidade do seu negócio

Fazer o inventário de estoque envolve, necessariamente, ter um processo bem definido. Isso é fundamental para trazer maior organização e definir um padrão para o processo. Assim, se dois profissionais diferentes forem fazer o inventário de estoque, ambos seguirão os mesmos passos. Com isso, evitam-se problemas.

Nesse cenário, definir uma metodologia de contagem e as ferramentas de suporte é fundamental para evitar informações incorretas. Por exemplo, como serão divididas as categorias e as subcategorias? A contagem será feita em papel, planilha ou com um software específico para isso? Todos esses pontos precisam ser definidos previamente para evitar problemas futuros.

Faça a recontagem periódica

Fato é que o inventário do estoque precisa ser feito periodicamente, para avaliar se todas as informações estão corretas. Por isso, essa é uma tarefa que precisa se tornar rotina no dia a dia da sua empresa.

Mas, afinal, qual seria a periodicidade adequada para fazer a recontagem? A resposta é: depende de como seu negócio atua. Algumas variáveis que podem influenciar nessa decisão são:

  • porte da sua loja;
  • número de mercadorias no estoque;
  • tempo médio gasto no processo.

Com isso, é possível definir uma periodicidade maior ou menor. Encontrar esse equilíbrio é fundamental para garantir maior eficácia na hora de fazer o inventário de estoque. Mas lembre-se: isso precisa se tornar uma rotina em sua empresa.

Portanto, é importante já deixar programados datas e horários fixos para isso. Por exemplo, se a sua ideia é fazer uma recontagem mensal, pode definir que toda última segunda-feira do mês será destinada a isso, em um horário sempre predeterminado. Assim, você evita esquecimentos e conflitos de agenda.

Faça auditoria no processo de contagem

Um ponto importante que pode garantir maior sucesso é trazer uma auditoria de contagem. A partir disso, é possível definir um roteiro que permita aos colaboradores realizarem o inventário de estoque de forma mais precisa, evitando erros e necessidade de repetir processos.

Para isso, pode ser interessante fazer um roteiro do processo. Nesse caso, é possível definir todas as etapas a serem realizadas. Se acontecer alguma falha ou suspeita de problema, o profissional sabe o que pode fazer para contornar a situação, identificando mais rapidamente qual foi o ponto de falha.

Invista na organização da loja

Para que a contagem aconteça sem erros, é fundamental que você, em primeiro lugar, mantenha o espaço organizado. Sem isso, as chances de ter problemas podem aumentar consideravelmente. Muitas vezes, pelas correrias do dia a dia, alguns itens podem estar fora do seu local ideal e, com isso, gerar problemas na contagem.

Por exemplo, se uma caixa de pisos está fora do lugar, ela pode ser contabilizada como um tipo diferente daquele que, de fato, deveria ser. Com isso, um profissional pode, sem querer, gerar divergências entre os dados de inventário e o cenário real.

Algumas dicas para organizar o estoque e minimizar esse tipo de questão são:

  • agende o inventário em dias de menor movimento na loja. Isso porque, durante a própria contagem, pode ocorrer a entrada de profissionais no espaço, atrapalhando o andamento do processo;
  • mantenha caixas e embalagens no mesmo sentido, a fim de não precisar desvirá-los para analisar informações e evitar falhas na contabilização dos itens;
  • deixe rótulos e códigos de barra visíveis;
  • determine regras para eventuais momentos de pausa dos colaboradores que estão gerenciando o estoque, a fim de que não ocorra algum problema durante a ausência deles que possa trazer falhas para o processo.

Invista em tecnologia

Outro ponto fundamental para evitar erros e trazer melhores resultados é investir em tecnologia. Softwares focados em lojas de materiais de construção têm ferramentas integradas que são importantes para garantir melhores resultados.

Por exemplo, quando você usa um ERP focado nessa área, ele contém funções que já estão alinhadas com as dinâmicas do dia a dia de uma loja de materiais de construção e, também, com o que diz respeito ao inventário de estoque. Assim, você tem ao seu lado uma ferramenta importante para, de fato, otimizar a gestão do espaço e garantir uma contagem mais eficiente.

Além disso, ela pode ajudar, inclusive, no processo de auditoria de contagem, indicando as rotas necessárias e conferindo se todas elas foram devidamente registradas. Com isso, é possível identificar mais rapidamente algum tipo de falha e corrigi-la antes que apresente consequências futuras para o seu varejo.

Garantir o inventário do estoque feito de modo adequado traz uma série de benefícios para a sua loja de materiais de construção. Entre eles estão:

  • proporciona maior assertividade nas compras;
  • auxilia em estratégias mais eficientes para as vendas;
  • minimiza as ocorrências de produtos encalhados em seu estoque;
  • permite traçar estratégias para superar a concorrência;
  • minimiza riscos de fraude em sua loja;
  • melhora a experiência do cliente;
  • ajuda a evitar perdas de itens por validade vencida ou por avarias, entre outros pontos.

Por isso, não deixe de implementar as dicas listadas neste artigo sobre como fazer um inventário de estoque na loja de materiais de construção, minimizando as chances de erros. Isso vai ajudar bastante no sucesso do seu negócio, que depende diretamente dessa questão.

Para mais dicas que vão ajudar a impulsionar o seu negócio, siga nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn e não perca nossos conteúdos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.