Menu do Site
Copyright MicroUniverso 2017
Sua empresa precisa de uma boa gestão de compras? Saiba o que fazer!
1204
post-template-default,single,single-post,postid-1204,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,side_menu_slide_from_right,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive
 

Sua empresa precisa de uma boa gestão de compras? Saiba o que fazer!

Sua empresa precisa de uma boa gestão de compras? Saiba o que fazer!

Fazer uma boa gestão de compras é um dos passos mais estratégicos na administração de um negócio. Afinal de contas, o processo de aquisições influencia diretamente no gerenciamento do estoque, na relação com os consumidores, no poder de competitividade e no próprio aumento das vendas.

Por essa razão, o abastecimento de uma rede de lojas deve ser planejado de forma eficiente. Isso porque ele engloba várias tarefas: seleção de fornecedores, supervisão de prazos e entregas, análise de qualidade das mercadorias, cotação de preços etc.

Assim, é preciso entender que será necessário uma gestão da informação de alto nível para conseguir alcançar o sucesso. Ficou interessado? Então acompanhe neste post dicas incríveis de como melhorar a sua gestão de compras. Venha com a gente!

Faça um controle rigoroso do estoque

Você já teve problemas com a gestão de estoque, não é mesmo? Então você sabe muito bem o quanto a gestão de compras está diretamente ligada ao gerenciamento do estoque e ao próprio desempenho das vendas.

E é isso mesmo o que acontece. O controle do estoque afeta toda a performance do comércio e é a espinha dorsal para se alcançar uma boa gestão de compras.

Isso ocorre porque as movimentações no estoque geram dados muito ricos para uma boa administração. Por exemplo: os produtos com mais saída revelam muito sobre a preferência de seu público-alvo. E o mesmo pode ser dito sobre as mercadorias que encalham, já que elas também são riquíssimos indicadores sobre o que não comprar.

Já com um gerenciamento minucioso sobre tudo que está armazenado, um comércio poderá impedir as aquisições desnecessárias, o que vai garantir mais equilíbrio em toda a gestão de compras.

Se você souber exatamente o que tem na loja, será muito mais simples fazer a requisição dos produtos em tempo hábil o bastante para evitar que falte algum item. Esse dado também permite ao estabelecimento controlar melhor os prazos de entrega aos clientes.

Capriche nas cotações

Pode até parecer óbvio, mas não é. Muitos empresários se acomodam com o fornecimento habitual e se esquecem de fazer novas cotações de preços constantemente.

Essa pesquisa precisa acontecer periodicamente. Afinal de contas, quanto mais baixo for o valor de uma mercadoria, mais em conta ela chegará para seus consumidores.

Dessa maneira, é possível dilatar as margens de ofertas e apresentar mais promoções interessantes. Nunca é demais lembrar que é preciso sempre fazer a análise do custo-benefício. Produtos ruins podem ser um tiro no pé, contribuindo para uma má fama do comércio.

Treine seus funcionários a comprar com estratégia

Muitos estabelecimentos comerciais sofrem com a falta de comunicação e colaboração entre os integrantes da equipe. Não permita que isso aconteça.

Faça com que o gerente de compras ensine seus subordinados sobre as principais peculiaridades dessa função. É bom que até os colaboradores de outros departamentos tenham alguma noção sobre o processo de compras.

Os funcionários precisam pelo menos ter condições de identificar quais são as mercadorias críticas quando o assunto é a compra. Aquelas com alta saída, por exemplo, merecem um monitoramento especial, para que nunca faltem no estoque.

Otimize a sua logística

Como já mencionamos no início deste artigo, a gestão de compras é um conjunto complexo de etapas. Afinal de contas, é preciso vender com rentabilidade e priorizar a saída dos itens com margens de lucro mais vantajosas.

Também de nada adianta comprar com inteligência e não conseguir fazer uma entrega na data prevista. Por isso, toda a logística da loja necessita de um intenso planejamento para garantir que nada saia errado.

Isso inclui avaliar o preço de um fornecedor, mas também a distância do seu comércio. Dependendo do valor do frete, um desconto no valor do item pode até deixar de ser rentável.

Se a loja for fazer a retirada de um material junto a um fornecedor em outra cidade, por exemplo, faça uma pesquisa para saber se, nesse caminho, seria viável aproveitar para comprar outros itens.

Dessa forma, a empresa economiza combustível e mão de obra, já que não terá que fazer o mesmo itinerário em poucos dias. É por essas e outras que a gestão de compras depende tanto do aperfeiçoamento do sistema logístico.

Com o dia a dia cada vez mais atribulado, muitos empresários estão apostando na tecnologia para fazer uma gestão eficiente das informações, algo imprescindível para que a logística funcione sem grandes problemas.

Invista em Tecnologia

Um ERP (Software para Gestão Empresarial) pode ser a saída para garantir uma gestão de compras eficiente.

Compras em excesso, cadastros incompletos de produtos, ausência de um controle sobre as entradas e as saídas e mercadorias com baixo interesse do público são problemas que afetam qualquer gestão de compras.

Essas soluções acabam com esses obstáculos, com serviços que preenchem, de forma rápida e acessível, todas essas lacunas.

Desse modo, o conteúdo de todo o comércio fica reunido em um único banco de dados, inclusive os registros envolvendo o reabastecimento.

São sistemas que revelam detalhes minuciosos sobre o estoque e sobre o giro das mercadorias, o que vai ajudar a aumentar o faturamento.

Afora isso, o time inteiro acompanha as movimentações do estoque, o que vai interligar as equipes de vendas, logística, compras, entre outras.

Com esses recursos, sobra mais tempo para os gestores se dedicarem às questões mais estratégicas do negócio.  Abaixo, você confere um resumo dos benefícios que os softwares especializados são capazes de trazer à gestão de compras. Veja:

  •  mais rapidez no atendimento aos clientes, que têm o que procuram sempre à mão;
  • comprando o que tem demanda, suas vendas são realizadas em menor intervalo;
  • controle sobre os produtos que estão perto de acabar, o que impede a falta de mercadorias em suas prateleiras;
  • ampliação do giro de estoque;
  • redução das perdas com mercadorias obsoletas, já que é possível saber quais produtos são os mais procurados pelo público.

A gestão de compras, portanto, é crucial na administração de um negócio. Com os devidos cuidados e apoio tecnológico, você terá uma loja mais rentável e competitiva, uma vez que terá acesso aos dados essenciais para a tomada de decisões.

Gostou do post? Quer saber mais? Então siga a MicroUniverso nas redes sociais! Estamos no FacebookLinkedIn e Youtube!