A tecnologia avança cada vez mais e diversas novas soluções são implementadas no mundo empresarial. Dentre as novidades está a TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), que contribui com a flexibilização das formas de pagamento. Isso devido ao fato de que ela proporciona o acesso a uma grande quantidade de opções de negociações financeiras.

A maioria das pessoas prefere pagar suas contas por meio de cartão de crédito e débito em vez de usar cheques ou dinheiro. Essa possibilidade traz benefícios para os compradores, que têm maior facilidade na hora de comprar, e para os empresários, que conseguem ter maior controle financeiro, mais chances de fazer negócios e, consequentemente, mais lucros.

Deseja saber mais sobre a TEF? Continue a leitura!

O que é TEF?

É um sistema que possibilita transações e pagamentos de maneira segura e rápida, permitindo que os usuários efetuem as operações eletrônicas por meio de cartões. Muitas empresas aderiram ao pagamento com cartão ao fazer as suas compras.

TEF tem sido muito usado, já que com ele não se corre o risco de perder a venda. Além de amplificar as formas de pagamento, esse sistema também oferece serviços adicionais, como pagamento de contas, isso por meio do correspondente bancário e, inclusive, possibilita efetuar recargas para celulares.

Quando contrastado com o pagamento via POS (Ponto de Vendas), que é a famosa máquina de cartão, a TEF se torna mais lucrativo e vantajoso, tendo em vista que aceita diferentes bandeiras. Já ao usar as maquininhas, pode ser que se faça necessário adquirir mais de um equipamento porque algumas delas não aceitam certos tipos de cartões.

Como funciona a TEF?

A TEF atua a partir de uma tecnologia que viabiliza a troca de informações entre as empresas administradoras de cartões e os comércios. Esse procedimento é integrado com o sistema do empreendimento, ou seja, diretamente do caixa do local e em pouquíssimo tempo. Sendo assim, há garantia na redução de fraudes e equívocos na digitação, que podem acarretar prejuízos.

Outra vantagem do uso da TEF é a opção de parcelamento ou pagamento a prazo e do uso de tickets, além de aceitar diversas bandeiras de cartões. O uso desse sistema para efetuar pagamentos com cartão é obrigatório em alguns estados.

Por que investir nesse sistema?

A TEF apresenta maior segurança e confiabilidade no processo de vendas e recebimento de valores relacionados às compras efetuadas pelos consumidores. Sem contar que ela é uma solução tecnológica que proporciona aos empresários a oportunidade de automatizar os processos do negócio e melhorar os resultados. Por meio de seu uso, podem ser acordadas algumas questões, tais como:

  • negociação de taxas dos cartões;
  • gerenciamento das operações com cartões, tanto de crédito como de débito;
  • conciliação de vendas;
  • impedimento da digitação incorreta de valores, uma vez que é integrada ao sistema de automação.

Qual é a diferença entre TEF e POS?

O POS que é a abreviação do termo em inglês Point of Sale faz somente transações financeiras, enquanto o sistema da TEF traz aos empresários e gestores informações sincronizadas. Ele deixa tudo registrado e oferece facilidade para as conciliações bancárias e o controle de gerenciamento.

Aos fazer as vendas por meio do POS, existe a necessidade de incluir manualmente os dados das vendas em um sistema ERP de ponto de venda. Essas movimentações estão sujeitas a falhas na hora do registro e podem até gerar problemas futuros para os empresários.

Empresas de todos os portes, sejam elas pequenas ou grandes, necessitam de organização e de um bom sistema para se manter crescendo no mercado. Por essa razão, avalie a possibilidade de ter uma tecnologia completa e eficiente.

Quais são os tipos de TEF?

Existem vários tipos de TEF e cada uma delas pode ser usada pelas empresas que desejarem. Basta analisar quais são as peculiaridades de seu negócio e optar pela que tem o fluxo de dados financeiros desejados.

Veja abaixo quais são as TEFs existentes!

TEF discada

Na TEF discada, a comunicação entre a operadora do cartão de crédito e a empresa contratante é feita por meio de uma linha telefônica, ou seja, cada uma das transações é feita por meio de discagem. Quando é feita uma análise da operação, a ligação é finalizada. De modo geral, esse tipo de TEF funciona bem para as empresas de pequeno e médio porte.

TEF dedicada

A TEF dedicada é uma excelente opção para empresas que têm muitos clientes que usam cartões para pagar as suas contas. A conexão é feita por meio de linhas VPN de redes virtuais privadas. Essa solução permite maior rapidez e agilidade em cada uma das transações feitas.

TEF IP

O tipo de Transferência Eletrônica de Fundos de IP também usa conexão por VPN, mas como o próprio nome já diz, a interligação entre a empresa e a operadora é feita por meio de um IP. Os procedimentos financeiros feitos nessa TEF são transmitidos pela Internet, o que faz com que ela seja uma das mais indicadas para as grandes empresas.

Como a TEF flexibiliza as formas de pagamento e quais são as suas vantagens?

A maioria dos clientes usa cartões de débito e crédito para pagar as suas compras. Por isso, se você ainda não tem esses meios de pagamento, há uma grande probabilidade de perder vendas para a concorrência e deixar de lucrar.

Saiba que existem muitas vantagens de usar essa tecnologia, veja algumas abaixo!

Praticidade para os clientes

Como as maquininhas de Pin Pad aceitam bandeiras diferenciadas, ela se torna uma opção mais prática para os clientes, os quais não precisam ficar com receio de que seu cartão não passará em determinado local. Isso para um pequeno negócio pode ser decisivo nas vendas e na margem de lucro.

Segurança e facilidade nas compras

A segurança em usar os cartões é um dos pontos mais interessantes do uso da TEF. Com a seu uso, os clientes não precisam levar consigo dinheiro em espécie para efetuar os pagamentos. Em virtude disso, o empresário não ficará com o caixa cheio de dinheiro e correndo o risco de sofrer um assalto. Os clientes ganham facilidade nas compras, visto que existe a possibilidade de comprar a qualquer hora e na maioria das lojas e supermercados.

Proteção contra fraudes e melhor controle financeiro

Outro benefício encontrado é que existe uma proteção contra fraudes, isso devido ao fato de que a maquininha registra todos os valores e estes são inseridos de maneira automática na conta dos empresários. Esse processo evita erros, que podem ser intencionais ou não, e concede a conciliação bancária das informações sobre o faturamento.

Então, agora que você já sabe que a TEF é uma importante aliada para ter um controle eficiente das finanças de sua empresa e quais são as suas vantagens, conte com um bom software integrado ao sistema de gestão, como o da MicroUniverso, e garanta o seu sucesso empresarial.

Gostou do nosso post? Entre em contato conosco agora mesmo e saiba qual é o sistema de gestão que temos a oferecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.