Menu do Site


Copyright
MicroUniverso 2020

Porque investir em padronização de processos e como ERP pode ajudar
2032
post-template-default,single,single-post,postid-2032,single-format-standard,bridge-core-2.2.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,side_menu_slide_from_right,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-21.1,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive
 

Porque investir em padronização de processos e como um ERP pode ajudar

Porque investir em padronização de processos e como um ERP pode ajudar

Com as transformações digitais ocorridas nos últimos tempos, muitas lojas de material de construção caminham para a padronização de processos. Isso acontece com o intuito de otimizar as operações e ter uma maior competitividade junto ao mercado, principalmente em cenários desafiadores.

Para que toda essa jornada seja realizada com sucesso, é necessário ter a tecnologia como uma aliada. Ela vai permitir ao gestor organizar os dados de maneira que contribuam para decisões rápidas e estratégicas. Nesse sentido, contar com um ERP é a iniciativa certeira para melhorar a sua gestão dos negócios.

Neste artigo, vamos apresentar os benefícios da padronização de processos na empresa e como o ERP MicroUniverso pode auxiliar esse processo. Confira! 

O que considerar no momento de padronizar os processos?

Antes de mais nada, precisamos reforçar que a padronização de processos exige um levantamento das atividades que serão executadas. Também, que esses dados sejam compartilhados com os demais colaboradores da empresa. Com isso, todo o seu time poderá consultar e tirar dúvidas sempre que for necessário. Tenha em mente que as pessoas precisam saber do seu lugar dentro dessa transformação, para que contribuam com todo o processo de padronização.

Como um ERP colabora para o desenvolvimento da empresa?

O ERP é a ferramenta certa para melhorar a gestão e o desenvolvimento da empresa. Separamos alguns pontos que você deve considerar no momento de escolher a sua ferramenta.

Otimização do controle de estoque

O controle de estoque, assim como as compras, é parte vital de um negócio. Sendo assim, analisar os dados gerados pelo sistema permite uma decisão mais certeira. Então, considere detalhes como:

  • controle da quantidade de produtos;
  • agilidade no inventário;
  • administração de entrada e saída de produtos.  

Processo de compras mais ágil

O ERP MicroUniverso permite que toda a jornada de compra do cliente seja acompanhada, facilitando o trabalho desenvolvido pelo setor. Com essa ferramenta, é possível realizar:

  • pedidos;
  • cotações;
  • solicitações.

Maior controle fiscal

Para que uma empresa mantenha suas obrigações fiscais em dia e evite transtornos futuros, um ERP deve ser considerado para um maior controle fiscal. Inclusive, a ferramenta deve oferecer atualização constante das leis, assim como das obrigações fiscais pertinentes ao campo de atuação de seu negócio.

A ferramenta também deve apresentar as seguintes funcionalidades:

  • monitoramento do fluxo de caixa;
  • importação para NF-e;
  • controle de contas.

Integração entre setores

Um dos grandes benefícios de implementar um ERP é a integração entre setores. Sendo assim, buscando maior produtividade de seu time, pequenas e médias empresas aderem a essa prática para uma gestão mais eficiente por parte dos gestores.

Dessa forma, quando a comunicação entre os setores é alinhada, alguns problemas podem ser evitados, como:  

  • reincidência de falhas;
  • equipes mais afinadas;
  • redução de conflitos internos.

Análise de dados para as decisões

Todos os dias na gestão de um negócio, as decisões devem ser rápidas e coerentes. Quando bem tomadas, elas se tornam fundamentais em processos futuros. Nesse sentido, o armazenamento correto e com segurança das informações permite que essa análise seja mais fácil e ampla. Com um ERP, é possível guardar e ter acesso ao histórico de diferentes ações e processos. Assim, no momento de buscar referências e definir suas estratégias, ela será feita com base em dados e informações. 

Quais são os benefícios para as empresas?

Podemos afirmar que os benefícios da padronização de processos para uma loja de materiais de construção, por exemplo, são diversas. Separamos algumas para você.

Menos falhas e retrabalhos

Quando os processos são padronizados, os colaboradores conseguem entender com mais clareza a cultura e os objetivos da empresa. Dessa forma, o trabalho é realizado dentro da perspectiva estratégica traçada por você, evitando falhas e retrabalhos.

Mais produtividade da equipe

Após padronizar as atividades e os funcionários saberem como desempenhar suas atividades, o processo torna-se mais eficiente. Consequentemente, a produtividade aumenta, assim como a satisfação do funcionário sobre seu trabalho. 

Engajamento dos colaboradores

Com a padronização dos processos e a definição das responsabilidades de cada um, o colaborador sabe seu lugar na empresa. Dessa forma, com as expectativas claras, é possível motivar e engajar sua equipe, melhorando o desempenho das atividades e tornando o colaborador cada vez mais parte da empresa. 

Distribuição dos recursos de maneira correta

O planejamento na distribuição dos recursos é essencial para o sucesso da estratégia da empresa e a otimização dos gastos. Quando se tem clareza de onde, quando e como direcionar os recursos, fica mais fácil administrar os recursos de maneira inteligente.   

Experiência do cliente

Um processo padronizado permite que seu negócio proporcione uma melhor experiência de compra ao cliente. Dessa maneira, você terá um consumidor fiel, que sempre lembrará da qualidade do seu produto e da eficiência na jornada do cliente dentro da sua loja.

Como escolher o ERP ideal para sua empresa?

O ERP tem a finalidade de ajudar a empresa em suas tarefas diárias de trabalho. Seu objetivo é consolidar e integrar as informações dos diferentes setores da empresa, padronizar os processos, trazer maior agilidade nas rotinas e monitorar os resultados e o desempenho do seu negócio.

Sendo assim, no momento de escolher o ERP ideal para sua empresa, considere os seguintes pontos.

Funcionalidades do ERP

Quando você identifica as necessidades da sua empresa, fica mais fácil compreender as funcionalidades que o sistema deve apresentar para que faça diferença nos seus resultados. O ideal é uma ferramenta que permita a personalização de acordo com as suas necessidades. Além disso, observe se o ERP permite a integração com outros sistemas já utilizados.

Facilidade de implementação

A implantação de um ERP demanda planejamento, capacitação de colaboradores e envolvimento. Para isso, observe se a instalação do sistema é muito complexa e quais os impactos na rotina dos funcionários e da empresa. Com isso, é possível antecipar os gargalos e traçar uma estratégia mais adequada para esse momento de mudanças.

Suporte especializado

Um dos pontos fundamentais a considerar no momento da contratação de um sistema é a qualificação do atendimento prestado no pós vendas. É fundamental que o serviço possibilidade a resolução de problemas quando houver instabilidades e que seja ágil na solução.

Por fim, a padronização de processos contribui para uma gestão de qualidade e maior competitividade no mercado. Essa gestão é algo bem amplo e que envolve questões que vão das pessoas ao financeiro. Sendo assim, é preciso contar com um sistema que proporcione, de maneira inteligente, uma análise e a tomada de decisão rápida. 

Faz sentido para você implementar um ERP na sua empresa? Então, entre em contato com nosso time de especialistas e saiba como a MicroUniverso pode contribuir para o crescimento do seu negócio.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.