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Se existe um momento importante em um varejo de material de construção, essa ocasião é a inauguração de loja. Afinal, depois de muito trabalho e de um cuidadoso planejamento para definir fatores como o melhor ponto para instalação, chega a hora de apresentar o negócio ao público.

Estamos falando da primeira oportunidade real de prestar um atendimento de excelência e oferecer aquela experiência que deixe uma impressão positiva nas pessoas. Além de abrir as portas para relacionamentos com os futuros clientes, esse momento também impactará todo o potencial de estruturação da marca. Para surpreender e confirmar o ditado que diz que a primeira impressão é a que fica, é preciso ter muita atenção aos detalhes e pensar em tudo na inauguração.

Neste post, apresentaremos as principais dicas para uma inauguração de loja inesquecível. Continue a leitura e confira!

Organize um evento de abertura

Em primeiro lugar, com o objetivo de apresentar a loja, uma ótima ideia é marcar um evento de lançamento. Esse tipo de acontecimento é uma maneira muito especial de mostrar o empreendimento ao público e de atrair mais clientes. Para isso, é preciso pensar em uma data que não concorra com feriados ou com outras ocasiões que sejam do interesse do público-alvo de um varejo de material de construção.

Em seguida, é importante definir se a inauguração será um evento aberto ou se terá uma lista de convidados — caso tenha, não se pode esquecer de avisar ao público sobre a confirmação de presença. Além disso, é necessário escolher o que será servido, entre outros pontos.

A verdade é que nenhum detalhe deve ser esquecido, como a decoração adequada para a ocasião. É interessante fazer um cronograma com a programação e incluir a chamada para o evento tanto nos materiais de divulgação como nos principais canais de comunicação e redes sociais. Por fim, na hora de planejar o evento de inauguração de loja, o mais importante é alinhar a comemoração com o público-alvo e com a essência da marca.

Faça anúncios para o lançamento do negócio

Parece óbvio, mas todo evento precisa contar com a presença das pessoas. Para tanto, no momento certo, é preciso divulgá-lo por meio de anúncios estratégicos e direcionados ao público apropriado.

Embora a necessidade de iniciar os preparativos seja de um prazo maior, é recomendado trabalhar a divulgação da inauguração da loja com, pelo menos, 15 dias de antecedência à data. Caso contrário, o potencial consumidor provavelmente nem tomará conhecimento sobre o evento. Se houver recursos para anunciá-lo em alguns canais de imprensa, melhor ainda.

Cuide da identidade visual

Ter atenção aos detalhes é garantir que os itens de divulgação realmente entreguem o conceito e a identidade visual da marca. Isso favorece e reforça a maneira como as pessoas lembrarão dela.

Para uma boa ação de marketing de inauguração, o ideal é investir em convites — eletrônicos ou não —, além de outras peças de papelaria, como:

  • anúncios;
  • brindes;
  • flyers etc.

Registre o evento

Seja com vídeos ou fotos, é fundamental registrar o evento de inauguração da loja com o intuito de divulgá-lo posteriormente. Uma boa dica para fazer esses registros sem gastar muito é utilizando as redes sociais. Nesse sentido, as melhores plataformas de divulgação gratuita são Instagram e Facebook.

Na hora do evento, é muito provável que o dono do negócio esteja ocupado dando atenção aos clientes. Por isso, ele deve contar com a ajuda de alguém próximo para registrar os momentos e acompanhar a comemoração. Outro recurso interessante e atual são as transmissões ao vivo, possíveis nas mesmas redes já citadas. Ao fim, com vídeos e fotos suficientes, poste-os imediatamente nesses canais.

Essa divulgação é muito importante porque, além de ter um custo baixo, dessa forma é possível promover a loja com o auxílio dos clientes. Para tanto, basta publicar as fotos com as pessoas que compareceram ao evento, marcá-las nas publicações e as mesmas conseguirão compartilhá-las em suas páginas pessoais. Isso é saber usar o poder de influência digital e, certamente, ampliar as chances de outros usuários conhecerem o negócio.

Crie promoções especiais

Uma boa maneira de prestigiar os presentes na inauguração de loja é conceder descontos especiais a eles e trabalhar com ofertas. Outra dica interessante é incentivar essas pessoas a se cadastrarem em algum tipo de ação. Tudo isso estimula as vendas já nos primeiros dias de operação.

A ideia é enriquecer a base da loja com contatos a fim de estimular as vendas, além de ter a chance de promover mais ações em outras ocasiões. Dessa forma, o marketing boca a boca também será incentivado, uma vez que a aquisição das mercadorias por parte dos novos clientes tem grande potencial de estimular indicações e recomendações deles para sua rede de contatos.

Invista em relacionamento com os clientes

De nada adianta fazer uma inauguração de loja inesquecível e, depois, assumir uma postura mais fechada. Após o evento é fundamental manter bem vivo o interesse do público. Além disso, embora algumas pessoas não tenham sido impactadas no momento da abertura do negócio, tenha em mente que outras oportunidades virão.

No mesmo sentido, também é importante manter o diálogo aberto com os consumidores que já foram atraídos. Para estabelecer relacionamentos, estruturar a marca com o público e fidelizar os clientes no varejo é essencial ter uma boa estratégia de comunicação.

Para tanto, antes mesmo do evento, tenha um planejamento de marketing de, pelo menos, um ano, sempre considerando:

  • segmentação;
  • perfil do público;
  • sazonalidades dos produtos;
  • características da região, entre outras informações.

Agora que mostramos as principais dicas para uma inauguração de loja memorável, é hora de colocá-las em prática. No entanto, tenha muita atenção a todas as observações feitas e conheça bem tanto o perfil dos seus clientes quanto o seu próprio negócio. Com segurança e confiança, sem dúvidas as estratégias que você utilizar trarão ótimos resultados.

Se você gostou dessas dicas sobre inauguração de loja de material de construção, compartilhe este conteúdo agora mesmo nas redes sociais e mostre aos seus contatos como você está por dentro do assunto!

4 respostas

  1. Olá, passando para agradecer pela dica estou programando para inauguração da loja de material de construção em setembro quero pegar todos as dicas

    1. Olá, Maurício! Que bom que gostou das dicas.
      Acompanhe as nossas publicações aqui no blog e se tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre o ERP MicroUniverso, nos envie uma nova mensagem.
      Desejamos sucesso na inauguração da sua loja!

    1. Olá, William! Que alegria saber que você gostou! Siga acompanhando o nosso blog para se manter informado com todo o nosso conteúdo. Caso deseje uma demonstração para ampliar o seu conhecimento sobre o ERP MicroUniverso, estamos à disposição.

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