Menu do Site


Copyright
MicroUniverso 2020

Aprenda como estruturar um fluxo de trabalho eficiente para seu negócio
2380
post-template-default,single,single-post,postid-2380,single-format-standard,bridge-core-2.2.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,side_menu_slide_from_right,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-21.1,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive
 

Aprenda agora como estruturar um fluxo de trabalho eficiente para seu negócio

Aprenda agora como estruturar um fluxo de trabalho eficiente para seu negócio

Simplesmente aumentar o volume de vendas não é suficiente para o crescimento da sua loja de material de construção. Para isso, é importante agir de forma estratégica, adotando medidas que melhorem as atividades internas, propiciando mais satisfação ao cliente e potencial de fidelização. Para isso, é importante implementar estratégias de fluxo de trabalho em sua loja. Entretanto, o que é isso? Como você deve estruturá-lo?

Saiba mais neste artigo e tire as suas dúvidas.

O que é o fluxo de trabalho

Em primeiro lugar, é fundamental compreender o conceito de fluxo de trabalho. Também conhecido como workflow, diz respeito aos modos como os processos são feitos dentro de uma empresa, independentemente na área de atuação.

Assim, é uma forma de conseguir organizar e definir um padrão de atividades que permita garantir a repetição das ações, independentemente da eventual rotatividade dos colaboradores. Com isso, é possível ter uma sequência predeterminada de conduta e garantir melhores resultados para sua empresa.

Como implementar um fluxo de trabalho eficiente

O fluxo de trabalho precisa ser adotado de forma eficiente nas lojas de materiais de construção, a fim de trazer melhores resultados e fluidez nas operações. Confira algumas dicas essenciais para essa adoção.

Mapeie os recursos disponíveis

Quais são os recursos disponíveis atualmente em seu negócio? De que forma eles auxiliam nas atividades da empresa? É possível trazer novos recursos para fluxos de trabalho mais eficientes? Observar essas questões de forma atenta permite a você identificar quando usa soluções que não acrescentam às rotinas da loja e podem mais burocratizar os processos que, de fato, trazer um fluxo de trabalho mais eficiente.

Documente as atividades de cada processo

O que compõe cada processo? Destrinche cada um dos pontos que devem ser feitos. Ter essa visualização é importante, até mesmo, para identificar se há etapas extras que são incluídas de modo desnecessário. Por exemplo, ao descrever as atividades de quem trabalha com controle de estoque, você pode incluir questões que podem ser resolvidas por meio de automação de tarefas, por uma solução especializada para lojas de material de construção.

Crie um mapa visual

Para visualizar o fluxo de trabalho atual e aquele que é construído com maior exatidão, é importante criar um mapa visual, que permita aos envolvidos identificar os fluxos de atividades e, assim, compreender quais são as responsabilidades de cada um

Com isso, se torna mais claro para todos os envolvidos sobre o que devem fazer, a responsabilidade da etapa anterior, para quem encaminhar as próximas etapas etc. Além disso, é possível verificar, também, se há fluidez nos processos. Caso ocorram gargalos, torna-se mais fácil identificar os pontos que podem causar problemas e saber como intervir.

Comunique e treine a equipe

Não adianta conceber um belo fluxo de trabalho para sua loja de materiais de construção, mas seus colaboradores não implementarem no dia a dia. Por isso, eles precisam ser comunicados das mudanças e melhorias feitas, bem como treiná-los para esses novos processos.

Afinal, quando pensamos em mudanças de processos, achamos que eles podem ser facilmente incorporados, sem a necessidade de preparar os funcionários para isso. Contudo, na verdade, algumas questões podem exigir maiores cuidados.

Por exemplo, se você vai introduzir um sistema que promove gestão de estoque e auxilia na reposição de itens, é preciso que os responsáveis por ele saibam como operar. Caso contrário, os benefícios de um sistema dessa natureza não serão sentidos e sua loja poderá ter, na verdade, prejuízos.

Os benefícios de criar um fluxo de trabalho

Mas afinal, por que se preocupar com o fluxo de trabalho? De que forma isso representa benefícios reais para a empresa? Confira, a seguir, alguns benefícios que podem ser percebidos.

Redução de erros e atrasos

Fluxos de trabalho mais consistentes e estratégicos permitem reduzir erros e garantir que atrasos não vão acontecer. Principalmente, em dois pontos fundamentais para as lojas de material de construção: entrega para o cliente e reabastecimento de estoque.

Com isso, evita-se perder oportunidades por não ter determinados itens na loja ou, então, perder a confiança do cliente, devido a problemas no processo de transporte até o local de entrega. A redução de gargalos nos processos permite maior eficácia e, consequentemente, menos pontos que possam ser problemáticos a longo prazo.

Divisão justa de tarefas

Há colaboradores da sua loja que trabalham mais que outros? Se sim, é porque o seu fluxo de trabalho pode não estar bem estruturado. Com isso, alguns podem sair mais sobrecarregados, enquanto outros têm rotinas mais tranquilas.

Com isso, até mesmo problemas de clima organizacional podem acontecer. Afinal, ninguém que se sentir injustiçado, não é mesmo? Assim, o fluxo de trabalho tem um papel importante, justamente de minimizar esse tipo de disparidade e promover um ambiente de maior equidade para todos.

Maior satisfação do cliente

Minimizando erros e tendo funcionários mais engajados, a tendência é que os clientes fiquem mais satisfeitos a longo prazo. Afinal, o serviço para eles, em todas as etapas do processo de venda, será mais interessante e voltado para atender a suas necessidades.

Por exemplo, se seus funcionários não estão sobrecarregados, podem dedicar maior atenção no processo de atendimento. Com isso, é possível ouvir, tirar dúvidas, entender as demandas e, assim, apresentar produtos que estejam mais focados nas necessidades da pessoa.

Além disso, os responsáveis vão buscar melhores fornecedores, com maior qualidade nos produtos, o que também altera a percepção do comprador. Isso é fundamental, principalmente para o setor de construção e obras, já que produtos de qualidade impactam no dia a dia das pessoas.

Os cuidados com o fluxo de trabalho são importantes para você conseguir pensar em processos mais consistentes e que possam trazer, de fato, os benefícios esperados para sua loja de material de construção. Estar atento a isso é importante para minimizar eventuais erros e tornar sua empresa mais bem-sucedida no mercado. Afinal, é isso que todos queremos, não é mesmo?

O fluxo de trabalho é uma das diversas medidas que podem ser adotadas pelo seu negócio para ter melhores resultados. Nós trazemos diversas dicas como essa em nossa newsletter. Assine e não perca nenhum conteúdo!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.