Menu do Site


Copyright
MicroUniverso 2020

Qual é a relação entre Business Intelligence e ERP? Entenda!
2505
post-template-default,single,single-post,postid-2505,single-format-standard,bridge-core-2.2.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,side_menu_slide_from_right,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-21.1,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive
 

Qual é a relação entre Business Intelligence e ERP? Entenda!

Qual é a relação entre Business Intelligence e ERP? Entenda!

Estamos na era dos dados, e é fundamental que você busque trazer a transformação digital para a sua loja de materiais de construção. Afinal, a gestão precisa ser mais inteligente e eficaz e, assim, garantir melhores resultados e superar seus concorrentes diretos e indiretos.

Com isso, juntar tecnologias parceiras pode potencializar ainda mais os indicadores do seu varejo. Business Intelligence e ERP devem, portanto, andar lado a lado em seu negócio para trazer melhores resultados.

Mas, afinal, o que são essas duas tecnologias? Continue lendo e tire suas dúvidas sobre o assunto e veja como essa relação auxilia seu negócio a crescer.

O que é ERP?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning (ou Planejamento de Recursos Empresariais). Trata-se de uma solução que permite aos gestores das lojas controlar as informações que circulam em todos os setores.

Por exemplo, por meio dele é possível ter uma gestão de estoque integrada com o acompanhamento dos indicadores de vendas e, assim, garantir o momento correto de realizar a reposição do estoque do seu negócio. Quando isso não é bem-feito, pode ocasionar desperdícios ou, então, falta de itens em sua loja e perder oportunidades de venda.

Algumas das principais vantagens em seu uso são:

  • integração de processos;
  • integração na visualização de dados;
  • agilidade na tomada de decisões;
  • facilidade nas trocas de informações entre setores no dia a dia;
  • escalabilidade das funções;
  • redução de custos, entre outros.

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence (ou Inteligência de Negócios) é uma metodologia que combina uma série de tecnologias para obter resultados mais inteligentes e insights interessantes, que podem ser aplicados no dia a dia do seu negócio para apontar oportunidades, vulnerabilidades que precisam ser corrigidas, entre outros pontos importantes.

Ele une:

  • análise empresarial;
  • mineração de dados;
  • visualização de dados;
  • infraestrutura de dados;
  • coleta, armazenamento e tratamento de dados.

Com isso, ele oferece o suporte para tomadas de decisões mais inteligentes e eficientes no dia a dia por meio da análise dessas informações e, assim, auxilia para que você evite erros nos processos internos.

Alguns de seus benefícios são:

  • redução e minimização de riscos;
  • identificação ágil de cenários de crise;
  • velocidade na resposta de ações;
  • diminuição de custos;
  • aumento de lucratividade;
  • encontra mais facilmente brechas importantes a serem exploradas no mercado, entre outros.

Qual a relação entre BI e ERP?

O Business Intelligence e o ERP possuem uma relação íntima e permite que seja possível minimizar riscos para o negócio. Por isso é fundamental compreender como se dá essa relação.

Para que o Business Intelligence funcione, ele precisa ter um alto volume de dados entrando no sistema para que assim consiga fazer correlações mais eficientes e precisas entre essas questões. Por exemplo, para ter insights interessantes sobre marketing e vendas, é importante coletar dados dos dois setores e correlacioná-los.

Quanto mais informações forem coletadas, analisadas e tratadas, mais amplo será o panorama que você terá em suas mãos para saber lidar com os mais diferentes cenários. Além disso, será possível identificar mais rapidamente falhas e encontrar o cerne da questão, podendo intervir de forma mais cirúrgica nas questões.

Por exemplo, se há uma ação de marketing que está afastando clientes do seu negócio, com os dados e a análise de BI é possível identificar a correlação entre as métricas do marketing e o momento de queda nas vendas.

Em outras palavras, o Business Intelligence se beneficia das informações oferecidas pelo ERP. Por isso, caso você adote as duas soluções, é importante que elas dialoguem entre si por meio de integração de dados.

Quais as vantagens de contar com um ERP integrado com soluções de BI para sua loja?

Além dos pontos falados anteriormente neste artigo, você ainda pode conferir outras vantagens importantes ao contar com um ERP integrado com soluções de BI para as lojas de materiais de construção. Veja a seguir as principais delas.

Monitoramento de atividades

Um primeiro ponto é a possibilidade de monitoramento de atividades internas do negócio com maior precisão. Por exemplo, por meio disso é possível ter a estimativa média do tempo que determinados itens ficam armazenados em seu estoque.

Assim, você tem dados mais precisos de quando deve ser feita a reposição e ter um melhor gerenciamento de estoque. E não é apenas nesse ponto que essa integração entre setores é benéfica.

Por exemplo, você pode acompanhar períodos sazonais de aumento e diminuição de vendas e programar-se financeiramente para essas questões. Com isso, evita que seja pego de surpresa e que nos períodos de queda tenha problemas financeiros, principalmente, no que diz respeito ao fluxo de caixa.

Acompanhamento do fluxo de caixa

O fluxo de caixa de uma loja de materiais de construção deve ser acompanhado constantemente, principalmente porque pode sofrer alterações significativas sazonalmente. Com isso é possível manter uma melhor gestão financeira e evitar prejuízos.

Quer ver um exemplo? Nos períodos mais chuvosos (entre primavera e verão) temos a redução de venda de itens de construção. Isso acontece porque não é possível seguir com obras dessa natureza durante esse período, pois pode prejudicar o trabalho. Se isso representa a maior parte das vendas do negócio, é importante acompanhar o fluxo para compensar esses períodos sazonais ao longo do ano.

Com a integração entre ERP e BI é possível ter maior precisão dos dados dessas questões e, assim, ter uma gestão financeira que permita aos responsáveis definirem estratégias que mantenham as contas em dia.

Melhora da relação com clientes

Outro ponto é analisar os dados sobre relações com o cliente. Afinal, um dos objetivos é, justamente, fidelizá-los e permitir que seja possível conseguir novos compradores por meio de um relacionamento de confiança entre as partes.

Mas, afinal, como entender de que forma é possível melhorar essa relação e trazer maior satisfação para ele? Isso é possível analisando como eles interagem com a sua loja, site, quais as plataformas que utilizam e, assim, explorar os pontos que auxiliem nesse processo.

A integração entre Business Intelligence e ERP pode tornar a sua loja de material de construção mais eficiente e, assim, garantir maiores vendas para o negócio. Não deixe de implementar essas mudanças, ok?

Ficou alguma dúvida sobre essas questões? Deixe nos comentários!

No Comments

Post A Comment