Conheça 7 tipos de relatórios gerenciais!

Os relatórios gerenciais são muito importantes para as empresas acompanharem o seu desempenho mensal, fazer novos planejamentos, lançar novos serviços ou soluções, iniciar a expansão no mercado, investir em novas tecnologias, contratar talentos, entre outros. Esses documentos ajudam as lojas de material de construção a ter mais praticidade em suas rotinas e na organização eficaz das atividades.

Por meio das avaliações desses arquivos, os gestores conseguem avaliar a opinião dos clientes, os resultados gerados pelos times de vendas, as sugestões de seus colaboradores que precisam ser valorizados, além de melhorar a saúde financeira do negócio e o clima no ambiente de trabalho. Neste post, vamos explicar os principais tipos de relatórios gerenciais.

Gostaria de compreender como os seus resultados serão otimizados, os prejuízos e erros reduzidos com a geração de relatórios? Prossiga!

1. Relatório de análise

Um relatório de análise é um documento que revela todas as informações do negócio e mostra as conclusões sobre problemas encontrados. Ele facilita a identificação de soluções e é bastante comum, podendo ser aplicado em todas as situações e departamentos de uma empresa. Por exemplo, o documento pode apontar todas as despesas e custos mensais.

2. Relatório financeiro

O relatório financeiro é um dos mais relevantes e essenciais para as lojas de material de construção. Esse documento contém o fluxo de caixa com as saídas e entradas que envolvem contas a receber e contas pagar, cotação de inadimplência e outros valores fundamentais para a administração do capital de giro e a elaboração de um planejamento financeiro.

No relatório financeiro, o gestor consegue ver quais áreas necessitam de maior atenção, já que ele é útil para a gestão do capital da empresa. Utilize esse relatório para fazer as projeções do fluxo de caixa para os próximos períodos e obtenha uma previsão precisa de entradas e gastos que acontecerão nos próximos meses.

3. Relatório de crescimento

Esse tipo de relatório mostra a linha do tempo que simboliza o desenvolvimento de todas as áreas internas de uma loja do varejo. Obtenha esse documento para ter acesso a todas as informações específicas de cada departamento, o seu funcionamento, custos, rendimentos e outros indicadores que vale a pena monitorar mensalmente.

4. Relatório de controle

Com o relatório de controle, o gestor das lojas de materiais de construção consegue supervisar o desempenho de cada unidade e ainda controlar os estoques de forma mais assertiva. Use-o para averiguar se há desperdícios de insumos ou materiais, supervisionar o cumprimento das metas e o alcance dos objetivos da empresa, assim como suas necessidades de matérias-primas.

5. Relatório de satisfação

Por meio do relatório de satisfação, o gestor pode criar pesquisas de satisfação que serão respondidas pelo público-alvo, clientes, consumidores, fornecedores, parceiros e colaboradores. Ele vai ajudar a compreender o que pode ser melhorado, como os serviços e produtos estão sendo recebidos pelo mercado e de que modo melhorar as condições de trabalho dos seus talentos.

6. Relatório de vendas

Os relatórios de vendas ajudam a tomar boas decisões ao administrar a sua loja. Os documentos indicam se entra dinheiro, como as entradas acontecem após a realização de operações e muito mais. Nele você terá dados sobre faturamento por vendedor, curva ABC por fornecedor, cliente ou material e ticket médio. Além disso, monitora métricas de vendas e padrões de consumo.

7. Relatório de Curva ABC

Relatório de Curva ABC é o documento que está relacionado às vendas efetuadas, conforme a Teoria de Pareto, que é bastante conhecida pelos lojistas. O documento permite ao gestor visualizar de modo simples os materiais que oferecem maiores rendimentos e que fazem parte do estoque. Essa visão possibilita evitar que esses produtos faltem e negociar preços melhores com os parceiros.

Agora você já conhece os 7 tipos de relatórios gerenciais! Se desejar, pode optar ainda pelo relatório de gestão de estoque, tendo em vista que esse é um gerador de recursos financeiros para o caixa após as vendas. Ter esses documentos completos ao seu dispor vai melhorar a gestão da sua loja consideravelmente e aumentará os lucros. 

Deseja obter mais dicas para a gestão do seu negócio? Continue lendo e confira 11 funcionalidades do ERP MicroUniverso para gestão de compras!

E aí, gostou?

Compartilhe.

Relacionados

Leia Também.

A gestão logística é um processo no qual a liderança responsável deve estar atento a todas as etapas…

Você tem dificuldades em manter um monitoramento mais constante do seu inventário? Falhas acontecem constantemente, como envio de…