Como criar um planejamento estratégico no varejo? Confira!

“Se você não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve” — todo mundo já ouviu essa frase em algum contexto. E de fato, ela expressa uma grande verdade que tem tudo a ver com a ideia de planejamento estratégico no varejo.

Se você não tem as suas metas bem definidas e sabe o que esperar do seu ano quando o assunto são vendas, provavelmente, não vai conseguir avançar de uma maneira satisfatória.

Pensando nisso, resolvemos te ajudar um pouco. Neste post, separamos as principais dicas de como criar o seu para obter sucesso no progresso da sua empresa. Confira!

O que é o planejamento estratégico?

Para dar uma definição correta a respeito desse conceito, é interessante olhar para os termos planejamento e estratégia. Já sabemos que planejar nada mais é do que desenvolver um plano para alcançar algo. Logo, serve para qualquer coisa, tanto nossas metas pessoais quanto profissionais.

Agora, quando olhamos para a palavra estratégia, o significado não difere muito. Ela é a habilidade de articular táticas para atingir um objetivo. Portanto, tem uma relação bastante próxima com a ideia de planejamento.

Dito isto, a definição de planejamento estratégico pode ser vista como a criação e desenvolvimento do melhor plano que uma organização deve seguir para alcançar seus objetivos. Ele corresponde a toda a parte de definição das metas, escolha de indicadores, tomada de decisão e, claro, a execução das ações.

Como ele funciona?

É preciso enxergar o planejamento estratégico como a junção tanto da parte lógica quanto criativa para o alcance de um objetivo. Por isso, não é incomum a utilização de metodologias para executar a parte racional, enquanto a criativa fica com a tomada de decisão e análise de dados.

O interessante é que é uma atividade que pode ser feita em diferentes períodos. Tanto mensal e anualmente, como em períodos mais longos, a cada dois anos, cinco anos, dependendo da necessidade.

Porém, independentemente do tempo, existe uma coisa fundamental para implementá-lo: três perguntas que servem como orientação para essa atividade:

  • Onde a empresa está?
  • Aonde ela quer chegar?
  • Como?

Por que fazer o planejamento estratégico?

Uma frase que resume a importância do planejamento estratégico seria: para que a empresa funcione de forma eficiente. No entanto, podemos explorar melhor essa ideia sobre o que significa exatamente essa eficiência quando o assunto é varejo.

Primeiramente, o planejamento estratégico auxilia na organização das ações do negócio. É uma ferramenta fundamental para que a gestão e os colaboradores não percam de vista aonde querem chegar. Ela auxilia a definir as direções e as metas, e principalmente ajuda no mapeamento dos processos e para o controle de pontos importantes como o estoque.

Segundo, é essencial para a integração dos departamentos, já que com ela fica claro quais são as metas que o negócio quer atingir. Portanto, todos os setores concentram seus esforços e ações para isso.

Terceiro, há duas coisas que o planejamento estratégico pode proporcionar:

  • saber aonde deseja chegar de forma clara;
  • garante maior organização para o depósito.

Como fazer?

O planejamento estratégico dependerá muito dos processos do negócio, até porque não existe uma única fórmula para a sua implementação. Há diferentes metodologias, portanto, a escolha certa vai de cada gestão.

No entanto, isso não quer dizer que não existam processos padrões que auxiliem na execução independente do negócio. Neste tópico, vamos apresentar quais são. Continue!

Defina metas

Já supondo que você tem uma visão do que é o seu negócio e que tipo de produto ele oferece, o próximo passo é saber onde quer chegar. As metas são uma maneira de deixar bem claro como a empresa quer crescer, por isso, é importante sua definição.

Nesse caso, destacamos a importância de definir objetivos que sejam possíveis, isto é, que possam ser realizados de acordo com as condições do negócio. Por exemplo, nada de colocar para triplicar o número de vendas sem ter certeza de que a empresa está em momento favorável para isso.

Faça um diagnóstico

Aqui, o foco não é tanto nas questões internas da empresa, é mais em relação ao contexto externo, especialmente, o setor em que ela está inserida. Com esse objetivo, é importante identificar quais são as ameaças (concorrentes, decisões econômicas, etc) que poderão prejudicar o alcance das metas.

Também é interessante verificar as possíveis oportunidades, não só as que estão disponíveis agora, mas aquelas do futuro.

Conheça os pontos fortes e fracos

Uma parte importante do planejamento é ter uma visão estratégica do seu negócio. Isto passa pela identificação dos pontos críticos e também dos favoráveis. Esse tipo de análise não pode ser feita com o foco só nas rotinas da empresa, procure fazer uma comparação com a concorrência para ter uma ideia do que precisa melhorar.

Desenvolva um plano de ação

Com a definição de metas, o diagnóstico do mercado e a identificação dos pontos fortes e fracos, você terá material suficiente para o desenvolvimento do plano de ação. Agora, é hora de determinar os objetivos estratégicos, não esquecendo que eles devem ser possíveis.

Quebre essas metas em pequenas tarefas e determine as equipes, setores e também orçamento necessário para colocá-las em prática.

Monitore os resultados

Por fim, será essencial o acompanhamento de cada passo do planejamento, inclusive, depois da implementação. Essa iniciativa será essencial para verificar se as estratégias funcionam e também para avaliar se é necessária alguma mudança. Os indicadores são a ferramenta correta para essa etapa, já que eles ajudam a mensurar as estratégias.

Como vimos, implementar o planejamento estratégico no varejo ou em qualquer outro tipo de negócio, é um processo que exige empenho por parte da empresa. No entanto, principalmente no setor de vendas, em que a busca por resultados imediatos é constante, esse tipo de iniciativa pode significar uma mudança grande na forma em que as atividades são feitas.

Sendo um poderoso instrumento para o foco do negócio e para a conquista de objetivos possíveis que, no longo prazo, significam mais crescimento e lucro.

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E aí, gostou?

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