Quer saber se o investimento em um software para lojas de materiais de construção vale a pena? Então, este artigo foi feito para você. Administrar uma empresa de materiais de construção, sem dúvidas, não é uma tarefa simples. Afinal, o empreendedor precisa estar atento às diversas demandas que surgem, para garantir o desenvolvimento do negócio. 

Para explicar melhor as razões que fazem o software ser o aliado que falta na sua empresa, preparamos este artigo. Além disso, vamos mostrar como escolher o melhor sistema para o seu negócio.

Acompanhe a leitura!

O que faz um software de gestão?

Questões como nível de produtividade da equipe, gestão financeira e satisfação do cliente são alguns exemplos de demandas que o gestor precisa lidar todos os dias. Sendo assim, para otimizar melhor o tempo e obter maior eficiência, a adoção de um software de gestão é bastante necessária. 

Isso porque controlar as demandas da empresa de forma manual pode não ser tão eficiente quanto você imagina, já que necessita de mais tempo e as chances de haver falhas são maiores. Então, a solução encontrada para alinhar os processos corporativos e torná-los mais fluidos está no uso da tecnologia. 

Por meio desse recurso, você consegue entender melhor a sua empresa, automatiza as suas tarefas e, ainda, mantém o controle de todas as ações da empresa. Além disso, o investimento em alternativas que otimizem os processos e garantam maior produtividade, segurança e melhor atendimento na loja de materiais de construção é vital para assegurar a permanência da sua empresa no mercado.

Afinal, o principal objetivo do software de gestão é facilitar a administração da sua empresa, por meio da integração dos departamentos e da automatização dos processos internos. Logo, permite que o gestor tenha uma visão ampla do que acontece no negócio e, consequentemente, consegue administrar melhor as atividades dos seus colaboradores.

Vale ressaltar que, para obter os resultados esperados, é muito importante investir em um sistema desenvolvido para lidar com as demandas comuns do seu segmento. Ao considerar esse fator, os benefícios vistos são:

  • aumento no índice de satisfação interna;
  • aumento na qualidade do serviço entregue ao cliente;
  • mais produtividade e redução do retrabalho;
  • uso inteligente dos recursos da empresa;
  • maior controle financeiro;
  • melhor aproveitamento do tempo de trabalho;
  • redução de desperdícios de recursos;
  • maior eficiência empresarial.

Além de todos esses benefícios, o software permite que você tenha acesso aos dados do seu negócio a qualquer hora e lugar, pois basta estar conectado ao sistema. Ou seja, você pode acompanhar o andamento dos processos em tempo real. 

Essa possibilidade oferece mais praticidade no seu dia a dia e garante maior segurança, uma vez que você não corre o risco de perder essas informações, pois ficam armazenadas na nuvem. Nesse sentido, fica claro que a adoção de um software de gestão não se trata de uma escolha, mas de uma necessidade corporativa.

Como acertar na escolha de um software?

Agora que você já sabe das vantagens de investir em um software de gestão, veja agora quais são os critérios que você precisa considerar na hora de escolher esse recurso. Confira!

Adequação à legislação

Observar se o programa escolhido funciona em conformidade com a legislação brasileira é um dos primeiros critérios que você deve considerar nesse momento de decisão. Isso porque um software de gestão contém dados importantes, no qual a maioria é confidencial. 

Logo, é fundamental que o sistema escolhido consiga garantir a segurança e a proteção desses dados. Além de manter a privacidade das informações da empresa, é muito importante que o software também esteja em conformidade com a LGPD, que assegura a preservação e a privacidade dos dados sensíveis dos clientes. 

Usabilidade

A usabilidade é outra característica fundamental em um sistema de software. Isso porque de nada adianta investir em um recurso altamente eficiente se os responsáveis por manusear não compreendem o funcionamento da ferramenta. Tendo em vista que o objetivo de investir em um software seja o de automatizar as atividades dos colaboradores, é muito importante que o sistema tenha boa usabilidade. Apenas assim, será possível obter êxito com o uso da ferramenta.

Atendimento e suporte

Mesmo que você contrate o melhor sistema de software, não se pode ignorar a possibilidade de ocorrer uma falha ou de necessitar de auxílio para resolver uma situação. Por esse motivo, antes de fechar o negócio, é essencial analisar o suporte técnico, verificando a prestatividade e a qualidade do serviço oferecido após a compra. 

Para isso, é ideal conferir a opinião de outros consumidores em sites como o Reclame Aqui. Além disso, você precisa verificar quais são os canais de atendimento disponíveis para contato. Buscar por essas informações é importante, pois permite que você tome uma decisão consciente. Assim, quando precisar de suporte, você terá a certeza de que será atendido por profissionais qualificados, que solucionarão o seu problema. 

Histórico da empresa fornecedora

Para evitar dores de cabeça ou frustração por ter feito um mau negócio, é fundamental que você verifique o histórico da empresa fornecedora. Isso porque o software tem acesso direto a informações privadas do seu negócio. Logo, é necessário que você contrate o sistema de uma empresa fornecedora confiável, que seja reconhecida no mercado pelo profissionalismo e qualidade dos seus serviços. Tenha em mente que esse contato pode se tornar uma parceria de longa data, por isso, vale a pena escolher bem. 

Personalização

Como mencionamos, um bom software é aquele que atende às necessidades da sua empresa. Por isso, é crucial que o sistema adquirido seja configurado de acordo com as demandas do seu negócio. Afinal, um software personalizado gera melhores resultados e torna a administração mais prática e eficiente.

Portanto, essas são as nossas dicas para você acertar na escolha de um software para lojas de materiais de construção. Reforçamos a importância de você seguir todas essas dicas para fazer uma escolha segura e sem arrependimentos.

O que achou das informações apresentadas neste artigo? Compartilhe a sua opinião com a gente deixando seu comentário no espaço abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.