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Gestão de crediário: veja quais cuidados ter com esse setor - MicroUniverso
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Gestão de crediário: veja quais cuidados ter com esse setor

Gestão de crediário: veja quais cuidados ter com esse setor

O setor de crediário é essencial para algumas empresas — principalmente no varejo. Por ser uma alternativa para o pagamento, o crediário atrai cada vez mais atenção dos clientes, podendo ser o diferencial da sua loja.

Porém, realizar a gestão do setor de crediário pode não ser tão simples. Muitas empresas acabam cometendo erros que, com o tempo, comprometem as finanças do negócio. Por isso, existem algumas estratégias que podem ajudar a manter o controle sobre o crediário, melhorando a qualidade do serviço oferecido e a gestão do negócio como um todo.

Quer saber mais sobre esse assunto e passar a conceder crédito da melhor forma para os seus clientes? Então, continue a leitura e descubra!

Quais são os erros mais comuns que as empresas cometem na gestão de crediário?

Antes de entender como conceder o crédito para os seus clientes, é preciso que você saiba quais são os erros mais comuns durante esse processo e como evitá-los.

Não fazer análise de crédito

Fornecer a opção de crediário para que os seus clientes paguem pelas compras sempre envolve um risco. Isso porque o consumidor pode não arcar com os compromissos estabelecidos e, dessa forma, prejudicar as finanças do seu negócio.

Para evitar esse erro, é essencial que você conte com um sistema de análise de crédito. Dessa forma, pode calcular os riscos que está assumindo e determinar se pode oferecer essa opção para determinados clientes.

Cobrar juros muito altos

Uma das vantagens do crediário é exatamente a ausência de taxas — ao contrário do que acontece com o cartão de crédito, que cobra taxas todas as vezes que os seus clientes utilizam essa forma de pagamento.

Essa característica do crediário permite que você ofereça juros mais baixos para os clientes. Com isso, quem cobra juros muito altos dos consumidores acaba perdendo a atratividade por essa forma de pagamento, já que eles podem preferir utilizar outra modalidade ou, até mesmo, ir a uma outra loja. 

Não saber como lidar com a inadimplência

A inadimplência é um problema para quase todas as modalidades de pagamento que trabalham com concessão de crédito. Nesse aspecto, o crediário não fica de fora e um dos grandes erros das empresas que adotam essa ferramenta é não saber lidar com ela.

Portanto, é essencial que você crie estratégias para lidar com clientes inadimplentes, enviando lembretes sobre pagamentos ou convidando essas pessoas para uma conversa de negociação da dívida, por exemplo.

Não controlar prazos e valores a receber

Uma boa gestão de crediário exige controles e para que esse sistema funcione na sua empresa, é essencial que todo o planejamento financeiro do negócio leve em conta os prazos de pagamentos e os valores a serem recebidos.

Como fazer uma boa gestão de crediário na sua empresa.

Agora que você já sabe dos principais erros na hora de conceder e gerenciar crédito, descubra algumas dicas para implementar essa forma de pagamento na sua loja.

Crie uma política de concessão clara

Comece criando critérios e uma política de concessão clara e bem definida para o crediário. Nesse momento, é preciso que você leve em conta o número de parcelas que pode oferecer de acordo com o valor de compra, a taxa de juros, as sanções em relação a atrasos ou inadimplências e a forma de pagamento.

Além disso, também é importante ter descritos os critérios utilizados para definir se determinado cliente pode ou não utilizar o crediário como forma de pagamento. Tudo isso deve ser documentado e divulgado a todos os consumidores da loja.

Avalie riscos

Como você já sabe, o crediário pode envolver alguns riscos para a sua empresa. Portanto, na hora de oferecer essa forma de pagamento para os clientes, é essencial que você faça uma análise de riscos detalhada para definir a política de concessão e a viabilidade do projeto.

Defina formas de cobrança

Estruture também a forma como a sua empresa se relaciona com o cliente de crediário. É importante estabelecer estratégias para lembrar o consumidor de pagar cada uma das parcelas em dia, como o envio de mensagens ou a realização de ligações.

Além disso, também é importante já ter uma estratégia para lidar com possíveis inadimplências. 

Saiba como fazer o cadastro dos clientes

Para realizar uma boa gestão de crediário, é essencial que você saiba cadastrar os clientes de maneira correta. Isso porque a falta de algum dado ou a perda do cadastro do cliente podem acarretar sérios problemas para o negócio.

Portanto, invista em um sistema de cadastro eficiente, no qual você seja capaz de incluir todas as informações necessárias em um só lugar. Além disso, capacite a sua equipe de vendas para realizar essa tarefa de maneira adequada, conscientizando os colaboradores sobre a importância dessa etapa.

Como o ERP MicroUniverso pode se tornar o maior parceiro da sua gestão de crediário?

Como você deve ter percebido, a gestão de crediário é assunto sério, sendo essencial que você tenha alguns cuidados para implementar essa forma de pagamento da melhor maneira possível. Nesse aspecto, um software de gestão pode ser o maior aliado da sua empresa.

O ERP MicroUniverso permite que você cadastre todos os dados necessários dos clientes, definindo o limite de crédito e o limite de endividamento mensal para cada cliente. O sistema permite ainda consultas on line ao CDL/SPC,  permitindo ainda que estas consultas sejam salvas no próprio cadastro do cliente enquanto estas forem válidas. O software também pode ajudar na hora de lidar com a inadimplência, bloqueando a venda para determinado cliente até que este regularize a situação do crédito.

Porém, uma das maiores vantagens do uso do software na gestão de crediário está relacionada à análise dos dados de cada cliente. O ERP MicroUniverso armazena as informações e disponibiliza consultas para que os gestores tomem a decisão sobre conceder ou não crédito para um cliente. 

Conceder crédito para clientes por meio do crediário pode trazer uma série de benefícios, atraindo e fidelizando mais consumidores à sua loja. Porém, essa medida exige cuidados e a utilização de ferramentas tecnológicas adequadas e eficientes para uma gestão de crediário de qualidade e o sucesso do negócio como um todo.

Portanto, entre em contato com a MicroUniverso agora mesmo e descubra todas as soluções que temos a oferecer!