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O e-commerce pode promover muitas vantagens à loja de materiais de construção, como a transformação digital da empresa e a criação de um novo canal de vendas, além da melhor experiência do cliente. Agora, como criar um e-commerce de material de construção?

Na prática, a criação do e-commerce depende de diferentes passos. É preciso fazer um bom planejamento, avaliando a necessidade de investimento e o potencial de retorno. Também é preciso encontrar uma boa plataforma digital, cadastrar os produtos que serão vendidos, registrar os níveis de estoque e investir em ações de marketing, entre outras atividades.

Pensando na importância (e abrangência) do assunto, criamos este artigo. Vamos explicar como criar o e-commerce de material de construção e obter bons resultados. Continue!

Faça o planejamento inicial do e-commerce

O e-commerce é um investimento e, como tal, deve ser bem planejado. A ideia é não sair aplicando seu tempo, energia e dinheiro, entre outros recursos, de maneira desordenada e pouco estratégica. Assim, o planejamento é uma espécie de guia.

Entre os principais pontos do planejamento, é preciso incluir o orçamento total para o e-commerce, os materiais que serão vendidos, os custos fixos e variáveis da plataforma e as estratégias de mercado que serão adotadas. Adiante, esclareceremos esses aspectos.

Ainda no planejamento, é importante estudar o retorno sobre investimento. Ou melhor, qual será o retorno financeiro do e-commerce e em quanto tempo ele vai se pagar, de modo que gere lucro ao estabelecimento. Quanto maior o retorno em potencial, melhor.

Escolha a plataforma digital para sua loja de materiais

Em posse do plano inicial, é hora de colocar a “mão na massa”. Você pode construir seu e-commerce do zero, contando com uma equipe de desenvolvimento. Todavia, isso costuma sair mais caro. O mais comum, então, é contratar uma plataforma para loja virtual.

Pense nessa plataforma digital como o ambiente virtual previamente criado, que você pode contratar, colocar seu logo, incluir seus produtos e começar a vender. Isso elimina a necessidade de criar algo do zero e deixa o trabalho mais rápido, preciso e bem-sucedido.

Plataformas digitais contam com três principais modelos de cobrança: valor fixo mensal, percentual sobre as vendas e híbrido (ou seja, uma união dos dois primeiros). Compare cada plano, suas vantagens e desvantagens, depois selecione o que melhor atende sua empresa.

Cadastre e descreva seus produtos no e-commerce

Outro importante passo é o registro dos itens que serão vendidos, de modo que você crie seu mix de produtos. Esse registro é essencial, afinal, servirá de base para a análise dos clientes e a efetivação das compras. Na ausência de um bom cadastro, as vendas podem falhar.

Na prática, o registro básico pode ser automatizado, extraindo os produtos e principais informações do seu sistema de gerenciamento. Mesmo assim, talvez seja necessário incluir mais algumas coisas, como informações detalhadas, fotos, avaliações e até vídeos.

Após o cadastro, faça uma revisão. Verifique se os produtos estão bem descritos, se os preços estão batendo, se as fotos estão boas e assim sucessivamente. Quanto melhor for a apresentação digital do seu produto, mais fácil será conquistar a confiança dos clientes.

Integre o e-commerce com o sistema de gerenciamento

Imagine ter que fazer a gestão da sua loja física e da plataforma digital separadamente. Seria um enorme problema. Com frequência, informações estariam erradas ou desatualizadas, o que resultaria em muitos problemas, como perdas financeiras e clientes irritados.

Para não correr esse risco, é importante integrar seu e-commerce ao sistema de gestão da loja de materiais de construção. Assim, você conseguirá gerenciar as principais informações de um único lugar, garantindo que seus dados estejam atuais e condizentes com a realidade.

Essa integração pode demandar suporte especializado. Portanto, busque pelo apoio da equipe de Tecnologia da Informação (TI). Conte, também, com o suporte do seu fornecedor tecnológico, pedindo que oriente sobre os principais passos da integração bem-sucedida.

Seja rigoroso no controle do estoque

O controle do estoque é essencial para o e-commerce e merece um tópico à parte. Um nível de estoque equivocado pode promover múltiplos problemas. Por exemplo, ao vender um item indisponível ou não vender algo que existe no estoque real (mas está zerado no digital).

Antes de inaugurar o e-commerce, faça o inventário do estoque. Verifique se os números estão “batendo”, efetive os ajustes devidos no sistema gerencial (integrado ao e-commerce) e deixe tudo em ordem. Dessa maneira, você poderá evitar uma série de problemas futuros.

Vale destacar que o controle do estoque é algo contínuo. Então, vale adotar ferramentas para monitoramento do nível de produtos e cálculo do ponto de pedido, de modo que suas compras sejam estratégias e mantenham sempre o estoque corretamente abastecido.

Planeje sua dinâmica de logística para entrega

O e-commerce não se restringe ao digital. Parte considerável do trabalho envolve toda a infraestrutura logística para fazer com que os produtos vendidos cheguem ao cliente no prazo combinado. Em vista disso, é essencial planejar sua dinâmica de entregas.

No próprio e-commerce, deixe algumas informações bem claras. Por exemplo, modelo de logística (se própria ou terceirizada), prazo para entrega do produto e custo total. Caso seu frete seja gratuito, deixe claro as condições, como valor mínimo e raio de entrega.

Invista em ações de marketing digital

Com as dicas anteriores, você já consegue criar o e-commerce de material de construção e promover seu correto funcionamento. Mas ainda falta algo importante: a divulgação. Boas táticas de marketing tornam sua loja virtual mais conhecida, atraente e bem-sucedida.

Aqui, invista na divulgação por meio de redes sociais, como o Instagram e o LinkedIn. Crie um orçamento para anúncio patrocinado, melhorando a classificação do e-commerce nos sites de busca. Se possível, conte com o suporte de uma agência ou talento de marketing.

Veja, agora você está por dentro do assunto. Lembre-se de que o e-commerce de material de construção pode acelerar a transformação digital do negócio, estabelecer um novo meio de venda e melhorar o relacionamento com os clientes. Portanto, faça um bom planejamento, adote uma boa plataforma digital, invista em gestão de ponta e divulgue seu e-commerce.

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