Menu do Site


Copyright
MicroUniverso 2020

Como reduzir os custos logísticos? Confira nossas 7 dicas
2121
post-template-default,single,single-post,postid-2121,single-format-standard,bridge-core-2.2.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,side_menu_slide_from_right,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-21.1,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive
 

Como reduzir os custos logísticos? Confira nossas 7 dicas

Como reduzir os custos logísticos? Confira nossas 7 dicas

Os processos logísticos são cada vez mais importantes para o sucesso das empresas. Ao mesmo tempo, pela sua complexidade, pode trazer uma série de questões e dores de cabeça para serem resolvidos. Um dos pontos que merece atenção são os custos logísticos e saber como reduzir esses valores ao longo do tempo.

Neste artigo nós vamos falar sobre a redução dos custos logísticos e de que forma é possível realizar isso, a fim de otimizar essas rotinas, garantir melhores resultados para sua empresa e maior fluidez nas suas atividades internas.

Continue lendo e tire suas principais dúvidas sobre o tema.

1. Conheça seus custos logísticos

Um primeiro ponto importante a ser considerado para conseguir, de fato, implementar uma redução de custos logísticos, é importante você ter consciência de quais são, de fato, os principais gastos do setor.

Afinal, se você não souber para quais pontos vão os investimentos para o negócio, será difícil descobrir quais são aqueles que podem ser economizados, minimizar desperdícios e, até mesmo, identificar possíveis fraudes que podem estar ocorrendo internamente.

Por isso, avalie o controle de gastos, identifique e confira cada um dos custos recorrentes, sejam eles fixos ou que se modifiquem ao longo do tempo. Identifique de que forma cada um deles é realizado, quais deles estão relacionados com contratação de fornecedores, manutenções, pagamentos de mensalidades no uso de soluções, entre outros.

2. Racionalize suas rotinas de entrega

Um dos pontos que pode gerar, justamente, desperdícios significativos em sua empresa, são rotinas de entregas que não sejam otimizadas. Por exemplo, o uso de rotas que representem um maior custo de combustível ou, então, cujas estradas não estejam com a manutenção em dia e, assim, gerem mais custos para abastecimento ou, então, com quebras e problemas com os veículos.

Lembre-se que a parte de transporte é responsável pela maior parte dos custos logísticos, representando 63, 5% dos custos dessa área. Assim, uma roteirização mais eficiente é capaz de permitir não só uma economia financeira, mas também minimizar prazos de entrega e garantir maior satisfação ao cliente da sua empresa, bem como fidelizá-lo.

Há soluções específicas para o setor de logística que permitem analisar as melhores rotas, não só sobre trajetos mais curtos, mas aqueles que representem economia de combustível, melhores condições, que evitem rotas que esbarrem em congestionamentos, entre outros. Isso pode ser um importante diferencial competitivo para o seu negócio.

3. Estabeleça contato com diversas transportadoras

Se você realiza o processo de terceirização do transporte, por meio de transportadoras, uma forma de reduzir gastos é manter-se em contato constante com diversas empresas especializadas, realizando cotações de forma recorrente.

Assim, estará sempre atento a valores que podem ser mais competitivos para sua empresa, oferecendo melhor custo-benefício. Contudo, trazemos um ponto importante para reflexão: não norteie sua decisão apenas pelo preço, pois o barato pode sair caro.

Portanto, analise os valores com empresas que sejam sérias, responsáveis, que tenham um portfólio interessante e que demonstrem uma maior seriedade e competência para poder atuar para seu negócio. Descarte dessa cotação aquelas que tenham elevado número de reclamações e problemas existentes.

4. Utilize formas de entrega alternativas

Outro ponto importante para redução de custos é utilizar formas alternativas de entregas. Muitos negócios ainda utilizam carros e caminhões para o transporte de cargas de menor tamanho, gerando custos grandes com combustível e manutenção dos veículos.

Uma forma de reduzir questões relacionadas a esse ponto é o uso de outras opções alternativas para entregas, tais como:

  • carros de pequeno porte;
  • motos;
  • bicicletas.

Isso pode, assim, garantir menor custo por entrega e, assim, reduzir os gastos do seu setor logístico. Além disso, caso seu negócio priorize a sustentabilidade, essas questões podem ser importantes para esse fim.

5. Monitore as contratações de frete

O monitoramento dos processos internos do setor de logística é fundamental para identificar os custos logísticos envolvidos internamente. Um dos que merece atenção é o monitoramento das cotações de frete. Isso é importante, principalmente, para as empresas que não trabalham com um contrato fixo, optando por sistemas on demand.

Hoje há soluções importantes no mercado que permitem você a solicitar uma contratação de frete para cada entrega, de forma a obter um melhor custo-benefício para determinado trajeto, mas que não seria vantajoso para outro.

Assim, é fundamental monitorar essas contratações e verificar se elas estão sendo feitas a garantir os menores custos de fato, sem perder em qualidade e eficiência no processo de transporte logístico.

6. Invista na terceirização logística

A terceirização de setores tem se tornado uma alternativa interessante para você que deseja reduzir custos sem perder eficiência. Esse processo permite, por exemplo, um maior foco no core business da empresa, de forma a redirecionar, de forma estratégica, os investimentos do negócio.

Por exemplo, ao realizar a terceirização, é possível economizar com encargos trabalhistas, que ficarão a cargo da empresa responsável pela prestação do serviço. O mesmo diz respeito, por exemplo, quando redireciona o serviço de entrega para a transportadora, sem a necessidade de adquirir veículos para esse fim.

Assim, a terceirização pode ser uma oportunidade imediata para que seja possível reduzir os gastos internos, sem perder eficácia e, além disso, redirecionar os esforços para outras questões importantes internamente.

7. Invista em automação logística

A automação no setor de logística pode ser a chave para minimizar custos em seu negócio. Os sistemas de gestão logística permitem uma maior eficiência no setor, minimizando necessidade de retrabalho ou erros que podem gerar prejuízos para a sua empresa.

Assim, por meio do sistema de gestão, é possível realizar o processo de compra de insumos para seu negócio, bem como liberação de produtos para os clientes de forma automatizada. O mesmo vale, por exemplo, para o registro de entrada e saída de itens do estoque e, assim, evitam-se erros humanos nesse processo, o que pode gerar perdas de itens, prejuízos, perdas de vendas importantes, entre outros.

Reduzir custos logísticos é fundamental para otimizar processos e aplicar o orçamento para o setor de forma eficiente. Assim, é importante que você saiba como realizar esses processos de forma eficiente, sem colocar em risco a produtividade da logística.

Ficou alguma dúvida sobre este tema tão importante? Deixe nos comentários e responderemos a você.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.