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Como aumentar o ticket médio em lojas de materiais de construção?
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Como aumentar o ticket médio em lojas de materiais de construção?

Como aumentar o ticket médio em lojas de materiais de construção?

O ticket médio é um indicador importante para as empresas. Ele diz respeito ao valor médio gasto nos pedidos. Assim, é desejável mantê-lo sempre crescente, afinal, é sinal de que as pessoas estão gastando mais em sua loja.

Ele indica comportamentos dos clientes, satisfação com a empresa, confiança nos relacionamentos com a loja de material de construção, entre outros pontos. Por isso é tão importante saber como fazê-lo crescer.

Por isso, veja a seguir estratégias importantes e saiba como aumentar o ticket médio do seu varejo.

Aumente a variedade de produtos

Uma das principais estratégias para garantir um aumento significativo do ticket médio é ter um maior mix de produtos e, principalmente, que sejam de interesse do seu cliente. Em uma loja de materiais de construção, essa questão da funcionalidade é essencial, principalmente, porque muitos clientes vão ao local quando estão em obras.

Assim, se eles vão buscar uma broca para utilizar com sua furadeira, podem aproveitar para comprar outras ferramentas que possam utilizar em outro momento da obra. Contudo, para isso, é importante que a sua loja tenha uma maior variedade de produtos disponíveis.

Por isso, invista em um portfólio com variedade, que tenha não só uma maior diversidade de itens, mas opções diferenciadas do mesmo tipo de peça. Com isso, as chances de ter algo que possa surpreender e satisfazer seu cliente são muito maiores.

Lembre-se de que, muitas vezes, você está trabalhando com itens que não só são importantes para a realização do procedimento, mas também que vão compor a parte estética do local. Por exemplo, você pode perder ótimas oportunidades de vendas se não tiver tintas para paredes que atraiam a atenção dos clientes.

Utilize um sistema de desconto

Outra forma de aumentar o ticket médio da sua loja de material de construção é utilizar um sistema de desconto que incentive, justamente, o aumento do valor gasto em cada venda. Por exemplo, você pode oferecer um percentual de desconto na compra de dois ou mais itens, o que incentiva a pessoa a aumentar a sua compra para obter o benefício.

Se você oferece 10% de desconto a cada item novo acrescido na compra (venda agregada), a pessoa pode antecipar uma aquisição que ela já faria em um outro momento. Com isso, aumenta-se o ticket médio, e você alcança seu objetivo inicial.

Fique atento, pois, muitas vezes, o cliente pode se sentir motivado a realizar uma compra de algo que não passava em sua cabeça no momento devido ao benefício oferecido. Por isso, pense em um sistema de desconto que realmente incentive esse tipo de compra com maior volume de vendas.

Além disso, o aumento do ticket médio pode ocorrer também ao buscar oferecer descontos para valores maiores de compras. Com isso, há um incentivo para elevar os valores que a pessoa gasta.

Ofereça opções de pagamento diferenciadas

Um dos motivos para eventuais clientes fazerem compras com valores menores é não ter uma maior flexibilidade para o pagamento. Com isso, a pessoa também faz menos compras do que deveria, para caber em seu orçamento.

Quando você consegue oferecer opções de pagamento diferentes, isso faz com que o cliente possa se programar para realizar uma compra maior. Um dos pontos é, principalmente, oferecer maior prazo para o cliente. Com isso, ele consegue se programar para conseguir fazer a compra com maior volume.

Em lojas de materiais de construção, isso é fundamental, porque normalmente há a necessidade de adquirir muitos itens para cada etapa da obra. Quando você permite um pagamento maior, a pessoa pode aproveitar esse momento para fazer todas as compras de uma vez só. Unir isso ao sistema de desconto favorece ainda mais as possibilidades de aumentar as compras.

Melhore o relacionamento com seu cliente

Quanto mais o relacionamento com o cliente estiver sólido, mais ele se sentirá incentivado a comprar em seu estabelecimento, e é possível ver isso claramente. Vejamos a seguir um exemplo.

Uma pessoa que é cliente fixa da sua loja e sabe que as indicações dos seus atendentes são sempre de confiança estará mais suscetíveis a ouvir as recomendações e, assim, comprar novos itens que eles indiquem. Se for indicada uma ferramenta extra, que poderá ajudar na obra que a pessoa está fazendo, o cliente se sentirá confortável para comprá-la, porque saberá que não é apenas uma tentativa de empurrar novos itens, mas que é algo útil, de fato, para aquela atividade.

Só que, para chegar a esse estágio, é fundamental melhorar o relacionamento com o cliente. Assim, a confiança entre as partes fica mais reforçada. Por isso, gerencie o relacionamento com o consumidor com maior eficiência e o fidelize.

Tenha uma boa gestão de vendas

Para conseguir aumentar o ticket médio, é fundamental ter uma boa gestão de vendas no seu dia a dia. Isso envolve questões como:

  • trabalhar técnicas de vendas;
  • traçar objetivos e metas de vendas;
  • avaliar indicadores no dia a dia;
  • identificar quais são os itens mais vendidos e quais precisam de uma movimentação para melhorar o giro de estoque;
  • ter um planejamento de vendas;
  • verificar quais as tendências de vendas sazonais (por exemplo, quais itens tendem a não serem vendidos em períodos chuvosos, porque não é possível realizar determinadas obras nesse momento, entre outros.

Use a tecnologia a seu favor

Para todos os pontos que foram listados ao longo deste artigo, as tecnologias podem ser suas maiores aliadas. Com isso, é possível garantir menores chances de problemas e acompanhar indicadores importantes.

Um ERP, por exemplo, é capaz de permitir o acompanhamento dos indicadores dos produtos, verificar o gerenciamento de estoque, garantir um melhor gerenciamento de relacionamento com o cliente, entre diversos outros benefícios.

Contudo, para isso, é fundamental ter ao seu lado um ERP que seja focado em lojas de materiais de construção. Ele traz uma série de módulos e funcionalidades que estão alinhadas com as demandas e necessidades do dia a dia. Com isso, você não precisa fazer adaptações no uso e, assim, garante melhores resultados e menos gargalos.

Agora que você sabe como aumentar o ticket médio, é importante continuar recebendo dicas importantes para o seu dia a dia e trazer uma melhor gestão para sua loja. Para isso, siga nosso perfil no Facebook e acompanhe nossos conteúdos.

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