Tecnologia e varejo: entenda sua relação, tendências e benefícios

A tecnologia faz parte das rotinas e processos das lojas de materiais de construção que precisam se manter ativas no mercado. Os gestores e demais colaboradores ganham praticidade e produtividade com o auxílio das soluções tecnológicas disponíveis no mercado. Essas soluções facilitam a alavancagem dos negócios, o seu crescimento e expansão.

Portanto, sucesso, tecnologia e varejo estão intimamente conectados nos dias atuais. O setor varejista está entre os que mais apostam no uso de inovações tecnológicas para aprimorar as suas atividades, conquistar novos clientes e fidelizar os antigos. As soluções produzem melhorias no fornecimento de serviços e produtos, aumentam a segurança e favorecem o controle das vendas.

Deseja entender melhor como a tecnologia está sendo usada pelo varejo e se tornou uma grande aliada nos negócios? Prossiga!

Compreenda a importância da tecnologia

Os investimentos feitos pelas lojas de materiais de construção em tecnologia trazem muitas vantagens para os lojistas. A implementação das soluções tecnológicas é muito importante porque diminui as tarefas repetitivas e manuais, aumenta o engajamento dos times, aprimora a jornada de compra dos clientes e, consequentemente, oferece excelente experiência para eles.

Além de elevar a lucratividade consideravelmente, as tecnologias promovem tomadas de decisões mais assertivas, já que facilita o gerenciamento dos dados das lojas. Elas padronizam e integram os processos internos e externos, abrangem os pedidos de compra de produtos, o monitoramento de estoques, as vendas, as questões fiscais, a logística de entrega e muito mais.

Por esse motivo, tecnologia e varejo são inseparáveis. A ausência das inovações nas lojas de materiais de construção atrapalha o seu desenvolvimento e o planejamento estratégico. A implantação de softwares ou sistemas de gestão é fundamental para a sobrevivência dos varejistas e também para a superação da concorrência, que está mais acirrada a cada dia que passa.

Saiba como a tecnologia está sendo usada pelo varejo

As soluções tecnológicas estão sendo usadas para realizar a gestão das lojas de material de construção. Elas coletam, processam e analisam um enorme volume de dados para possibilitar aos lojistas a compreensão de todo o cenário que envolve o seu negócio. As tecnologias auxiliam na criação de novas estratégias e métodos mais efetivos para cativar o público.

Por outro lado, elas possibilitam a criação dos e-commerces. Com o auxílio das inovações, os lojistas têm acesso às informações das suas lojas em um único ambiente e podem gerar relatórios relevantes para obter insights valiosos antes de planejar os próximos passos. As inovações facilitam a obtenção de avaliações por parte dos clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores.

Descubra os principais benefícios de usar tecnologia no varejo

As tecnologias criadas para atender as demandas das lojas de materiais de construção atuam desde o processo de compras até a entrega ao cliente final. Elas ajudam os clientes a comprar, tiram dúvidas, possibilitam o acesso aos produtos por meio do smartphone e agilizam a comunicação para aumentar as vendas. Confira algumas vantagens de investir em soluções tecnológicas:

  • rotinas operacionais otimizadas;
  • personalização do atendimento ao cliente;
  • evolução da experiência do consumidor;
  • conhecimento profundo dos anseios dos leads;
  • criação de relacionamentos positivos com o público;
  • acompanhamento de pós-venda;
  • envio de mensagens específicas para que as pessoas se sintam únicas;
  • automação das atividades burocráticas e desmotivadoras;
  • substituição de trabalhos manuais que passam a ser realizados pelas máquinas;
  • redução dos retrabalhos;
  • fluxo otimizado das compras e das vendas;
  • diversificação dos meios de pagamento;
  • economia de custos;
  • entre outros.

Como você pode ver, tecnologia e varejo são conceitos que não podem ser separados. As soluções tecnológicas se tornaram indispensáveis para atrair e envolver os clientes, promover experiências encantadoras e criar uma imagem mais positiva da sua marca. Ao descobrir as dores do público-alvo, o lojista pode criar soluções diferenciadas e promover ofertas direcionadas.

Conheça as principais aplicações e tendências tecnológicas

No varejo, a utilização de softwares leva os lojistas à adoção de soluções omnichannel, que unificam os canais de comunicação e facilitam a interação com o público-alvo. A estratégia possibilita a integração dos pontos de venda e gera mais qualidade no atendimento dos clientes que compram online ou offline. Veja a seguir as tecnologias mais aplicadas no varejo!

Uso de Big Data

As atividades executadas pelos varejistas geram milhares e milhares de informações diariamente. Esses dados precisam ser coletados, organizados, armazenados e avaliados de forma certa para promover melhorias nas lojas. O Big Data é a solução responsável por realizar esse trabalho e por ajudar o lojista a decidir como administrar os negócios para obter lucros maiores.

A solução é indispensável para fazer o cruzamento de dados e para transformá-los em informações ricas que aumentarão a credibilidade da loja e melhorarão a sua imagem diante do mercado. Ela capta dados de orçamentos, pedidos de compras, ordens de serviço, balanços financeiros, históricos de marketing, resultados de vendas e outras operações.

O uso de Big Data é crucial para ter negócios bem-sucedidos, tendo em vista que essa solução faz o mapeamento dos hábitos de compras dos clientes, identifica e revela os padrões de comportamentos dos potenciais clientes. A solução tecnológica prevê quais serão as próximas tendências no universo corporativo, e ajuda a identificar as dores e demandas do público.

IoT

Internet das Coisas, ou IoT, é um conceito que está interligado com a análise dos dados coletados pelas soluções tecnológicas. Por meio delas, os objetos, equipamentos e sistemas geram e trocam informações para aperfeiçoar as jornadas de compra e os processos do varejo. Usar essa tecnologia facilita o monitoramento das interações das lojas com os clientes.

A implementação de IoT permite aos lojistas analisar quais são as mercadorias que provoca boas reações e em que setor do ponto de venda os clientes permanecem por mais tempo. Com isso, fica mais fácil relacionar itens específicos a determinadas faixas etárias, traçar uma segmentação precisa e entender como melhorar as seções para torná-las mais atrativas.

Sistema de gestão

Um sistema de gestão empresarial ou ERP especialmente planejado para home centers e para as lojas de material de construção executa várias funções primordiais. O software oferece uma visão geral do negócio, otimiza praticamente todos os processos, diminui os custos, elimina despesas, prejuízos e desperdícios que só atrapalham os gestores de atingir os seus objetivos.

Enfim, agora você consegue compreender melhor a relação que existe entre tecnologia e varejo! O ERP MicroUniverso traz rentabilidade para os varejistas, aprimoram os estoques, o gerenciamento das vendas, finanças, logística, tributos e compras. A solução emite Notas Fiscais, ajuda a controlar o faturamento e o crediário, bem como integra as informações em um banco de dados único.

Gostaria de saber mais detalhes sobre os benefícios de utilizar o ERP MicroUniverso? Entre em contato conosco agora mesmo!

E aí, gostou?

Compartilhe.

Relacionados

Leia Também.

A gestão logística é um processo no qual a liderança responsável deve estar atento a todas as etapas…

Você tem dificuldades em manter um monitoramento mais constante do seu inventário? Falhas acontecem constantemente, como envio de…

Quando falamos do design de loja de materiais de construção, é preciso ter um planejamento bem executado, pensando…