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Mais do que administrar o dinheiro que entra e sai de sua loja, pode ser difícil fazer a gestão dos pedidos de produtos para o estoque da forma certa. A ordem de compra deve ter as informações corretas sobre a mercadoria e, muitas vezes, ninguém sabe o que realmente colocar.

A boa notícia é que existem formas de elaborar esse documento que facilitam o processo de gestão dos pedidos, portanto, a rotina de recebimento de sua loja de materiais de construção.

Neste texto, vamos mostrar o que você precisa saber. Confira!

O que é ordem de compra?

Em primeiro lugar, a ordem de compra é um documento comercial, um registro dos itens comprados pela loja. Ele funciona como um regulador da relação entre o lojista e as fornecedoras.

Não é à toa que é o último passo de compra, demandando um bom conhecimento da gestão em relação ao funcionamento do negócio. Principalmente, das áreas que precisam de estoque e qual é o processo até o recebimento.

Como funciona?

Esse documento é elaborado com informações do fornecedor e do lojista. São dados que facilitam a conclusão da compra, sendo, de maneira geral:

  • identificação do comprador e do fornecedor;
  • data da aquisição e venda;
  • código da ordem de compra;
  • valor do produto;
  • detalhes da mercadoria;
  • condições do pagamento;
  • dados da entrega.

Qual é a importância do processo de ordem de compra?

Ter um maior controle das compras e o seu registro são algumas das principais vantagens, no entanto, a ordem de compra possui funções essenciais para a gestão do negócio.

Portanto, são três funções principais: controle de estoque, financeiro e fornecedor.

Estoque

Essa é a primeira função que relacionamos a ordem de compra. Ela serve como material informativo para a gestão de estoque, principalmente, para negócios que utilizam produtos para a revenda, como é o caso de lojas de construção. Trazendo dados sobre a quantidade, prazo, produto, quem é o fornecedor, etc.

Finanças

A confirmação de compra e venda está diretamente relacionada com a ordem. Ela ajuda a entender o quanto será gasto, mas também a quantidade necessária em cada período. Auxiliando em processos posteriores de planejamento.

Fornecedor

Por fim, ela indica para o fornecedor que o comprador está pronto para receber o produto. Assim como, confirma o compromisso de pagamento.

Como usar a ordem de compra na loja de materiais?

A ordem de compra é um recurso muito importante para conseguir acompanhar os insumos que chegam a sua loja. No entanto, é preciso entender que cada tipo de negócio terá uma maneira de elaborá-la.

Aqui, separamos o que você deve atentar ao desenvolver a sua e como usá-la. Confira!

Determine os critérios

Para manter a qualidade dos produtos oferecidos e, claro, não prejudicar o gerenciamento é essencial que as informações da ordem de compra estejam bem definidas. São esses dados que ajudarão a acompanhar e controlar o que entra e sai da loja, além de serem fundamentais para avaliações posteriores.

Entre os principais critérios estão:

  • a qualidade do produto;
  • o valor;
  • a quantidade disponível para a compra;
  • data de entrega, tempo de mercado e nível de confiança do fornecedor;
  • quantidade de devoluções e reclamações.

Estabeleça uma política de compras

Mesmo que pareça um processo simples a aquisição de produtos, é essencial um planejamento prévio. Esse plano envolve não apenas analisar a quantidade de dinheiro, mas os elementos dos pedidos, desde o prazo até o volume disponível.

Nesse quesito, encontramos na política de compras uma forma de definir orientações sobre todo o processo de aquisição. Como qual é o melhor momento para comprar, se há necessidade de fazer ajustes de valores ou pedidos, quais são as características ideais dos fornecedores, qual é o momento de trocá-los, etc.

Selecione as informações

Algumas informações da política de compras serão de grande ajuda na elaboração da ordem de compra. Como cada negócio tem seus próprios critérios, é bastante comum que isso se reflita na forma como esse documento será elaborado. Você provavelmente terá que criar um modelo próprio baseado nas informações necessárias para a sua gestão e de acordo com a rotina da sua loja.

Atribua responsabilidades

Será importante formar uma equipe para realizar o gerenciamento tanto das ordens de compra, como o que de fato ocorre no estoque. Não são necessários muitos funcionários, mas é preciso defini-los. Normalmente, quatro pessoas já são o suficiente para realizar o trabalho. Eles serão divididas em:

  • gestor: encarregado de orientar e gerenciar a equipe;
  • autorizador: tem o papel de aprovar as transações comerciais;
  • equipe financeira: participa das negociações e mantém o controle financeiro da empresa;
  • colaborador: responsável por elaborar as ordens de compra.

Utilize um ERP

O sistema de gestão é uma ferramenta essencial para organizar todas as informações, documentos e ainda fazer o controle do que ocorre na sua loja. Esses softwares são capazes de automatizar muitas etapas da gestão de estoque, inclusive, a relação com o fornecedor e quando ele precisa ser contatado. Investir nessa tecnologia é um passo importante para a tomada de decisões, já que a gestão e os funcionários poderão focar em atividades que realmente exijam seus esforços.

Como a MicroUniverso pode ajudar?

Embora existam uma série de ERPs por aí, muitos desses sistemas não são elaborados para se adequar ao dia a dia das lojas de materiais de construção. De modo que é bem difícil encontrar uma ferramenta que tenha recursos necessários.

Um sistema com integração de processos, análise dos resultados, emissão de documentos fiscais, gestão de estoque, planejamento de compras futuras e muitos outros recursos fundamentais para um gerenciamento eficiente. O ERP da MicroUniverso não só possui todos esses complementos, mas foi desenvolvido para ser uma ferramenta especializada para atender a rotina das lojas de construção.

A ordem de compra é um documento fundamental para o controle dos processos de aquisição de materiais. Esse recurso garante uma gestão do estoque eficiente e, portanto, que a empresa adquira a quantidade certa de produtos para não atrapalhar o fluxo de vendas da loja.

No entanto, é muito importante investir em ferramentas como um ERP para a captura e organização das informações de compra, assim como, a própria elaboração e envio da ordem de compra.

Se você procura um programa que te ajude nesse processo, conheça o ERP da MicroUniverso!