Ordem de compra: saiba como usar na loja de materiais de construção

Mais do que administrar o dinheiro que entra e sai de sua loja, pode ser difícil fazer a gestão dos pedidos de produtos para o estoque da forma certa. A ordem de compra deve ter as informações corretas sobre a mercadoria e, muitas vezes, ninguém sabe o que realmente colocar.

A boa notícia é que existem formas de elaborar esse documento que facilitam o processo de gestão dos pedidos, portanto, a rotina de recebimento de sua loja de materiais de construção.

Neste texto, vamos mostrar o que você precisa saber. Confira!

O que é ordem de compra?

Em primeiro lugar, a ordem de compra é um documento comercial, um registro dos itens comprados pela loja. Ele funciona como um regulador da relação entre o lojista e as fornecedoras.

Não é à toa que é o último passo de compra, demandando um bom conhecimento da gestão em relação ao funcionamento do negócio. Principalmente, das áreas que precisam de estoque e qual é o processo até o recebimento.

Como funciona?

Esse documento é elaborado com informações do fornecedor e do lojista. São dados que facilitam a conclusão da compra, sendo, de maneira geral:

  • identificação do comprador e do fornecedor;
  • data da aquisição e venda;
  • código da ordem de compra;
  • valor do produto;
  • detalhes da mercadoria;
  • condições do pagamento;
  • dados da entrega.

Qual é a importância do processo de ordem de compra?

Ter um maior controle das compras e o seu registro são algumas das principais vantagens, no entanto, a ordem de compra possui funções essenciais para a gestão do negócio.

Portanto, são três funções principais: controle de estoque, financeiro e fornecedor.

Estoque

Essa é a primeira função que relacionamos a ordem de compra. Ela serve como material informativo para a gestão de estoque, principalmente, para negócios que utilizam produtos para a revenda, como é o caso de lojas de construção. Trazendo dados sobre a quantidade, prazo, produto, quem é o fornecedor, etc.

Finanças

A confirmação de compra e venda está diretamente relacionada com a ordem. Ela ajuda a entender o quanto será gasto, mas também a quantidade necessária em cada período. Auxiliando em processos posteriores de planejamento.

Fornecedor

Por fim, ela indica para o fornecedor que o comprador está pronto para receber o produto. Assim como, confirma o compromisso de pagamento.

Como usar a ordem de compra na loja de materiais?

A ordem de compra é um recurso muito importante para conseguir acompanhar os insumos que chegam a sua loja. No entanto, é preciso entender que cada tipo de negócio terá uma maneira de elaborá-la.

Aqui, separamos o que você deve atentar ao desenvolver a sua e como usá-la. Confira!

Determine os critérios

Para manter a qualidade dos produtos oferecidos e, claro, não prejudicar o gerenciamento é essencial que as informações da ordem de compra estejam bem definidas. São esses dados que ajudarão a acompanhar e controlar o que entra e sai da loja, além de serem fundamentais para avaliações posteriores.

Entre os principais critérios estão:

  • a qualidade do produto;
  • o valor;
  • a quantidade disponível para a compra;
  • data de entrega, tempo de mercado e nível de confiança do fornecedor;
  • quantidade de devoluções e reclamações.

Estabeleça uma política de compras

Mesmo que pareça um processo simples a aquisição de produtos, é essencial um planejamento prévio. Esse plano envolve não apenas analisar a quantidade de dinheiro, mas os elementos dos pedidos, desde o prazo até o volume disponível.

Nesse quesito, encontramos na política de compras uma forma de definir orientações sobre todo o processo de aquisição. Como qual é o melhor momento para comprar, se há necessidade de fazer ajustes de valores ou pedidos, quais são as características ideais dos fornecedores, qual é o momento de trocá-los, etc.

Selecione as informações

Algumas informações da política de compras serão de grande ajuda na elaboração da ordem de compra. Como cada negócio tem seus próprios critérios, é bastante comum que isso se reflita na forma como esse documento será elaborado. Você provavelmente terá que criar um modelo próprio baseado nas informações necessárias para a sua gestão e de acordo com a rotina da sua loja.

Atribua responsabilidades

Será importante formar uma equipe para realizar o gerenciamento tanto das ordens de compra, como o que de fato ocorre no estoque. Não são necessários muitos funcionários, mas é preciso defini-los. Normalmente, quatro pessoas já são o suficiente para realizar o trabalho. Eles serão divididas em:

  • gestor: encarregado de orientar e gerenciar a equipe;
  • autorizador: tem o papel de aprovar as transações comerciais;
  • equipe financeira: participa das negociações e mantém o controle financeiro da empresa;
  • colaborador: responsável por elaborar as ordens de compra.

Utilize um ERP

O sistema de gestão é uma ferramenta essencial para organizar todas as informações, documentos e ainda fazer o controle do que ocorre na sua loja. Esses softwares são capazes de automatizar muitas etapas da gestão de estoque, inclusive, a relação com o fornecedor e quando ele precisa ser contatado. Investir nessa tecnologia é um passo importante para a tomada de decisões, já que a gestão e os funcionários poderão focar em atividades que realmente exijam seus esforços.

Como a MicroUniverso pode ajudar?

Embora existam uma série de ERPs por aí, muitos desses sistemas não são elaborados para se adequar ao dia a dia das lojas de materiais de construção. De modo que é bem difícil encontrar uma ferramenta que tenha recursos necessários.

Um sistema com integração de processos, análise dos resultados, emissão de documentos fiscais, gestão de estoque, planejamento de compras futuras e muitos outros recursos fundamentais para um gerenciamento eficiente. O ERP da MicroUniverso não só possui todos esses complementos, mas foi desenvolvido para ser uma ferramenta especializada para atender a rotina das lojas de construção.

A ordem de compra é um documento fundamental para o controle dos processos de aquisição de materiais. Esse recurso garante uma gestão do estoque eficiente e, portanto, que a empresa adquira a quantidade certa de produtos para não atrapalhar o fluxo de vendas da loja.

No entanto, é muito importante investir em ferramentas como um ERP para a captura e organização das informações de compra, assim como, a própria elaboração e envio da ordem de compra.

Se você procura um programa que te ajude nesse processo, conheça o ERP da MicroUniverso!

E aí, gostou?

Compartilhe.

Relacionados

Leia Também.

A gestão logística é um processo no qual a liderança responsável deve estar atento a todas as etapas…

Você tem dificuldades em manter um monitoramento mais constante do seu inventário? Falhas acontecem constantemente, como envio de…

Quando falamos do design de loja de materiais de construção, é preciso ter um planejamento bem executado, pensando…