É muito importante descobrir quanta receita a sua loja de material de construção gerará no próximo mês, trimestre ou semestre. A descoberta desse valor depende das projeções de vendas que são capazes de eliminar as incertezas dos empreendedores. Com esse cálculo, você conseguirá estimar as receitas que serão geradas por leads que ainda não foram trabalhados.
Os gestores das lojas de materiais de construção podem se beneficiar com essas estimativas, criar estratégias e planejar novos investimentos com os recursos financeiros que serão obtidos. Neste conteúdo, explicaremos o que é uma projeção de vendas, como ela beneficia seu negócio e como usar algumas ferramentas para facilitar essa descoberta.
Acompanhe a leitura e aprenda como fazer projeção de vendas!
O que é projeção de vendas?
Projeção de vendas é uma estimativa futura de vendas que acontecerão durante um determinado período. O cálculo é feito com base nos dados históricos de materiais ou produtos vendidos, por meio da identificação de padrões e tendências. As informações do negócio são usadas para fazer uma previsão da receita que será gerada em breve.
Ao criar uma projeção de vendas, o gestor precisa considerar o seu orçamento para a aquisição de clientes, o estado atual do mercado, os fatores econômicos que podem afetar o negócio e a posição que a loja de materiais de construção ocupa nele. Você pode projetar três cenários distintos: o pior, o melhor e o mais provável.
As projeções de vendas permitem que os lojistas estabeleçam metas realistas para o seu negócio, acompanhem o seu progresso no decorrer do tempo e estimem as receitas futuras. Sem a obtenção de cálculos precisos, os gestores têm dificuldades em definir novos objetivos ou tomar decisões baseadas em dados para a alocação de recursos.
Qual é a sua importância em lojas de materiais para construção?
O cálculo da projeção de vendas é muito importante para manter o desempenho e cumprir as metas preestabelecidas da loja. Ele ajuda a traçar os objetivos e a fazer planos para atingi-los, bem como a determinar os orçamentos para diferentes aspectos do negócio. Veja a seguir outras vantagens de obter essa estimativa de receitas!
Tomada de decisões melhores
Quando o lojista consegue estimar resultados das receitas, pode avaliar os riscos financeiros do negócio e conduzir o planejamento geral das ações. A projeção de vendas ajuda os líderes a tomar decisões informadas sobre as suas operações, preços de produtos, necessidades dos colaboradores, estratégia de marketing e outros processos, assim como a monitorar o progresso das lojas.
Estabelecimento de metas realistas
As equipes da loja geralmente têm mais confiança nas decisões dos gestores ao compreender que as metas são atingíveis e que não foram estipuladas por acaso. Os vendedores farão o que estiver ao seu alcance para ultrapassar ou pelo menos atender as previsões. Pedir que esses colaboradores fechem negócios possíveis fará com que ganhem o entusiasmo pelo seu trabalho.
Definição de orçamentos claros
Projeções de vendas precisas permitem equilibrar as despesas e as receitas para alocar os seus recursos corretamente. Elas revelam padrões de potencial crescimento econômico e do capital que estará disponível para iniciar bons investimentos que promovam o crescimento dos negócios, por exemplo, a aquisição de tecnologias ou cursos para treinar os times.
Gerenciamento aprimorado do estoque
Uma projeção de vendas auxilia também na decisão de quantos produtos estocar e quais itens manter em estoque para atender as demandas dos clientes. Desse modo, os materiais estarão disponíveis para suprir as necessidades do público, não haverá reclamações de que faltam opções e nenhum produto será desperdiçado por não ser vendido.
Atendimento de qualidade ao cliente
A projeção de vendas possibilita ao lojista determinar quantos vendedores serão necessários para lidar com os negócios previstos. Caso as previsões mostrem que é preciso ter mais pessoas no time, o gestor poderá contratá-las com antecedência, integrá-las à cultura e políticas da empresa e treiná-las para oferecer atendimento de qualidade aos clientes da loja de materiais de construção.
Como realizar a projeção de vendas?
A criação de uma projeção de vendas é bastante simples, apesar de parecer difícil obter números precisos, basta conhecer os seus números de vendas dos períodos anteriores e utilizá-los para fazer a previsão. Verifique a receita que a sua loja gerou nos últimos meses. Abaixo, fornecemos outras dicas para garantir que as suas projeções de vendas sejam precisas e confiáveis.
Analise o pipeline de vendas
Avalie o seu pipeline de vendas atual, inclua leads, clientes potenciais e negócios fechados. Calcule as suas taxas de conversão e ganhos e utilize esses números para projetar as vendas que a sua loja provavelmente fechará no próximo mês. Ao conhecer as suas receitas, você conseguirá fazer uma projeção realista que os vendedores poderão entregar.
Estude as tendências do setor
Preste atenção nas tendências do setor da construção civil para conseguir antecipar as mudanças no comportamento dos seus clientes. Compare os seus números com os resultados de empresas parecidas ou concorrentes para validar as suas suposições e ter acesso a uma referência de desempenho. Existem empresas que acompanham as novidades e as publicam para o conhecimento dos lojistas.
Considere todos os departamentos
Para obter uma projeção mais precisa, é preciso envolver todos os membros da equipe de diferentes departamentos, incluindo marketing, finanças, compras, vendas e outras operações. Com isso, você pode obter diversos insights e compreender várias perspectivas sobre como as suas iniciativas podem impactar as receitas futuras. Leve em consideração lançamentos e campanhas de publicidade.
Quais ferramentas e técnicas podem ajudar nesse processo?
Existem várias ferramentas que auxiliam a realizar a projeção de vendas, analisar o volume de leads, os valores obtidos mensalmente e as probabilidades de fechamento de negócios. Você vai encontrar softwares, plataformas de planejamento e outros recursos específicos para a sua área de atuação, os quais facilitarão a realização desse cálculo.
Uma ótima solução é o ERP MicroUniverso que ajuda a aprimorar os processos, eliminar desperdícios, otimizar o estoque, emitir notas fiscais e otimizar as vendas. Essa ferramenta é essencial para a gestão das compras, faturamento, controle de crediário, controle fiscal, financeiro e de logística. Com esse recurso, todos os dados da empresa são centralizados em um único banco de dados.
Entendeu como fazer projeção de vendas em uma loja de construção? A MicroUniverso é uma parceira que desenvolve sistemas integrados para o gerenciamento das lojas de materiais de construção. O sistema de gestão dessa empresa é focado nos negócios do cliente e altamente maduro para diminuir custos e dar uma visão geral de toda a sua empresa.
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