O que é o SKU de um produto? Descubra e otimize suas vendas!

Ter um bom controle de estoque é um dos grandes desafios de gestores de lojas de materiais de construção. Problemas nesse ponto podem gerar perdas de oportunidade, atrasos em reposições, aquisições inadequadas de novos itens, entre outros. No entanto, o SKU pode ajudar a resolver essas questões, sabia?

Muito utilizado em lojas virtuais, ele também possibilita aumentar a adesão à transformação digital e a automação de processos em seu varejo. Neste texto, veja o que é o SKU de um produto e qual a sua importância.

O que é o SKU de um produto?

SKU é a sigla para Stock Keeping Unit (em português, Unidade de Manutenção de Estoque). Trata-se de um código unificado que permite identificar os produtos da sua loja de materiais de construção e gerenciar suas informações de forma simplificada.

Ele é formado por uma combinação de letras e números (código alfanumérico), que corresponde a um tipo de mercadoria específico. É impresso em etiquetas e ajuda no controle dos itens do estoque da sua loja.

Sua formação considera as características de cada produto, como:

  • cores;
  • formas;
  • tamanho;
  • peso, entre outras.

Por exemplo, cada caixa de piso terá um código diferente, que ajudará a identificar o item segundo a cor, a textura, os tamanhos das peças etc. Os códigos são formados por siglas e números das características de cada produto.

Algumas pessoas confundem o SKU com o código de barras, mas eles não são a mesma coisa. Um mesmo item comercializado por lojas diferentes terá um código de barras idêntico, mas contará com variações no código SKU. Isso porque, nesse caso, cada loja cria o seu próprio.

Qual a sua importância?

O SKU é muito utilizado na gestão do estoque, conseguindo identificar rapidamente, por meio do código, as características do item e permitindo encontrar os produtos com maior facilidade, o que contribui para entregas mais ágeis e para a redução de erros. Se, por exemplo, seu negócio trabalha com Same Day Delivery, isso pode ajudar bastante a proporcionar esse tipo de entrega.

Além disso, os códigos são importantes caso você trabalhe com a inserção dos itens em marketplaces, para viabilizar a venda online. Isso pode, inclusive, destacar o seu item diante dos concorrentes na hora de ranquear as lojas na pesquisa.

Pense, por exemplo, em vendas em espaços como a Amazon. Para que seu produto apareça em destaque, ele precisa seguir algumas das boas práticas recomendadas pela empresa, e o SKU é uma delas.

Mas não é só isso. O SKU também possibilita potencializar os processos de automação em seu negócio, garantindo o controle de entrada e saída dos itens no estoque.

Como ele ajuda na gestão de estoque?

Como vimos, o SKU é um importante aliado da gestão do estoque. Isso porque, como cada item possui um código próprio, é possível ter registros mais eficientes de entrada e saída dos itens, assim como inventários atualizados.

A cada venda, é informado o código de saída e já há a atualização em seu sistema. Outro ponto é utilizar essa combinação para a organização do estoque.

Por exemplo, os itens com códigos idênticos relacionados ao piso ficarão armazenados em locais próximos. Quando uma venda for efetivada, o profissional responsável pela separação do item já sabe exatamente o ponto ao qual deverá se dirigir, apenas pela leitura dos códigos.

Saber o que é o SKU de um produto e seus benefícios ajuda a otimizar a gestão da sua loja de materiais de construção. Esperamos que este conteúdo tenha tirado suas dúvidas sobre o tema!

Gostou do conteúdo? Curta nossa página no Facebook e confira mais dicas diretamente em seu feed de notícias!

E aí, gostou?

Compartilhe.

Relacionados

Leia Também.

A gestão logística é um processo no qual a liderança responsável deve estar atento a todas as etapas…

Você tem dificuldades em manter um monitoramento mais constante do seu inventário? Falhas acontecem constantemente, como envio de…