Análise SWOT: como fazer na sua loja de materiais de construção?

Quando se trata de ter um cenário amplo sobre a situação da sua loja de materiais de construção no mercado, saber como fazer a análise SWOT pode ser um ótimo investimento. Essa estratégia garante uma visão mais clara daquilo que está dificultando os seus resultados e ajuda a entender as melhores oportunidades.

Quer entender como implementá-la no seu comércio? Continue!

O que é análise SWOT?

Conhecida também como Análise FOFA ou Matriz de SWOT, ela é a sigla para Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Basicamente, é uma análise de cenários em que cada letra representa o tipo de avaliação que será feita.

Sendo assim, forças e fraquezas correspondem ao estudo dos fatores internos do negócio, enquanto oportunidades e ameaças estão relacionadas aos fatores externos.

Como fazer a análise SWOT na sua loja de materiais de construção?

Como em qualquer empresa, uma loja de materiais de construção precisa lidar com uma série de situações que influenciam os seus resultados.

Os cenários internos partem da responsabilidade direta do negócio, como gestão do estoque, atendimento, disponibilidade dos materiais etc. Já os aspectos externos, embora tenham uma relação com o negócio, fogem do controle da gestão.

Sendo assim, o primeiro passo é dividir esses diferentes cenários de acordo com a SWOT. Vamos entender mais a seguir!

Ambiente interno

Aqui, de acordo com o que falamos, fica tudo pelo que a empresa é responsável diretamente. Nesse caso, você deve analisar o que representa os pontos fortes, isto é, o que há de positivo em seu negócio. Também analise as fraquezas, questões que são prejudiciais ao crescimento, como altos custos, falta de funcionários etc.

Ambiente externo

No ambiente externo, temos aquilo que a loja não pode controlar, mas isso não significa que sejam situações em que a gestão não deva ficar de olho. Alguns exemplos são questões políticas, crises econômicas, taxas de juros, concorrentes, mudanças na legislação etc.

Aqui, é importante dividir em dois tipos de cenários: oportunidades, ou seja, quais dessas situações são vantajosas para o crescimento da empresa, e ameaças, isto é, quais dessas circunstâncias podem prejudicar o negócio.

Passo a passo da análise SWOT

Entendendo o que é força, fraqueza, oportunidade e ameaça, fica bem mais fácil criar a sua matriz SWOT. Como o nome já diz, é uma tabela com todos esses fatores expostos. Basicamente, você deve criar uma coluna para cada letra da sigla e dividi-las entre ambiente externo e ambiente interno.

Como analisar os resultados?

Com a matriz SWOT definida, você terá bem claro quais são os possíveis cenários internos e externos que ajudam e prejudicam a sua loja de materiais de construção. Tenha atenção para não criar uma lista muito longa. É essencial ser objetivo e escolher o que é realmente relevante. Priorize o que você acredita que trará mais impacto de acordo com o cenário e a realidade do seu negócio.

Também é interessante definir uma ordem. Por exemplo, nos quadrantes superiores devem ficar os fatores internos, já nos inferiores, os externos. Ainda, tente organizar o que é positivo (forças e oportunidades) à esquerda e o negativo (fraquezas e ameaças) à direita.

Agora que você entendeu como fazer a análise SWOT, tem uma ferramenta poderosa para compreender os diferentes cenários que a sua loja de construção pode enfrentar. Além disso, esse é o tipo de avaliação que ajuda a encontrar soluções e se prevenir contra os possíveis riscos para o seu negócio.

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