MicroUniverso

        • Sistemas Integrados para Gestão Empresarial

        • MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

          A solução completa e definitiva para a sua loja de Materiais de Construção e Home Center.



        • COMÉRCIO ATACADO E ATACAREJO

          O ERP ideal com ferramentas que se adaptam a todos os desafios do seu Atacado ou Atacarejo.



        • LOJA DE EQUIPAMENTOS PARA RESTAURANTES, HOTÉIS E SEMELHANTES

          Tenha visões estratégicas para Lojas de Equipamentos, a fim de dar visibilidade aos seus principais produtos.



        • LOJA DE SUPRIMENTOS, PRODUTOS ELETROELETRÔNICOS, PAPELARIA, PRESENTES E SEMELHANTES

          Uma ferramenta completa, que facilita o acesso à informação entre setores, tornando os processos mais intuitivos e bem embasados.



  • A MicroUniverso
  • Nossos Clientes
  • Blog
  • Área do Cliente

Todas as empresas passam por períodos de sazonalidade nas vendas, inclusive as de materiais de construção. Seja por ações climáticas ou por grandes eventos, é preciso identificar quais são os pontos de sazonalidade do mercado para poder se preparar para enfrentar esses períodos.

Em alguns casos, é fácil identificar as datas, mas se o seu negócio é um pouco menos previsível, como é o caso da construção civil, é preciso procurar entender os reais motivos do acontecimento. Para não perder dinheiro, ter maior previsibilidade das vendas e conseguir total controle do estoque, o gestor pode contar com o uso de um bom ERP.

Quer saber mais sobre o uso da tecnologia para o melhor controle da sazonalidade? Continue a sua leitura!

O que é sazonalidade?

A sazonalidade nada mais é que eventos que acontecem em determinados momentos do ano, que ocasionam baixa ou aumento de vendas. No mundo empresarial, o termo está diretamente ligado às variações de vendas. Nesse caso, a procura dos consumidores tem variações devido a fatores externos.

Exemplos bem claros são as datas comemorativas, nas quais as pessoas procuram por itens para presentear um familiar. Diferentes peças, como os balcões de banheiro ou até mesmo uma torneira elétrica, podem ser adquiridas com maior facilidade nesses períodos.

Isso também se aplica às diferentes estações do ano. No caso de dias mais chuvosos, podem ser vendidos mais materiais para reformas nas áreas internas das construções, por exemplo.

Como a sazonalidade do mercado impacta o seu fluxo de vendas e estoque?

A sazonalidade pode ter impactos positivos ou negativos em qualquer empreendimento. Isso devido ao fato de que em algumas situações a empresa pode vender mais e em outras menos.

Quando as vendas saem do controle, a empresa pode sofrer com a falta de algum produto por ter vendido muito. Assim, quando algum cliente for procurá-lo, pode se sentir frustrado por não o encontrar na loja.

Já no caso de ter poucas vendas, os itens podem se tornar obsoletos e, consequentemente, perder o prazo de validade antes mesmo de serem vendidos.

Tendo um controle de estoque rígido, fica mais fácil saber quantas peças de cada item ainda estão disponíveis, quando os produtos vencem e quando será preciso fazer a reposição. O ideal é se programar para atender todas as sazonalidades, e a tecnologia pode ser uma grande aliada.

Quais as vantagens de usar um ERP para prever tendências de sazonalidade?

Quando a empresa faz a implementação de um bom ERP, ela conta com a integração das informações de diferentes áreas. Assim, os gestores conseguem identificar quais são os valores de caixa e quanto precisarão investir na compra de novos itens.

Existem ainda muitos outros benefícios em contar com a tecnologia para lidar com a sazonalidade. Confira!

Ajuda na gestão de estoque

Fazer a gestão de estoque de maneira manual é algo muito complicado, pois por vezes a pessoa responsável pode pensar que a empresa possui determinado item, mas, no fim das contas, este pode ter sido vendido.

O profissional responsável pela logística do empreendimento precisa estar atento à rotatividade de itens dentro do estoque, já que os produtos com menor giro podem ficar encalhados e outros podem faltar.

No entanto, com um bom sistema, é possível evitar prejuízos, tanto na época de menos vendas quanto na de maior procura. Além disso, o sistema pode auxiliar os gestores a tomarem as melhores decisões quanto ao giro de estoque, sem que a rentabilidade da empresa seja comprometida. 

Evita desperdícios durante os períodos de baixa

Gerenciar o estoque em épocas normais já é um desafio, mas gerir as quantidades de produtos em momentos sazonais é ainda mais custoso. Todas as informações precisam ser assertivas. Existem ERPs que fazem análises do mercado e das vendas de períodos sazonais anteriores.

Esse tipo de sistema auxilia na previsão das demandas, indicando qual será a quantidade que provavelmente será vendida. Isso tudo com uma baixa margem de erro. Essa visão antecipada ajuda a evitar que sejam comprados mais materiais do que o necessário.

Vale ainda re4ssaltar que uma gestão eficiente de estoque evita perdas financeiras decorrentes de produtos parados que podem se deteriorar no estoque. Além disso, ela ajuda a prevenir prejuízos que poderiam surgir devido à falta de planejamento e à perda de vendas.

Garante abastecimento suficiente nos momentos de alta demanda

O sistema de gestão controla as transações tanto de entrada quanto de saída de materiais da empresa. Dessa forma, garante o abastecimento suficiente para os períodos de maior demanda de determinado item.

Veja algumas funções importantes do sistema de gestão:

  • por meio de um campo com a data de validade do item, ele permite a visão da necessidade ou não de aumentar o giro de determinado produto. Assim, o proprietário poderá optar por oferecer promoções;
  • o sistema auxilia com opções de pesquisa, nas quais é possível encontrar os nomes e dados de fornecedores para atender as altas demandas que acabaram sendo superiores ao esperado.

Sendo assim, o investimento em um ERP de controle automatizado de vendas e estoque permite aos gestores ter maior visibilidade sobre os estoques sazonais e a operação como um todo.

Por que contar com a MicroUniverso?

A MicroUniverso pode ajudar na questão da sazonalidade por ser uma empresa que desenvolve um sistema integrado para a gestão empresarial (ERP). Ela atende home centers e lojas de materiais de construção de todos os portes.

O sistema oferece diversas funcionalidades, tais como:

  • otimização de todos os processos;
  • possibilidade de ter uma visão real e geral de toda a empresa;
  • auxílio na redução de custos.

O resultado para os empreendedores é um controle maior de todo o negócio, gerando mais rentabilidade às operações, tanto nas vendas quanto na compra de materiais.

Agora que você já sabe o que é a sazonalidade do mercado e teve acesso a todas essas informações valiosas, não deixe de procurar uma empresa de confiança para fazer a implantação de um ERP. Por meio dele, você poderá gerenciar o estoque, acompanhar o faturamento e manter o controle de sua situação financeira.

Gostou do nosso post? Entre em contato conosco para saber com mais detalhes como podemos ajudá-lo!