Saiba como vender materiais em todas as etapas da construção de uma obra.
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Saiba como vender materiais em todas as etapas da construção de uma obra

Saiba como vender materiais em todas as etapas da construção de uma obra

Conhecer as etapas da construção de uma obra pode contribuir muito para o aumento das suas vendas. Trata-se de estratégia capaz de engajar e fidelizar o seu cliente durante toda a execução do projeto. A transformação digital provocou mudanças consideráveis nos modelos de negócios, e isso também se aplica à construção civil. As habilidades em vendas são um ativo cada vez mais valioso no mercado varejista.

Atrair clientes para uma loja de material de construção é uma tarefa complexa. Com isso, contar com a ajuda da tecnologia e dos especialistas pode ser uma estratégia interessante. Entender um pouco mais sobre os atendimentos de emergência, gestão de crediário e automação de processos também é uma boa opção para melhores resultados com os seus times de vendas.

Ficou interessado? Então, descubra como vender materiais em todas as etapas da construção de uma obra. Boa leitura!

Quais são as etapas da construção de uma obra?

A construção de uma edificação envolve várias atividades que precisam ser planejadas e organizadas corretamente. Esse trabalho inicial pode evitar dores de cabeça no futuro e problemas de orçamento.

A ideia é que o seu vendedor conheça bem essas etapas para que consiga acompanhar os clientes de perto e tirar dúvidas. Para isso, é interessante responder às perguntas frequentes dos consumidores como:

  • qual é o tipo de fundação?
  • Quais serão os materiais utilizados?
  • Há previsão de chuvas durante a obra?
  • O concreto será usinado ou de betoneira?
  • As sapatas serão feitas na hora?

Ao responder às perguntas com facilidade, você passa confiança e credibilidade ao seu cliente. Ficar por dentro das novidades do varejo de construção também é interessante.

Todas as fases a seguir completam o ciclo da obra. Entender bem essa dinâmica pode ajudar no controle de estoques do seu estabelecimento. As etapas da construção de uma obra têm a sequência:

  1. serviços preliminares;
  2. fundação e laje;
  3. vedação;
  4. cobertura;
  5. esquadrias e vidraçarias;
  6. revestimentos e acabamento;
  7. instalações hidrossanitárias;
  8. instalações elétricas;
  9. pinturas externas e internas;
  10. cerâmica;
  11. reparos e reposições.

Portanto, essas são as etapas para que a obra ocorra de forma planejada e previsível. Conhecer bem as fases do projeto é fundamental para melhorar os indicadores de vendas do seu varejo, conseguindo não apenas novos clientes, mas principalmente fidelizando os já existentes.

Como melhorar o atendimento da loja?

Confira agora 6 dicas sobre como melhorar o atendimento da loja de material de construção e otimizar a fidelização de clientes.

1. Ofereça os produtos certos para cada fase

O objetivo, aqui, é fazer o cliente se sentir acolhido e confiar na loja durante toda a obra. Esse passo é muito importante para um atendimento transparente e sem surpresas desagradáveis.

É interessante que os vendedores sejam empáticos e consigam se colocar no lugar do consumidor. Assim, é possível oferecer os produtos de acordo com cada fase e fortalecer o relacionamento dos clientes com a sua loja de material de construção.

2. Demonstre disponibilidade

O atendimento aos clientes vai muito além da simples venda de um produto. É preciso demonstrar disponibilidade para que o consumidor sinta confiança ao realizar uma compra. O vendedor deve manter uma postura atenta às solicitações e dúvidas do público da loja de material de construção. Com isso, consegue-se um melhor posicionamento diante da concorrência do mercado de construção.

Por exemplo, quando são feitas vendas externas, com a ferramenta certa é possível o vendedor acessar pelo tablet todas as informações pertinentes à solicitação do cliente. O acompanhamento, nesse sentido, torna-se um diferencial porque é possível visitar as obras e fechar os pedidos com mais rapidez. Trata-se de um investimento em tecnologia para agilizar os atendimentos e facilitar a vida dos consumidores.

3. Ofereça produtos de decoração

A decoração de uma casa ou prédio faz toda a diferença no visual de um ambiente. É preciso prestar atenção a cada detalhe da obra do cliente e anotá-los. Assim, consegue-se oferecer produtos para decorar o local do consumidor sem parecer invasivo ou inconveniente.

Entender a lógica por trás da jornada de compra e dos funis de vendas é legal para prever o quanto os compradores estão propensos a consumir novamente. Os e-commerces usam muito essa estratégia para fornecer produtos de acordo com as informações de vendas passadas. Essa tática também se aplica ao comércio varejista.

4. Passe autoconfiança

Essa é uma técnica que exige muita prática e bastante conhecimento sobre os produtos vendidos na loja de material de construção. O ideal é que o seu vendedor conheça com detalhes os itens, serviços e peças fornecidos. Com isso, consegue-se atender ao cliente com prontidão e sem perda de tempo.

Para aqueles consumidores mais exigentes, é legal também entender sobre os aspectos relevantes do mercado varejista e gestão financeira na construção. Todo esse esforço pode aumentar a rentabilidade da sua loja no médio e longo prazos.

5. Ouça atentamente os pedidos

É importante ouvir com muita atenção os pedidos do seu cliente. Essa é uma forma inteligente de mostrar simpatia e apreço. Com isso, o consumidor se sente prestigiado e fica mais propenso a se abrir e comprar mais itens extras para a obra.

Trata-se de uma técnica para conhecer o comprador e, assim, conseguir prever as demandas futuras, se preparando de antemão. Uma estratégia sensata é cuidar bem da logística da loja para que os produtos mais pedidos estejam sempre disponíveis.

6. Faça perguntas pertinentes e específicas

O objetivo, aqui, é tirar todas as dúvidas sobre as exigências do consumidor. Para tanto, é preciso fazer perguntas específicas e pertinentes à etapa da obra. Quanto mais detalhes o cliente der, melhor para que você ofereça os itens certos na hora adequada. Assim, você mostra que se importa em fazer um bom atendimento. Além disso, o cliente precisa se sentir acolhido pela sua loja e saber que pode pedir ajuda em caso de eventuais problemas.

Pois essas são as 6 dicas para você vender materiais em loja de construção. Atendimentos rápidos, eficazes e certeiros — compreendendo e atendendo a todas as etapas da obra — são uma estratégia interessante para alavancar as vendas da sua loja e fidelizar mais clientes.

Gostou do artigo? Então, leia também esse texto sobre a importância do marketing de relacionamento e veja como aplicá-lo na sua loja de material de construção.