Menu do Site
Copyright MicroUniverso 2017
Como utilizar Cockpit em ERP? Saiba como funciona esse recurso no ERP MicroUniverso.
1433
post-template-default,single,single-post,postid-1433,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,no_animation_on_touch,qode_grid_1300,side_menu_slide_from_right,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive
 

Como utilizar Cockpit em ERP? Saiba como funciona esse recurso no ERP MicroUniverso.

Como utilizar Cockpit em ERP? Saiba como funciona esse recurso no ERP MicroUniverso.

Na aviação, o uso do termo “Cockpit” é bastante comum. A expressão é empregada para se referir ao painel de controle das aeronaves, auxiliando a gestão de todos os equipamentos do avião e garantindo a segurança de todos os indivíduos a bordo.

No contexto empresarial, o Cockpit herda o mesmo propósito. A palavra é utilizada para descrever uma solução capaz de centralizar e organizar todas as informações do negócio, garantindo fácil acesso aos dados estratégicos da operação. Dessa forma, fica mais fácil identificar oportunidades ou corrigir eventuais desvios — antes que qualquer negligência ocasione prejuízos significativos à organização.

Quer saber mais informações sobre o Cockpit e sua respectiva importância nas melhores práticas de gestão empresarial? Então continue a leitura! No post, você vai entender um pouco mais acerca do conceito e o impacto de sua aplicação no negócio. Além disso, também vai conhecer detalhes sobre o ERP MicroUniverso.

Boa leitura e bons insights!

Gerenciamento por Cockpit: o que é

De forma geral, a missão do Cockpit Management é proporcionar a visualização rápida e assertiva das principais informações do negócio. O propósito da ferramenta é otimizar o tempo dos gestores e eliminar a parte burocrática e manual das análises corporativas.

Na prática, o Cockpit pode ser descrito como um robusto painel gerencial, previamente configurado de acordo com as necessidades do negócio. A decisão sobre o formato dos dados que devem compor a estrutura deve derivar da alta administração, após discussões transparentes e centradas no modelo de gestão empresarial.

Uma vez definidas as métricas mais relevantes, a tecnologia garante a composição das informações e a configuração de gráficos de análise. Os indicadores bem como as metas estabelecidas passam a ser cotidianamente monitoradas pela área estratégica da empresa.

O Cockpit é, portanto, a operacionalização dos principais insights e dos indicadores mais viáveis ao negócio, garantindo fácil acesso ao que é realmente importante para a tomada de decisão corporativa.

Assim, em vez de dispender horas e horas para organizar os dados e avaliar panoramas, os gestores gastam apenas 10 minutos para acompanhar o desenvolvimento operacional — em tempo real ou em um período estabelecido.

Vale lembrar, ainda, que a implantação do Cockpit Management faz referência ao método BSC (Balanced ScoreCard), que estimula a empresa a tornar real a estratégia definida, valendo-se de um agressivo plano de ação.

Cockpit: o que muda na tomada de decisão

A primeira grande mudança, como já foi mencionado, diz respeito à agilidade conferida às análises estratégicas do negócio. Uma vez configurado, o Cockpit é automaticamente atualizado e figura como um instrumento importante no monitoramento em tempo real de indicadores e de resultados, sem transtornos ou complicações.

É bastante comum, inclusive, que a checagem dos dados do Cockpit seja a primeira atividade do gestor ao iniciar sua rotina de trabalho. Não raro, toda a agenda do dia é pautada nos resultados apontados, objetivando corrigir algum desvio ou maximizar alguma oportunidade.

Na prática, são muitos os benefícios relevantes que podem ser extraídos da tecnologia, permitindo que os gestores trabalhem de forma mais crível, eficaz e produtiva. O Cockpit é, sem dúvida, a ferramenta ideal para alavancar a administração estratégica e, assim, maximizar a competitividade do negócio.

No caso de gestão de Vendas, por exemplo, é possível que o líder da área visualize, de modo rápido e transparente, a quantidade de orçamentos em aberto e o montante efetivamente faturado no período. Além disso, números interessantes às metas, tais como a margem de contribuição, também podem ser facilmente identificados a partir de uma configuração orgânica da ferramenta.

Da mesma forma, o gestor financeiro pode acompanhar em tempo real o desempenho dos títulos em aberto. Em bases monetárias (R$) ou em percentual, o Cockpit facilita a apreciação de dados de receita e de pendências, tais como Contas a Pagar. Os indicadores favorecem as decisões que tornam o negócio mais saudável e competitivo.

Por fim, a Diretoria também se beneficia largamente das inferências proporcionadas pelo Cockpit Management.

ERP MicroUniverso: como funciona o Cockpit

O ERP MicroUniverso é uma solução completa de gestão, capaz da integrar todas as áreas do negócio de forma orgânica e eficiente. A tecnologia proporciona mais agilidade operacional e menos retrabalho, otimizando recursos físicos, financeiros e humanos.

O software da MicroUniverso tem a missão de automatizar rotinas e de conferir alta performance às equipes, principalmente no que tange às melhores práticas de gestão. Nesse contexto, o Cockpit desponta como uma excelente forma de controlar indicadores e de monitorar processos, garantindo a coerência dos resultados individuais e coletivos.

No ERP MicroUniverso, o Cockpit é a ferramenta que permite a visualização simplificada das informações do banco de dados. Ao perceber a necessidade de relacionar determinado dado da operação em um painel gerencial, as lideranças corporativas têm a facilidade de definir, de modo amigável e intuitivo, os dashboards que desejam exibir — favorecendo a compreensão dos cenários e a assertividade na tomada de decisão. 

Dessa forma, o gestor pode navegar pelas métricas predefinidas e organizar as informações de acordo com as necessidades do negócio, selecionando os inputs relevantes e definindo os Cockpits de seu interesse. Ao desfrutarem da liberdade de personalizar seus indicadores de resultado e ao construir painéis cada vez mais alinhados às demandas do negócio, as lideranças deixam de deliberar no escuro e maximizam seus retornos.

Com o Cockpit, as definições estratégicas do negócio são construídas sobre bases sólidas e insights respaldados. De forma rápida e simples, é possível contrapor informações operacionais e avaliar históricos de mercado (via relatórios do sistema).

Na prática, a valiosa combinação entre tecnologia e gestão é imprescindível para tornar o negócio mais sustentável e competitivo — no curto, médio e longo prazos. O Cockpit, por sua vez, é o instrumento capaz de interligar os resultados cotidianos às metas do negócio, indicando o panorama atual e a lacuna que precisa ser preenchida para atingi-las. Dessa forma, fica mais fácil estabelecer planos de ação mais pertinentes e eficazes.

O ERP MicroUniverso, portanto, desponta como a solução ideal para uma gestão mais integrada e coesa. Além do Cockpit, o painel de controle corporativo, o sistema oferece uma série de instrumentos capazes de otimizar os recursos e alavancar a performance da equipe, gerando resultados cada vez mais expressivos.

O conteúdo esclareceu suas dúvidas e lhe ajudou a repensar algumas das estratégias e das ferramentas aplicadas em sua empresa? Ótimo, nosso objetivo foi atingido com sucesso! Agora, aproveite para entrar em contato conosco e entender de que forma podemos contribuir para potencializar a gestão (e a lucratividade) do seu negócio. Sucesso e até breve!