Casos de Sucesso - MicroUniverso
Menu do Site
Copyright MicroUniverso 2017
Casos de Sucesso - MicroUniverso
120
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-120,ajax_fade,page_not_loaded,,no_animation_on_touch,qode_grid_1300,side_menu_slide_from_right,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive
 

Casos de Sucesso

Crescemos junto com

nossos clientes

ABC da Construção

“O ABC – Atacado Brasileiro da Construção possui hoje 47 lojas em 30 cidades (Além Paraíba, Alfenas, Barbacena, Belo Horizonte, Bom Despacho, Cataguases, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Itajubá, Itaúna, Juiz de Fora, Lagoa da Prata, Lavras, Leopoldina, Muriaé, Nova Serrana, Pará de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Santos Dumont, São João Del Rei, Três Corações, Três Pontas, Ubá, Varginha e Viçosa).

 

Essa forte presença no mercado faz do ABC da Construção uma das principais revendas de materiais de construção e acabamentos de Minas Gerais.

 

A MicroUniverso e o ABC da Construção são parceiros desde setembro de 2005.

Tiago Moura Mendonça – Diretor de Planejamento e Expansão – conta um pouco como foi a implantação DO ERP MICROUNIVERSO no ABC DA CONSTRUÇÃO.

“A necessidade de implementarmos um ERP foi o primeiro passo no nosso projeto de expansão, e sendo assim, escolhemos uma solução de grande aderência ao setor e de fácil manipulação das informações.

 

Devido ao trabalho e envolvimento de todos os colaboradores da empresa, a manhã do dia da implementação foi um dia normal de trabalho, e o mito de uma possível “pane” que esta virada poderia gerar, foi sendo substituído, a cada operação concretizada, pela certeza de que havíamos realizado a escolha correta.”

São Jorge – Shopping da Construção

A SÃO JORGE SHOPPING DA CONSTRUÇÃO é a maior rede de Home Center de Goiás. Atuando no ramo de materiais de construção há mais de meio século, a São Jorge, atualmente, vende para todos os estados brasileiros.

 

A MicroUniverso e a São Jorge Shopping da Construção são parceiros desde dezembro de 2007.

O Sr. Alessandro Adorno Correa – Gerente de TI – DESTACA AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES DO ERP MICROUNIVERSO QUE AUXILIAM NA GESTÃO DA SÃO JORGE – SHOPPING DA CONSTRUÇÃO.

Estamos sempre nos atualizando, em busca de inovações comerciais, logísticas, tecnológicas e de recursos humanos. Foi assim que há 10 anos decidimos implantar o ERP MicroUniverso. Neste período nossa empresa cresceu e abrimos uma filial em Brasília. Além das inúmeras alterações na legislação brasileira, como: Nota Fiscal Eletrônica, SPED Fiscal, SPED Contábil, SPED Contribuições e FCONT que exigiram mudanças em nossas empresas, sempre contamos com a MicroUniverso para nos ajudar com as adequações necessárias, na otimização de nossos processos e na obtenção de informações gerenciais confiáveis.

 

São Jorge e MicroUniverso: juntas em busca do aperfeiçoamento contínuo para melhor atender aos nossos clientes. Nós recomendamos!

Chatuba – Materiais de Construção

Há mais de cinquenta anos, dois imigrantes portugueses decidiram ir em busca dos seus sonhos e fundaram uma empresa para comercializar materiais de construção civil.

 

Com o passar dos anos a CHATUBA cresceu e se solidificou no mercado. Atualmente o empreendimento conta com seis grandes Home Centers distribuídos pelo Rio de Janeiro, reconhecidos por ter na entrega de serviços de qualidade uma tradição reconhecida pelos seus clientes. A Chatuba destaca-se também como a líder – no estado do RJ – do último ranking da Anamaco.

 

A MicroUniverso e a Chatuba são  parceiros desde novembro de 2006.

Chatuba-Materiais-de-Construcao-Neymer-New

Neymer Pedrosa – Gerente de TI – destaca as principais características e funcionalidades do ERP MicroUniverso que auxiliam na gestão da Chatuba Materiais de Construção.

“A logística da CHATUBA hoje é responsável pela distribuição em todo o Rio de Janeiro dos produtos comercializados pela empresa. Para tal, utilizamos diariamente uma média de 40 veículos. Recebemos diariamente dos nossos fornecedores, uma média de 30 caminhões, sendo 30% deste total, carretas bi trem com 32 toneladas. Nesta operação, o CD emprega um total de 100 colaboradores próprios e terceiros. Ainda neste processo contamos com veículos próprios abastecendo as lojas que fazem parte do grupo.

 

Nossos processos internos são recebimentos de produtos de fornecedores e transferências, armazenamento, separação, carregamento, faturamento (Entrega Futura) e atendimento ao cliente em retira (Expedição) no CD. Estes processos hoje são sustentados pelas rotinas do ERP MicroUniverso na parte de montagem de carga, verificação da necessidade de transferência entre unidades, faturamento, emissão de relatórios de separação de mercadorias, carregamento e lançamento de entregas, bem como geração de ocorrências e créditos para os clientes.

 

Com a implantação do WMS, os processos serão melhorados e a produtividade aumentada com o endereçamento de produtos, inteligência no armazenamento e separação, uso de coletores de dados e acompanhamento das entregas. Prevemos redução de custos de mão de obra com processos mais alinhados e maior gestão do software. Além da logística, demais recursos utilizados do ERP são fundamentais para a operação da empresa e extração de informações gerenciais.”

Krepischi – Lar & Construção

Em 1956 a KREPISCHI iniciou suas atividades. Do sucesso de uma olaria nasceu a primeira loja de materiais de construção da região de Araras, no estado de São Paulo. Já naquela época, ficou destacado o espírito arrojado e todo o pioneirismo que sempre foi marca da empresa.

 

Essa filosofia de trabalho viria a revolucionar o sistema de vendas de materiais para construção na região, introduzindo o conceito do “auto serviço” e transformando a loja em verdadeiro hipermercado de construção, revendendo as melhores marcas do mercado do básico ao acabamento. Atualmente contam com 03 lojas: Araras, Limeira e Porto Ferreira.

 

A MicroUniverso e a KREPISCHI são parceiros desde fevereiro de 2008.

KREPISCHI - Carlos Krepischi - Diretor - 200x200

Carlos Krepischi – Diretor – destaca as principais características e funcionalidades do ERP MicroUniverso que auxiliam na gestão da Krepischi.

“Implantamos os recursos de montagem de carga e ordem de separação, com indicação de localização física dos itens no nosso estoque. Esses recursos trouxeram maior agilidade às nossas entregas, sendo que especificamente nas vendas de pisos e revestimentos o sistema informa sobre a venda de produtos de mesmas características de fabricação (tonalidade x bitola) para um mesmo cliente, evitando também a sobra de lotes.

 

Passamos a controlar todas as fases da expedição e temos acesso às consultas da situação de cada venda por diversos setores, principalmente pelo comercial. O que favoreceu muito a nossa equipe.

 

Estamos começando a utilizar um aplicativo da SIMPLES SMS, empresa parceira da MicroUniverso, que funciona de forma integrada com o ERP, proporcionando a automatização das nossas campanhas de marketing de maneira eficaz e com baixo custo. Através deste aplicativo, estamos enviando pelo WhatsApp diversas informações para os nossos clientes, tais como: avisos de entrega de produtos, de orçamentos realizados, de vendas efetivadas, de vencimentos/cobrança, aniversários, indicação de produtos agregados, pesquisa de satisfação, dentre outras. No nosso entendimento, estas ações de marketing demonstram alto profissionalismo e é um diferencial para os nossos clientes.

União Gonçalves

Em 1978 a empresa iniciou suas atividades no ramo de lajes pré-moldadas. Em 1985, surgiu a Materiais para Construção União Gonçalves.

 

Hoje, com mais de 30 anos de mercado e na sua terceira geração, atua com três lojas e um Centro de Distribuição em Volta Redonda (estado do RJ), que fornece todos os tipos de materiais para construção, reforma e decoração.

 

A MicroUniverso e a UNIÃO GONÇALVES são parceiros desde maio de 2015.

Rodrigo Lelis – Gerente Administrativo – destaca as principais características e funcionalidades do ERP MicroUniverso que auxiliam na gestão da União Golçalves.

“As soluções TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) são indicadas para estabelecimentos comerciais, permitindo atender à necessidade de cada empresa para o recebimento de cartões de débito, crédito, benefícios, entre outros. Como as vendas com cartão de crédito representam quase 60% do nosso faturamento, a implantação do TEF nos ajudou na agilidade e confiabilidade das operações, integrando-as ao financeiro e eliminando erros de digitação.

 

Possibilidade de usar rotina de vendas integrada com informações de composição de tintas dos principais fabricantes (máquina de tintas). O sistema gera um pedido com os seus componentes: bases e corantes (até 5 casas decimais).  Uma vez integrado, o Sistema Tintométrico, nos proporcionou agilidade nas vendas de tinta manipulada, além da consulta de preços e vendas de outras filiais que não possuem máquina de tinta in loco, aumentando assim consideravelmente as nossas vendas.”

Lojas Buriti

LOJAS BURITI é uma empresa do varejo de materiais de construção do Sul da Bahia que conta com duas grandes unidades nas cidades de Ilhéus e Itabuna, além do atendimento via e-commerce.

 

Com as atividades iniciadas em 1993, cresceu rapidamente e em pouco tempo passou a ser referência pelos consumidores da região. As duas lojas atendem atualmente cerca de 38 municípios da Região Cacaueira Baiana. Um número expressivo que representa muito bem o crescimento pelo qual a empresa passou nesse período.

 

A MicroUniverso e a LOJAS BURITI são parceiros desde junho de 2012.

Lojas-Buriti-Luiz-Marcel-Ribeiro-Diretor-Administrativo

Luiz Marcel Ribeiro – Diretor Administrativo – destaca as principais características e funcionalidades do ERP MicroUniverso que auxiliam na gestão da Lojas Butiti.

“Com a implementação do ERP MicroUniverso e o desafio de aumentar a eficiência da gestão das lojas, a LOJAS BURITI passou a controlar de perto a execução das operações. O acesso às ferramentas de fácil compreensão e uso intuitivo permitiu que cada departamento trabalhasse com um módulo especializado, com funções pertinentes às tarefas daquela divisão.

 

Lembrando que as informações de todos os setores são integradas, o que dá aos gestores uma visão mais estruturada do negócio, um acesso muito mais ágil e confiável às informações desejadas, melhorando a integração entre os setores, otimizando o processo de vendas e garantindo informações mais precisas para as tomadas de decisões.

 

Os módulos de Gestão de Compras e Estoques permitem acesso rápido à informação por produto e categoria (% Participação de Vendas; % Participação de Compras; % Participação de Estoque), melhorando o processo de avaliação do resultado e projeção com as sugestões de compras. Auxiliando o comprador no processo de tomada de decisão, trazendo maior assertividade na avaliação do mix e de ações comerciais.

 

O ERP MicroUniverso conta com recursos avançados para criação da contabilidade interna, gestão de caixa e resultados, com visões de BI (Business Intelligence) e um Cockpit que permitem o acompanhamento dos principais indicadores, da evolução do negócio e a visualização do desempenho das vendas em diversos períodos (vendas diárias, semanais, mensais, etc.), os produtos mais vendidos, as cidades que recebem mais entregas e muito mais.”

Tresmacol

Com mais de 30 anos atuando no varejo de materiais para construção, a TRESMACOL (empresa associada à Rede CONSTRUAI) possui 03 lojas no Sul de Minas Gerais (matriz em Três Pontas e filiais em Varginha e Lavras) e um Centro de Distribuição.

 

Possuem frota própria e profissionais capacitados visando sempre o bom atendimento para os seus clientes oferecendo itens da base ao acabamento com qualidade e ótimos preços.

 

A MicroUniverso e a TRESMACOL são parceiros desde março de 2005.

Tresmacol-Allan-Piva-Oliveira-Diretor

Allan Piva Oliveira – Diretor – destaca as principais características e funcionalidades do ERP MicroUniverso que auxiliam na gestão da TRESMACOL.

“A Torre de controle é uma ferramenta excepcional para acompanhar as empresas no dia a dia on-line, com isso conseguimos tomar decisões que podem interferir no andamento dos processos e solucionar problemas que poderiam trazer resultados negativos no final do dia.

 

Através dos recursos para montagem de carga, separação de mercadorias e faturamento das notas conseguimos acompanhar todas as vendas para retirada no Centro de Distribuição ou entregas a serem feitas. Assim conseguimos fazer uma logística com rotas bem definidas, respeitando os prazos que foram combinados com os clientes e reduzindo os nossos custos operacionais.”

Clube da Casa Nova Era

Clube da Casa Nova Era atua no mercado da construção civil com uma loja e Centro de Distribuição desde 01 de outubro de 1997 em Três Pontas/MG. Em 2005 foi criada a Fábrica Nova Era Pré-moldados e a Nova Ferragem Armada, que vieram para suprir as necessidades do mercado local.

 

Com a busca constante de superar as expectativas dos seus clientes e com a intenção de satisfazê-los totalmente, o Clube da Casa Nova Era está entre as principais empresas do varejo de material para construção do Sul de Minas Gerais.

 

A MicroUniverso e o Clube da Casa Nova Era são parceiros desde maio de 2012.

Tassio Martins da Costa Garcia – Diretor – destaca as principais características e funcionalidades do ERP MicroUniverso que auxiliam na gestão do Clube da Casa Nova Era.

1. Financeiro: o módulo financeiro é uma ferramenta de gestão que nos garante planejamento, controle, análise e sobretudo total controle de entrada e saída de dinheiro. Com todas as informações lançadas no sistema, fazemos nosso planejamento estratégico financeiro, afim de reduzir custos desnecessários e otimizar despesas.

 

2. Expedição:
Separação de cargas por roteiro – Esta ferramenta nos auxilia muito nas rotas de nossas entregas, conseguindo alcançar mais clientes em menos tempo, além de otimizar nossos gastos.

Relatório; Mapas de cargas – Ferramenta que nos permite rastrear todas as entregas de uma de nossas transportadoras (motoristas) utilizando apenas o número da carga. Fornece ainda informações importantes referentes aos quantitativos de entregas diárias e até mensais.

Expedição; Consulta; histórico de orçamento – Uma das ferramentas mais utilizadas pelo setor, permite que possamos ver todo o histórico de uma venda. Desde o ato da venda, faturamento, horário de separação da carga e que o motorista saiu com a entrega, fator importantíssimo pra mantermos nossos clientes bem informados.

 

3. Compras:
Controle de abastecimento
 – Através do controle de abastecimento, temos em tempo real, todas as necessidades de compras imediata e futura, facilitando muito o controle do estoque da empresa. Esse mesmo recurso ainda conta com envio do pedido de compra diretamente para o e-mail do fornecedor cadastrado.

 

4. Vendas:
Módulo de Orçamentos – Com uma tela que nos traz todas as informações necessárias para prestar um atendimento consultivo ao cliente, como quantidade em estoque por filial, margem de lucro real da venda, texto técnico com todas informações e detalhes do produto inclusive fotos, informações sobre as últimas compras do respectivo cliente, possibilidade de inserção de profissional indicador, preços de concorrentes, produtos agregados que de forma intuitiva ajudam o vendedor a agregar produtos a suas vendas e marcação de lotes, sendo que através desta ferramenta, podemos verificar qual o lote de piso o cliente comprou, e vender o mesmo lote quando o mesmo volta à loja solicitando mais de um mesmo material que já foi entregue. Além disso podemos verificar a quantidade de cada lote disponível no estoque para saber se a quantidade total que temos do produto atende o cliente em apenas um lote, evitando problemas como entrega de peças com tonalidades e tamanhos diferentes.

 

5. Fiscal: diversos recursos que nos trazem maior segurança e agilidade nas operações fiscais como importações da Notas Fiscais e CTEs pelos arquivos XML e importação de pedidos de compras. Também destaco a possibilidade de trabalhar com contabilidade interna sendo essa gerida totalmente pelo ERP MicroUniverso, sem necessidade de uso de sistemas paralelos.

Somadil

Há mais de 50 anos, a Somadil atua no mercado de materiais para construção civil em Divinópolis/MG, tendo iniciado sua história com foco forte no comércio de madeiras brutas e beneficiadas. Hoje seu portfólio conta com uma grande variedade de produtos que atendem as obras, desde sua fase de fundação até sua fase final de acabamento.

 

A MicroUniverso e a Somadil são parceiros desde agosto de 1997.

Rodrigo Cabral – Diretor – destaca as principais características e funcionalidades do ERP MicroUniverso que auxiliam na gestão da Somadil.

“1 – Consultas/Relatórios de Fluxo de Caixa: Indispensável para quem tem uma gestão profissional do negócio, indicando os momentos de possíveis gargalos no departamento financeiro da empresa.

 

2 – B.I.: Grande ferramenta para extração de consultas gerenciais de controles e acompanhamentos com facilidade de exportação dos dados para o Excel.”

 

3 – Torre de Controle: Ferramenta que facilita muito as tomadas de decisões nos momentos das compras.”

Eletromil

De uma loja de materiais elétricos fundada em 1984, a Eletromil transformou-se em um tradicional e sólido grupo de empresas, abrangendo as áreas de materiais elétricos, tintas (venda e distribuição), iluminação e metalurgia.

 

Atualemnte o Grupo Eletromil utiliza o ERP MicroUniverso com 215 usuários simultâneos do sistema.

 

A MicroUniverso e o Grupo Eletromil são parceiros desde fevereiro de 2011.

Glaicon Luppi Baptista – Diretor – destaca as principais características e funcionalidades do ERP MicroUniverso que auxiliam na gestão do Grupo Eletromil.

“1 – Relatório de Giro de estoque desenvolvido através do GREL.

Plataforma para o desenvolvimento de relatórios para atender demandas específicas dos nossos clientes.

 

2 – Consulta de Análise de Contas a Receber (Colorido)

Recurso que agrega atalhos para consultas relacionadas com a entrega da mercadoria, como por exemplo, informar se o pedido de venda que originou a duplicata foi ou não entregue. Também é possível acessar o cadastro do cliente, histórico de crediário, follow-up de atendimento, agrupar com um clique todas as duplicatas em aberto para envio de e-mail e outros. A consulta também destaca as contas a receber por cores, onde cada cor indicaria a situação do cliente, como por exemplo, protesto, cancelado, atrasado, situação da cobrança e outros.

 

3 – Escolha automática do cedente da emissão de boletos

Recurso que permite a empresa definir limites de faturamentos por Banco e por Filial. Na venda, o vendedor indica o documento Boleto, mas não sabe para qual Banco será emitido este documento uma vez que o sistema é quem determina o Banco da vez, que é determinado pelo volume do faturamento de cada um deles em um ciclo. Uma vez que o ciclo de um Banco foi concluído (valor atingido) o sistema automaticamente inicia o faturamento para o próximo de acordo com a ordem definida.”

Lojão Atlântico

Lojão Atlântico é uma empresa que atua no varejo de materiais de construção desde 1988. Possuem 50 funcionários em 03 lojas no estado da Bahia (duas lojas em Camaçari e uma em Lauro de Freitas) que atuam no formato de auto-serviço.

 

A MicroUniverso e o Lojão Atlântico são parceiros desde fevereiro de 2009.

Lojão-Atlântico-Gilson-Gilberto-dos-Santos-Diretor

Gilson Gilberto dos Santos – Diretor – destaca as principais características e funcionalidades do ERP MicroUniverso que auxiliam na gestão do Lojão Atlântico.

1 – Ferramenta de gestão BI: Apresenta as informações de forma clara em ambiente web com total liberdade de parametrização e filtragem dos dados, sendo uma ferramenta indispensável para as tomadas de decisões, avaliação do mix de produtos e da rentabilidade do negócio.

 

2 – Eficiência na geração das NFe e NFCe, com emissão automática em contingência, nossas notas sempre são emitidas.

 

3 – Eficiência na geração dos Sped Fiscal e Sped Contribuições, gerando arquivos com precisão e evitando problemas com o fisco.

 

4 – Importação de notas de entrada pelo arquivo XML, evitando erros nas entradas dos produtos e economizando mão de obra.”